156 - Central de Atendimento ao Cidadão
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A Central de Atendimento ao Cidadão 156 recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. Além do atendimento telefônico pelo 156tele, há a opção de registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital, através do 156WEB (com um espaço para bate-papo on-line com um atendente humano auxiliando o usuário na busca de informações e solução de dúvidas sobre a utilização das plataformas de autoatendimento), pelo aplicativo 156+POA, pelo 156 WhatsApp (51) 3433-0156 e pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.
Consulte também:
- Aviso de Privacidade – Central do Cidadão 156
-
Acesse aqui a Ãntegra da PolÃtica de Privacidade da Central do Cidadão 156.
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), por meio da Central do Cidadão 156, trata seus dados pessoais conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD - Lei nº 13.709/2018), o Marco Civil da Internet e o Decreto Municipal nº 21.838/2023 e, para tanto, considera-se:
1. Dados pessoais coletados:
- Nome completo, CPF, CEP, telefone, e-mail.
- Dados de localização (quando aplicável).
- Informações adicionais necessárias ao serviço solicitado (ex.: nome da mãe, nome do paciente, data de nascimento, NIS).
- Dados técnicos do dispositivo utilizado (identificação do dispositivo, versão do sistema operacional, endereço IP).
- Imagens e arquivos (quando necessários ao serviço solicitado).
2. Finalidades do tratamento:
- Identificar usuários e registrar suas solicitações.
- Prestar serviços públicos municipais solicitados pelo cidadão.
- Informar andamento e resultados das solicitações.
- Realizar pesquisas de satisfação e campanhas informativas da PMPA.
3. Compartilhamento:
Os dados pessoais serão compartilhados exclusivamente com órgãos municipais responsáveis pelos serviços solicitados e com o consórcio POADIGITAL, que realiza o tratamento dos dados mediante contrato com a Prefeitura.
4. Armazenamento e segurança:
Seus dados pessoais são armazenados em ambiente seguro gerenciado pela PROCEMPA e pelo consórcio POADIGITAL, sendo adotadas medidas técnicas e administrativas para proteção contra acessos não autorizados ou tratamento inadequado.
5. Direitos do titular:
Você pode solicitar:
- Confirmação e acesso aos seus dados pessoais.
- Correção de informações incorretas ou desatualizadas.
- Anonimização ou exclusão de dados pessoais.
- Retirada do consentimento.
- Informações sobre o compartilhamento realizado.
Solicitações podem ser feitas diretamente pela Central do Cidadão 156, por qualquer dos canais disponÃveis.
6. Encarregado pelo Tratamento dos Dados (DPO):Â Newton Moraes
E-mail: newton.moraes@portoalegre.rs.gov.br
7. Informações adicionais:
Este aviso pode ser atualizado periodicamente, e recomendamos sua consulta regular para estar sempre informado sobre o tratamento de seus dados pessoais.
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Data da última atualização: 08 de abril de 2025.
Requisitos / Documentos necessários*
- Identificação do usuário: nome, CPF, endereço, e-mail e telefone .
- Descrição e endereço da ocorrência.
*Alguns serviços especializados poderão exigir outros documentos além dos acima citados (verifique o serviço especifico na Carta de Serviços).
**Os pedidos devem estar relacionados com os serviços públicos prestados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre;
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Principais Etapas do Serviço
Cada serviço público disponibilizado pelos canais de atendimento do 156 tem suas particularidades e seus próprios trâmites, dependendo da Secretaria/Órgão que o executa.
Na maioria dos casos, basta incluir o endereço da ocorrência, uma breve descrição da situação e, se desejar, anexar uma foto.
A Secretária/Órgão competente responde a demanda do cidadão, com a informação à respeito do serviço solicitado (o acompanhamento da demanda através do aplicativo 156+POA ou site 156WEB no campo Meu histórico de solicitações, ou pelos canais de atendimento direto com a Central de Atendimento.)
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Previsão de Prazo para Realização do Serviço
Cadastro do serviço
- Por telefone, Web ou Aplicativo: imediato.Â
- Por e-mail: 24 horas úteis para encaminhamento ao Secretaria/Órgão responsável.
Realização do serviço cadastrado na Secretaria/Órgão responsável Â
Poderá variar de acordo com cada serviço, que podem variar entre 1(um) e 225 (duzentos e vinte e cinco) dias.
Embasamento Legal: Decreto nº 19.849/2017, art.18,inciso IV e art.19, inciso III.​
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Formas de Prestação do Serviço
- Site 156WEB: 156web.procempa.com.br
 Para Acesso do cidadão:
- O usuário fará seu login diretamente no 156WEB através do acesso pelo portal gov.br.
