Transparência: Porto Alegre é a capital brasileira com menor índice de infectados pelo coronavírus

21/07/2020 11:06
Cesar Lopes/ PMPA
TRANSPARÊNCIA
Usuários podem acessar dados sobre a pandemia no portal da prefeitura

O novo painel Transparência Covid-19 - Referências e Comparações, disponibilizado pela Prefeitura de Porto Alegre no portal da instituição, traz novas informações sobre a pandemia na cidade. Porto Alegre é a capital brasileira com o menor índice no número de casos por habitante.

Mesmo com o aumento no número de óbitos registrado nos últimos dias, também apresenta um dos menores índices de mortalidade por Covid-19 em relação às principais regiões ou cidades do mundo afetadas pela pandemia.

“Ampliamos muito nossa capacidade de testagem, em níveis considerados referência. Dar transparência a todos os dados referentes ao Covid na cidade é fundamental para nossa estratégia de combate à doença na cidade” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Esta é mais uma etapa da série produzida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) para facilitar o acesso da população às informações sobre a pandemia em Porto Alegre e que também pode ser acessada para consulta nos sites do Coronavírus e da Transparência.

O painel Transparência Covid-19 - Referências e Comparações consolida dados que representam o avanço dos óbitos em comparação com outras seis capitais - São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador - e em relação à região da Lombardia, na Itália, e às cidades de Nova York e Madri, entre as mais impactadas pela pandemia.

“Construímos os painéis como uma ação de transparência pública, com o objetivo de possibilitar cada vez mais ao cidadão o acesso às informações sobre a pandemia, com suas variáveis e relações”, destaca o secretário de Transparência e Controladoria, Marco Karam.

A série de Painéis Transparência Covid-19 traz ainda dados do distanciamento social e da saúde em Porto Alegre, com destaque para o nível de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da rede pública e privada, além dos números de testes disponíveis e já realizados. Também há demonstrativos da distribuição dos casos confirmados e de óbitos por sexo e faixa etária.

Contratações emergenciais - O painel Transparência Covid-19 - Contratações Emergenciais  torna público nos portais da  Transparência e do Coronavírus da prefeitura as contratações diretas para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da pandemia no município, com base com base na lei federal 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.
 

 

 

 

Cristina Lac

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes