Sindicâncias são tema de mais um Dia de Transparência na prefeitura

26/04/2021 14:57
Jessica Lírio/SMTC PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Foi definida uma série de encaminhamentos para que seja possível apresentar novo modelo de gestão na área

Nesta segunda-feira, 26, a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) e o Gabinete do Prefeito realizaram mais um Dia de Transparência. Em pauta, a qualificação dos processos de sindicâncias em todas as estruturas do Executivo, a partir da identificação de pontos críticos e busca de soluções para sanar os problemas que atrapalham uma melhor operacionalidade e assertividade nas investigações administrativas.

Coordenadora da Corregedoria-Geral do Município, Sandra Topanotti Trentin apresentou um histórico dos processos sindicantes e fez uma análise do cenário atual  ao grupo de mais de 30 pessoas que estavam na reunião de trabalho, em formato virtual. “Além de uma normatização antiga, que não oferece prazos e procedimentos adequados, lançamos algumas propostas, tais como a necessidade de padronização nas sindicâncias, treinamentos para os servidores responsáveis pelas investigações e revisão das normas que orientam este processo”, destaca. 

A ideia é levar adiante um processo de construção conjunta, com a participação de todos. “Hoje já temos um grupo de trabalho constituído, com várias secretarias, que está mapeando todas as sindicâncias, bem como identificando formas de tornar o processo mais produtivo”, informa o secretário da SMTC Gustavo Ferenci, lembrando que foi identificada a necessidade de ouvir os servidores que cumprem a função nos seus órgãos.

Com a participação ativa dos presentes, foi definida uma série de encaminhamentos para que, em poucas semanas, seja possível apresentar um novo modelo de gestão na área. Para garantir o diálogo permanente, as reuniões sobre o tema serão quinzenais, sempre com a presença de todos os pontos focais da administração direta e indireta.

Lisie Venegas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes