Capacita + POA soma mais de 400 alunos formados e 21 turmas concluídas
Lançado em março pela Prefeitura de Porto Alegre para oferecer aulas gratuitas em 36 cursos de qualificação profissional do Senac, o Capacita + POA já soma 415 alunos formados e 21 turmas concluídas.
Atualmente, 241 estudantes são atendidos em uma das quatro unidades do Senac na Capital. Além disso, 46 novas turmas se iniciarão nas próximas semanas para os cidadãos de Porto Alegre que se matricularam na iniciativa. O aluno ganha não apenas o curso, mas também vale-transporte e lanche no período da aula.
“Conversando com alunos que estão formados ou em processo de conclusão de curso, já apuramos que eles estão conseguindo colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Vidas, portanto, já estão sendo transformadas com a ajuda do Capacita + POA e o esforço dos porto-alegrenses”, afirma o titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Qualificação Profissional, Tiago Simon.
Érica Machado, 35 anos, moradora da Lomba do Pinheiro, concluiu na última sexta-feira, 7, o curso de Auxiliar de Cozinha. Além do diploma, depois de três meses de aula, conquistou uma recolocação profissional. Desta vez, na área em que sonhava em trabalhar.
“Sempre gostei muito de cozinhar em casa, mas sabia só o básico pra fazer comida diariamente. Estava desempregada e quando vi a divulgação do Capacita + POA nas redes sociais, me inscrevi. Agora, há poucos dias, já assinei meu contrato de trabalho, após passar por um período de testes. Sempre gostei de trabalhar com pães e confeitaria, e foi numa padaria que consegui essa vaga”, conta Érica.
Antes mesmo de começar o novo emprego, Érica também participou de ações solidárias para ajudar atingidos pela enchente de maio. “Na enchente, trabalhei em cozinhas comunitárias, fazendo marmitas. Então, já pude colocar em prática um pouco do aprendizado no Capacita + POA e ajudar algumas pessoas que foram atingidas”, diz ela.
Cursos - O Capacita + POA é uma iniciativa da prefeitura exclusiva para moradores da Capital, que buscam primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Entre os 36 cursos ofertados, há opções de curta, média e longa duração. O de Design Gráfico, por exemplo, é de 264 horas, enquanto o de Boas Práticas em Comércio de Alimentos tem 12 horas.
Também há aulas para o setor de tecnologia, com cursos de Desenvolvimento Back End com Java, Desktop Java e Phyton. O setor de serviços também é contemplado, com iniciativas para garçons, cabeleireiros, entre outras. Atualmente, não há matrículas ou inscrições abertas para o Capacita + POA, mas a SMTQ está trabalhando junto ao Sine Municipal para ampliar a oferta de oportunidades de trabalho.
Cristiano Vieira