Atendimento e ouvidoria

Procon Porto Alegre

Priorize o nosso Atendimento Eletr√īnico. √Č mais c√īmodo, mais √°gil, mais pr√°tico e muito eficiente. Para isso, basta acessar o formul√°rio de atendimento eletr√īnico.

Para que nosso servi√ßo seja realizado de forma mais r√°pida e efetiva, na busca de uma solu√ß√£o a sua reclama√ß√£o ou den√ļncia, √© muito importante observar as seguintes orienta√ß√Ķes:

  • Preencher o formul√°rio completo, identificando sempre a empresa e seu respectivo endere√ßo;
  • Detalhar sua reclama√ß√£o com o maior n√ļmero de informa√ß√Ķes, como a cronologia dos fatos, contatos j√° realizados, protocolos existentes, e demais procedimentos j√° efetuados;
  • Juntar comprovante de resid√™ncia e documentos relacionados a sua demanda (contratos, nota fiscal, fotos, e-mails, mensagens, etc).

Ap√≥s o envio do formul√°rio, o consumidor receber√° um n√ļmero de protocolo, e ser√° informado sobre o andamento da sua reclama√ß√£o por e-mail.¬†

 

Atendimento Presencial / Documentos necessários

O consumidor deve apresentar comprovante de resid√™ncia, demonstrando ser domiciliado em Porto Alegre; c√≥pia da sua identidade e CPF, raz√£o social ou nome fantasia e endere√ßo completo para localiza√ß√£o do fornecedor ou empresa. Tanto nas reclama√ß√Ķes registradas no site quanto no atendimento presencial o consumidor deve anexar e apresentar toda a documenta√ß√£o que possua relativa a sua reclama√ß√£o (c√≥pia do contrato, nota fiscal do produto ou servi√ßo; e-mail de comprova√ß√£o de compras feitas pela internet, troca de e-mails ou WhatsApp com o fornecedor, protocolos de atendimento nos canais de ¬†Servi√ßo de Atendimento ao Consumidor - SAC.

Nos casos em que o consumidor necessite ser representado por terceiro, deverá apresentar procuração particular com poderes específicos, não sendo necessário reconhecimento de firma em cartório (modelo disponível no anexo abaixo).

Modelo procuração
Formul√°rio de den√ļncia de fila banc√°ria¬†

O consumidor, residente na cidade de Porto Alegre, poderá registrar sua reclamação por meio dos atendimentos:

  • Atendimento Eletr√īnico¬†
  • Atendimento presencial, exclusivo para moradores de Porto Alegre,¬†de segunda a sexta-feira, das 08h √†s 12¬†horas, no Mercado P√ļblico de Porto Alegre, sala 10,¬†2¬ļ andar, Centro Hist√≥rico.¬†√Č obrigat√≥ria a apresenta√ß√£o de comprovante de resid√™ncia.

A solu√ß√£o da reclama√ß√£o presencial ou eletr√īnica pode ocorrer de imediato (no mesmo dia da reclama√ß√£o) ou at√©, em m√©dia, 30 dias ap√≥s a formaliza√ß√£o da reclama√ß√£o, nos casos para os quais o fornecedor apresenta solu√ß√£o, concordando em realizar a concilia√ß√£o.

Caso o fornecedor não tenha interesse na conciliação, e prosperando a reclamação do consumidor, será determinada a abertura de processo administrativo, fase na qual ainda é viável ocorrer a solução da demanda através de conciliação. 

Fornecedores

Os fornecedores dever√£o protocolar, defesas, manifesta√ß√Ķes, recursos e documentos, todos em formato PDF, em um √ļnico e-mail, ao endere√ßo:¬†protocolo.procon@portoalegre.rs.gov.br.

Atenção

N√£o s√£o registradas reclama√ß√Ķes por telefone; e-mail, Instagram; Facebook.

 

Legislação

Lei n¬ļ 8.078, de 11 de setembro de 1990 - C√≥digo de Defesa do Consumidor (Disp√Ķe sobre a prote√ß√£o do consumidor e d√° outras provid√™ncias).

 

Atualizado em
21/12/2023