Prefeitura recebe últimos pedidos de reassentamentos de atingidos pela enchente para Compra Assistida

25/11/2024 17:31

Neste sábado, 30, termina o prazo para realizar pedidos de reassentamentos de residências atingidas pela enchente de maio em áreas de risco de Porto Alegre para o programa de Compra Assistida, do governo federal. Em toda a cidade, foram 11 diferentes conjuntos de cidadãos interessados em reassentamentos já delimitados e solicitados.

Agora, nestes últimos dias do prazo, apenas moradores das Ilhas, que ainda não foram inseridos em reassentamentos, seguem aptos a ainda incluir novos grupos de vizinhos que podem ter o caso avaliado pela Secretaria Nacional de Habitação (SNH).

Até o momento, 3.189 famílias tiveram os cadastros enviados para o Ministério das Cidades por reassentamento (quando um conjunto de casas vizinhas apresenta dano estrutural e os moradores têm interesse de sair de um local de risco), buscando ingresso no programa de Compra Assistida avaliado. Este número se soma aos laudos individuais de residências em outras regiões que foram alagadas e também entraram no sistema.

Situação das ilhas - As cinco ilhas da Capital registraram 57 grupos de moradores identificados pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e com os cadastros enviados para o sistema da SNH, gestora do programa de compra assistida.

Se você é morador de alguma das ilhas, quer receber auxílio do governo federal para deixar a região e ainda não faz parte de nenhum conjunto de reassentamento, confira abaixo as instruções para criar um novo conjunto de reassentamento:

1 - Fale com seus vizinhos que vivem na mesma rua ou quadra e que também tenham interesse de ingressar no programa Compra Assistida. É importante conhecer as regras e entender que a inscrição do conjunto de casas e moradores não garante o acesso a um imóvel novo pago pela Caixa. Os critérios e avaliações são feitos pela Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades.

2 - Procure a liderança da sua ilha para marcar um horário presencial no Demhab até a sexta-feira, dia 29, e assim fazer o pedido de novo conjunto de moradores para enviar os cadastros para o Governo Federal.

3 - Defina um representante do conjunto para levar o CPF, nome completo e endereço dos moradores ao ponto de atendimento no horário agendado com a prefeitura. O município é responsável por informar a população e organizar os conjuntos que a SNH irá avaliar se podem ou não ser enquadrados nas regras do Compra Assistida.

4 - Depois de realizar o cadastro na prefeitura, um engenheiro do Demhab vai até a residência declarada para verificar a situação do imóvel. Então, é preciso aguardar o envio dos dados para análise e decisão por parte da SNH se o conjunto é ou não apto ao auxílio. O status da solicitação pode ser acompanhado na área de benefícios disponíveis no Registro Unificado, no quadro “Compra Assistidaâ€.

5 - O canal oficial de atualização da lista de nomes de quem está habilitado a escolher e ganhar um imóvel de até R$ 200 mil é o site do programa. Esteja atento e procure o Demhab, em caso de dúvidas, pelo e-mail: revisaocadastro@demhab.prefpoa.com.br. 

 

Roger Silva

Gilmar Martins