- Após fazer um cadastro de identificação, o usuário é imediatamente redirecionado à  página de solicitação dos serviços e ao Chat do 156. Ao final, é gerado um número de protocolo pelo qual poderá seguir as etapas de sua demanda. A página de acompanhamento das solicitações destaca seu status, prazos e uma breve descrição de cada etapa já executada.
- Para visualização de todos os protocolos gerados, basta acessar a opção Meu histórico de solicitações.
- Caso seja necessário recuperar sua conta do gov.br, você pode acessar o tutorial clicando aqui ou através do vÃdeo abaixo. Você também poderá buscar auxÃlio para logar no gov.br presencialmente no Balcão de Atendimento das agências do INSS e da Secretaria do Trabalho mais próxima de você.
- Aplicativo 156+POA
O aplicativo 156+POA é uma maneira acessÃvel, rápida e prática de solicitar os serviços mais requisitados da cidade. Possui opção de georreferenciamento (posicionamento geográfico com mapa para abertura de protocolos de serviços) e adição de fotos.  Â
Basta efetuar o download do aplicativo nas lojas oficiais Google Play e Apple Store.
Para Acesso do cidadão:
- O usuário fará seu login diretamente pelo 156+POA através do acesso pelo portal gov.br.
- Após fazer um cadastro de identificação, o usuário é imediatamente direcionado ao formulário de solicitação de serviços. Ao final, é gerado um número de protocolo pelo qual poderá seguir as etapas de sua demanda. A página de acompanhamento das solicitações destaca seu status, prazos e uma breve descrição de cada etapa já executada.
- Para visualização de todos os protocolos gerados, basta acessar a opção Meu histórico de solicitações.
- A funcionalidade de agendamento de consultas e vacinas pelo app 156+POA só funciona se o login for feito pela opção gov.br.
- Caso seja necessário recuperar sua conta do gov.br, você pode acessar o tutorial clicando aqui ou através do vÃdeo acima. Você também poderá buscar auxÃlio para logar no gov.br presencialmente no Balcão de Atendimento das agências do INSS e da Secretaria do Trabalho mais próxima de você.
- 156WhatsApp
Adicione na lista de contatos de seu celular o número (51) 3433-0156 e dê um "oi" no WhatsApp para começar a usar o 156whats: ele funciona num sistema hÃbrido, onde você inicia o atendimento digitando as opções que o bot (robô) oferece e, dependendo do serviço sendo solicitado, poderá ter a opção de atendimento humano por um atendente da mesma central do 156mail e 156tele conversar com você por troca de mensagens. DisponÃvel 24h, todos os dias da semana (inclusive em domingos e feriados). NÃO é possÃvel efetuar ligação/chamada para este contato de WhatsApp.
- 156e-mail
Pelo endereço de e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br é possÃvel um atendimento que evita o tempo de espera da ligação telefônica ou o deslocamento para um órgão público, e você será respondido por um atendente da mesma central telefônica do 156tele ou do 156whats.
- 156tele
O call center (central telefônica) do 156tele está disponÃvel 24h, todos os dias da semana (inclusive em domingos e feriados). Entretanto, em alguns momentos do dia (especialmente no horário comercial), em virtude do grande fluxo de chamadas, poderá haver um aumento de espera para atendimento - nessas situações, sugerimos que tente ligar mais tarde ou utilize um dos diversos canais de atendimento digitais.
Você poderá falar com o 156tele ligando para o número tridÃgito 156 (ligações dentro do municÃpio de Porto Alegre) ou pelo (51) 3289-0156 (número alternativo e ou ligações de outras localidades). A chamada telefônica para o 156tele tem o custo de uma ligação local.
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Tudo Fácil
Localizado no Bourbon Shopping Wallig (Av. Assis Brasil, 2611) em parceria com o Governo do Estado, o Tudo Fácil Zona Norte conta com dois guichês de atendimento presencial e dois volantes de autoatendimento, atendendo de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados das 10h às 14h.
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Não foi atendido no prazo? Quer reclamar?
A Ouvidoria-Geral do MunicÃpio é o setor responsável por receber as reclamações sobre as solicitações já dirigidas à Prefeitura, mas que não foram atendidas no prazo ou com a qualidade desejada. O registro é realizado por meio da plataforma me-Ouv, onde é necessário informar o número de protocolo fornecido pelo Atendimento 156 para a solicitação inicial do cidadão. Através da plataforma, também é possÃvel fazer elogios, sugestões, crÃticas e denúncias de casos de corrupção ou improbidade administrativa.
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Legislação
Decreto nº 19.849, de 05 de outubro de 2017 (Institui a Ouvidoria-Geral do MunicÃpio, subordinada a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria-Geral (SMTC) dispondo sobre o seu funcionamento): art.18,inciso IV e art.19, inciso III.​
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