Sistema 156 recebe quase 18 mil ligações em uma semana

19/11/2021 14:47

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 12 e 18 de novembro. O sistema recebeu quase 18 mil ligações, a maioria referente ao atendimento do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água, falta de água e verificação de hidrômetro foram os assuntos mais solicitados.

“Pedidos de informações sobre locais disponíveis para a vacinação, atendimento hospitalar, acamados e informações sobre grupos prioritários foram demandas significativas. Além disso, a população questionou sobre horários e itinerários de ônibus, fiscalização de trânsito, recursos de multas e veículos. Outras informações como a 2º via guia IPTU,  dívida ativa, nota fiscal eletrônica, coletas em geral e descarte irregular foram solicitadas’’, diz o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.

Segundo a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que solicitaram abertura de protocolos o destaque foi para serviços de água, esgoto cloacal, falta de água, serviços de pluvial e descarte irregular.

Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar por meio das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município recebeu, entre os dias 12 e 18 de novembro, 126 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; vistoria e poda de árvore, iluminação pública e tapa-buraco; trânsito e transporte e limpeza urbana.

e-SIC- O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações recebeu, entre os dias 12 e 18 de novembro, 14 pedidos de acesso à informação e aberturas de protocolos. As demandas mais solicitadas foram para a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio e Secretaria Municipal da Educação. “De 1° de janeiro a 18 de novembro de 2021 respondemos 1.177 mil solicitações. Um número significativo e expressivo em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram respondidas 887 demandas. De um ano para o outro o aumento de pedidos foi de 33%”, destaca a coordenadora do e-Sic, Kika Cop. 

 

Cláudia Fleury

Lissandra Mendonça