Transparência divulga balanço de atendimento à população
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulgou neste sábado, 13, o balanço com as principais demandas da população pelos canais de atendimento ao cidadão. De 5 a 12 de novembro o sistema recebeu mais de 20 mil ligações. As demandas mais recorrentes são relacionadas aos serviços de água e esgoto, com mais de 50% do total de ligações, principalmente nos dias 9 e 10 de novembro.
“Neste período também recebemos pedidos de informações sobre decretos e demandas no setor de fiscalização” afirma o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. De acordo com o secretário, foram realizadas mais de 800 ligações entre esses dias.
Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 5 a 12 de novembro, recebeu 141 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto; fiscalização de obra, calçada e de atividades econômicas; vistoria e poda de árvore, iluminação pública e tapa-buraco; trânsito e transporte e limpeza urbana.
Gilmar Martins