Demhab reforça atendimento sobre programas do governo federal

19/11/2024 18:11

Entre a segunda e a terça-feira, 18 e 19, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e a força-tarefa do eixo habitacional do Escritório de Reconstrução atenderam dois grupos prioritários de cidadãos porto-alegrenses que buscam auxílio do programa de Compra Assistida do Governo Federal.

Um plantão com oito servidores levou informações para mais de 88 famílias no Centro de Humanitário de Acolhimento (CHA), no bairro Rubem Berta, enquanto, na sede do departamento, um grupo formado por representantes das diversas comunidades do bairro Sarandi foi recebido para uma reunião com o secretário André Machado e outros membros da diretoria.

“Precisamos somar as ferramentas que o município tem para conversar com as comunidades sobre os recursos que o Governo Federal vem empregando na demanda habitacional da capital pós-enchente. Já são mais de 10 mil imóveis vistoriados e mais de 1.300 com direito a escolher uma nova morada, fluxo que aumenta a importância do acompanhamento dos públicos que estão em diferentes etapas do processo em busca da ajudaâ€, ressalta o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), André Machado.

Foi acordada uma nova reunião no próximo mês, além de tratativas para um mutirão envolvendo a Caixa Econômica Federal para ensinar os moradores do Sarandi a escolherem o novo imóvel. 

Parceria - O papel da prefeitura no programa de compra assistida do Governo Federal é organizar os cadastros das pessoas que são dependentes de programas governamentais e tiveram suas residências destruídas pela enchente de maio. A partir do envio da identificação dos imóveis e moradores para o Ministério das Cidades, cabe à Secretaria Nacional de Habitação a análise e aprovação - ou eventual necessidade de correção - destes cadastros. A última etapa é a escolha do imóvel a ser comprado pela Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 200 mil em nome do morador beneficiado.

Acompanhamento - Além dos atendimentos presenciais com possibilidade de agendamento virtual via 156, os canais oficiais para conferir informações sobre a compra assistida são: 

- Registro Unificado: status de benefícios municipais, estaduais e do compra assistida.   
- Sede do Demhab (avenida Princesa Isabel, 1115) e postos avançados da prefeitura: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 
- Portal da Caixa Econômica Federal: para verificar as atualizações da lista oficial de habilitados e entender os critérios de quem pode ser contemplado.

  

Roger Silva

Gilmar Martins