Transparência usa dinâmica inovadora para definir planejamento estratégico

11/02/2021 18:23
Giulian Serafim / PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Reunião de gestores definiu missão, valores e visão da pasta para os próximos 4 anos

Com o objetivo de traçar o planejamento estratégico para 2021/2024, alinhado com as diretrizes da gestão municipal,  a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) realizou, nesta quinta-feira, 11, a primeira reunião com o seu grupo de gestores para definir a missão, valores e visão da pasta nesses próximos quatro anos. O encontro, intitulado Recalculando a Rota, ocorreu na Fábrica do Futuro (rua Câncio Gomes, 609, bairro Floresta), a partir de uma dinâmica de discussões em grupo, palestras, videoapresentações e talk show. O cartunista Leandro Doro retratou em tempo real o encontro,  desenhando ilustrações que refletiram o pensamento e as ideias dos participantes.

"Quisemos sair do local comum de trabalho e vir para um lugar diferente, que tem a marca da inovação, para pensarmos fora do eixo. Porto Alegre tem 1,5 milhão de habitantes, e precisamos entregar bons serviços públicos para que as pessoas gostem de viver aqui", disse o secretario municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci.

Na palestra de abertura, a diretora de Planejamento Estratégico e Monitoramento de Resultados da SMTC, Melissa Custódio, falou da importância do apoio da Transparência aos órgãos e secretarias do governo, que deverão apresentar seu planejamento estratégico até 3 de março.

Por vídeo, o psicólogo gaúcho e professor da Universidade Federal de Pernambuco Alexsandro Machado falou aos gestores sobre a relevância do estabelecimento de planos e parabenizou a atual gestão municipal por pregar "ética e transparência na administração e, desta maneira, favorecer os cidadãos".

A secretária municipal adjunta de Transparência e Controladoria, Luciane Rache, destacou a necessidade do trabalho em conjunto de toda equipe para a obtenção de melhores resultados. "O time tem que jogar junto. Ninguém faz nada sozinho", afirmou.

Valores - Divididos em grupos, os gestores definiram a missão, visão e os valores da SMTC, uma espécie de DNA da pasta. "Como missão, concluímos que o objetivo é promover a excelência das entregas do governo municipal. Nossa visão é a de que temos de ser referência nas boas práticas de gestão, transparência e controladoria, incentivando as pessoas a participarem da administração. E nossos valores são de ética, inovação, diálogo, empatia e transparência", explicou o secretário.

Na atividade de talk show, representantes dos grupos contaram histórias vivenciadas como agentes públicos. Em relatos de casos simples, como idas a creches municipais para  auditoria pública ou atendimento a problemas de iluminação pública em ruas, eles mostraram a importância que têm os serviços prestados pela prefeitura à comunidade, especialmente aos mais necessitados.

Além deste encontro, serão realizados mais dois eventos com o mesmo objetivo nas próximas semanas.

  

 

Ivani Schütz

Rui Felten