Demhab e Defesa Civil alinham atendimento às famílias atingidas pela enchente com governo federal
O plano de trabalho para atendimento das famílias que foram atingidas pela enchente de maio foi discutido nesta terça-feira, 25, por equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Defesa Civil Municipal, Governo do Estado e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O encontro definiu os procedimentos para inclusão de demandas no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
No S2iD é possível solicitar recursos do governo federal para ações de resposta e de recuperação, registrar desastre e solicitar reconhecimento. O município realiza as solicitações via sistema e pode consultar e acompanhar os processos de transferência de recursos e de reconhecimento federal, como também buscar informações sobre ocorrências e gestão de riscos e desastres.
De acordo com o coordenador de Habitação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ademar Lopes da Silva Junior, o município precisará, em um primeiro momento, mapear as edificações que foram totalmente e parcialmente destruídas, com o laudo de um técnico de engenharia. Todas as ofertas habitacionais acontecerão em parceria entre os governos através de demanda registrada no S2iD.
Conforme a diretora-geral do Demhab, Simone Somensi, a reunião abriu pontes para a oferta de habitação de interesse social às famílias que precisam de atendimento. “A porta de entrada da demanda habitacional também é via S2iD, é importante estarmos compatibilizados com a Secretaria Nacional de Habitação para dar início aos trabalhos,” ressaltou Somensi.
Vistoria - Uma vistoria entre equipes técnicas da Prefeitura de Porto Alegre e agentes da Defesa Civil Nacional ficou alinhada para esta terça-feira, 25, na Ocupação Farroupilha, que fica na Vila Asa Branca, uma das comunidades mais atingidas pela enchente.
Também participaram da reunião o coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior e equipes técnicas da Prefeitura de Porto Alegre.
Leia mais:
Escola infantil Cantinho Amigo retoma atividades em espaço no Colégio Militar
EPTC restitui 106 placas perdidas durante a enchente em Porto Alegre
Saúde atualiza dados sobre leptospirose em Porto Alegre
Economia de energia em prédios públicos contribui para atendimento emergencial na calamidade
Área Azul volta a operar nesta quarta-feira no Centro Histórico e na Orla do Guaíba
Quinze locais recebem força-tarefa de limpeza do DMLU nesta terça
Gilmar Martins