Diretor do Demhab propõe parcerias em encontro com o secretário estadual de Habitação
Estabelecer parcerias e criar novos projetos: foi com este intuito que o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado, visitou nesta sexta-feira, 8, o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile. A reunião marca o início de uma série de agendas com órgãos, entidades e empresas que o futuro secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária fará nos primeiros meses de gestão.
Um dos projetos que está sendo desenvolvido pelo Estado, e que interessa a sua execução em Porto Alegre, é o “Nenhuma casa sem banheiro”, realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS) a partir de um desdobramento do Programa ATHIS Casa Saudável. A futura Secretaria Municipal de Habitação e o Demhab irão dimensionar a demanda por banheiros nas residências.
“Um dos eixos centrais da nossa atuação, sendo uma diretriz do prefeito Sebastião Melo, será para provermos cada vez mais dignidade às famílias beneficiárias dos nossos programas. As pessoas precisam realmente ver aquele espaço como o seu lar e, para isso, cabe ao poder público dar essas condições. É um entendimento também do Estado, com quem esperamos ter diversas parcerias ao longo da gestão”, destacou.
André Machado também citou a necessidade de se buscar dados locais e atualizados sobre avanços econômicos das famílias após o processo de regularização finalizado. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que, entre 2008 e 2014, houve crescimento de 20% a 30% na renda das famílias cariocas após a entrega da matrícula da residência. A intenção é que o Estado possa ser parceiro para a realização do estudo.
Também participaram do encontro o diretor do Departamento de Habitação da Secretaria Estadual de Obras e Habitação, Edilson Marques, o diretor administrativo da pasta, Vagner Mota, a coordenadora de fiscalização do Departamento de Habitação, Lisiane de Abreu, e o engenheiro civil do departamento, Paulo França.
Elisandra Borba