Demhab encontra inconsistências em mais de 900 contratos habitacionais

11/08/2022 14:03

Equipes técnicas do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) encontraram inconsistências em torno de 919 contratos de compra e venda de unidades habitacionais, firmados por mutuários com o departamento. Isso pode ter ocasionado pagamentos a mais ou a menos, dependendo de cada caso. 

A partir disso, o Demhab instalou uma comissão que, em até três meses, revisará os valores de todos os contratos indicados pela auditoria. A formação da comissão foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta quinta-feira, 11. O objetivo é analisar os casos individualmente e, a partir de relatórios sobre cada caso, poder fixar eventuais valores a serem pagos ou a se tornarem créditos para os moradores.

O Demhab tem, atualmente, 36 mil contratos firmados com mutuários - moradores que se beneficiaram, em algum momento, de políticas de habitação de interesse social geridas pelo departamento. Isso indica que os 919 contratos inconsistentes, segundo apuração interna, representam 2,55% do total.

De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, o compromisso da gestão é de clareza total com os contratos do departamento. “O reconhecimento do problema foi constatado a partir de levantamentos da área técnica do Demhab. Nosso dever é, uma vez encontrado qualquer problema, trabalhar rapidamente para resolvê-lo”, ressaltou o titular da SMHARF.

Segundo o departamento, não é necessário que mutuários procurem o Demhab para falar sobre seus contratos. A própria autarquia fará os devidos contatos a partir da finalização dos trabalhos da comissão criada para analisar os contratos. Com isso, será possível dialogar com cada mutuário para corrigir os valores do seu respectivo contrato.

Cindy Vitali

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes