Sistema 156 recebe mais de 12,5 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre os dias 1º e 7 de dezembro. O sistema recebeu mais de 12.597 mil ligações.
A maior parte dos pedidos foram referentes ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 53,17%. Os temas mais solicitados na área foram paradas operacionais, vazamento na rede, verificação de falta de água, de contas de água e de hidrômetro e baixa de pagamentos.
Já na Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) foram solicitadas informações sobre horários e itinerários, veículos, recursos de multas, apresentação de condutor e infração, placas e sinalização de trânsito (21,52%). Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o cidadão questionou a respeito de atendimento hospitalar, unidades de saúde, formas de acesso, locais de vacinação e Covid-19 (10,15%).
Na Fazenda, guia de pagamento, IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal serviço eletrônico, situação cadastral, tributo de imóveis IPTU e TCL e débito tributário (8,19%). No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o destaque foi para temas como coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias (6,98%).
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de paradas operacionais, vazamento na rede e verificação de falta de água.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 1º e 7 de dezembro, a Ouvidoria recebeu 155 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Lissandra Mendonça