Atendimento e ouvidoria

Central de Atendimento ao Cidadão 156

A Central de Atendimento ao Cidadão 156 recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. Além do atendimento telefônico pelo 156tele, há a opção de registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital, através do 156Web, pelo aplicativo 156+POA, e pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br, além de um espaço para bate-papo on-line com um atendente humano auxiliando o usuário na busca de informações e solução de dúvidas sobre a utilização das plataformas de autoatendimento . Os serviços funcionam 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados. O 156tele tem o custo de uma ligação local.

Requisitos / Documentos necessários

• Identificação do usuário: nome, CPF, endereço, e-mail e telefone .
  • Identificação do serviço e endereço da ocorrência.

*Os pedidos devem estar relacionados com os serviços públicos prestados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

**Alguns serviços exigem outros documentos (verifique o serviço especifico na Carta de Serviços).

Principais Etapas do Serviço

• Manifestação do usuário via canais de comunicação da prefeitura (156tele, app, web, e-mail ) por meio de protocolo encaminhado pela Secretária/Órgão responsável pelo serviço .
  • Secretária/Órgão responde a demanda do cidadão, com à informação à respeito do serviço solicitado (acompanhamento da demanda através das plataformas digitais, e-mail, e ou telefone).

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Cadastro do serviço

• Por telefone, Web ou App: imediato.
  • Por e-mail: 24 horas úteis para encaminhamento ao Secretaria/Órgão responsável.

Realização do serviço cadastrado na Secretaria/Órgão responsável

De acordo com cada serviço, que podem variar entre 1(um) e 225 (duzentos e vinte e cinco) dias. Embasamento Legal: Decreto nº 19.849/2017, art.18,inciso IV e art.19, inciso III.​

Formas de Prestação do Serviço

Para Acesso do cidadão:

1. Cidadão fará seu login diretamente pelo 156web com as opções dadas na tela do AcessoPoa (acesso pelo gov.br ou redes sociais) ou utilizando seu endereço de e-mail usual.
  2. Caso já tenha cadastro no sistema 156poa (usado pelos atendentes do 156tele e 156e-mail), deverá utilizar o mesmo e-mail que forneceu para criar seu cadastro no sistema da PMPA.
  3. Após fazer um cadastro de identificação, o usuário é imediatamente redirecionado ao formulário de solicitação do serviço municipal e ao Chat156. Ao final, é gerado um número de protocolo pelo qual poderá seguir as etapas de sua demanda. A página de acompanhamento das solicitações destaca seu status, prazos e uma breve descrição de cada etapa já executada.
  4. Para aparecer todos os protocolos gerados na tela “Minhas Solicitações”, o e-mail usado na tela do AcessoPOA para login no site tem de ser o mesmo e-mail cadastrado no sistema 156poa pelos atendentes do 156tele e 156e-mail.

• Aplicativo #156+POA

É gratuito e disponível nas lojas de aplicativos do celular: Google Play e Apple Store.

Maneira acessível e rápida de solicitar os serviços mais requisitados da cidade. Possui opção de georreferenciamento (posicionamento geográfico com mapa para abertura de protocolos de serviços) e adição de fotos.

Para Acesso do cidadão:

1. Cidadão fará seu login diretamente pelo 156+POA pelas opções dadas na tela do AcessoPoa (acesso pelo gov.br ou redes sociais), utilizando seu endereço de e-mail usual.
  2. Caso já tenha cadastro no sistema 156poa, deverá utilizar o mesmo e-mail que forneceu para criar seu cadastro no sistema da PMPA.
  3. Após fazer um cadastro de identificação, o usuário é imediatamente direcionado ao formulário de solicitação do serviço municipal. Ao final, é gerado um número de protocolo pelo qual poderá seguir as etapas de sua demanda. A página de acompanhamento das solicitações destaca seu status, prazos e uma breve descrição de cada etapa já executada.
  4. Para aparecer todos os protocolos gerados na tela “Meu histórico de solicitações”, o e-mail usado na tela do AcessoPOA para login no site tem de ser o mesmo e-mail cadastrado no sistema 156poa pelos atendentes do 156tele e 156e-mail.
  5. A funcionalidade de agendamento de consultas e vacinas pelo app 156+POA só funciona se o login for feito pela opção gov.br.

• 156e-mail

O terceiro canal digital de atendimento é o endereço de e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br. Por aqui, é possível um atendimento que evita o tempo de espera da ligação telefônica ou o deslocamento para um órgão público, e você será respondido por um atendente da mesma central telefônica do 156tele.

• Contact Center 156 (telefone)

O Serviço de Atendimento ao Cidadão - 156 está disponível 24h, todos os dias da semana (inclusive em domingos e feriados). Entretanto, em alguns momentos do dia (especialmente no horário comercial), em virtude do grande fluxo de chamadas, pode haver um aumento de espera para atendimento.

Você poderá falar com o 156tele ligando para o número tridígito 156 (ligações dentro do município de Porto Alegre) ou pelo (51) 3289-0156 (número alternativo e ou ligações de outras localidades).

Atualizado em
21/07/2021