Sistema 156 recebe mais de 9,6 mil ligações na semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre os dias 25 a 31 de agosto. O sistema recebeu mais 9.661 ligações. A maior parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 42,79%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram: vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais e verificação de hidrômetro.
Já na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) os temas foram horários e itinerários de ônibus, veículos, placas e sinalização de trânsito, sinalização de obras e danos materiais (25,87%). Na Saúde (SMS), atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação e informações gerais (13,31%). Na castração (decentralizada), consulta médica, maus tratos, atendimento a animais de risco e informações gerais (9,51%). No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), coletas em geral, descarte irregular, capina e roçada, coletas de caliça e remoção em vias públicas (8,52%).
De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, revisão e leitura de consumo e atualização de consumidor.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 25 e 31 de agosto, a Ouvidoria recebeu 155 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a serviços de saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.
Andrea Brasil