Sistema 156 recebeu quase 17 mil chamadas na última semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das maiores demandas dos cidadãos no atendimento do 156 da prefeitura durante a semana compreendida entre 13 e 19 de setembro. O sistema recebeu quase 17 mil ligações, a maioria delas relacionadas aos locais de vacinação para Covid-19, pedidos de informações sobre a terceira e segunda dose da Pfizer.
“Pedidos de informações sobre castração de animais, horários e itinerários de ônibus, paradas operacionais e abastecimento de água, além de problemas com esgoto, foram demandas significativas”, destacou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.
Segundo a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da secretaria, Adriana Gambino, as maiores solicitações para abertura de protocolos foram para serviços de esgoto cloacal, pluvial, de água e conservação de vias com asfalto.
Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 13 e 20 de setembro, a Ouvidoria recebeu 128 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito a água e esgoto, vistoria e poda de árvore, iluminação pública e tapa-buraco, fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas, limpeza urbana, trânsito e transporte.
Gilmar Martins