Dmae estabelece plano de ação para garantir funcionamento da Casa de Bombas na Trincheira da Ceará

14/05/2021 14:57
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, esteve no local acompanhando averiguação das equipes de operação e manutenção

Uma semana após registrar alagamentos na sexta-feira passada, dia 7, a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) da Trincheira da Ceará, na Zona Norte, está com funcionamento pleno restabelecido. Desde a ocorrência, equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) agem para obter solução definitiva e diagnóstico preciso dos equipamentos, evitando que possam ser registrados novos transtornos no trânsito na região. 

Na manhã desta sexta-feira, 14, o diretor-geral do Departamento, Alexandre Garcia, esteve no local acompanhando averiguação das equipes de operação e manutenção. “A peça que queimou foi enviada para a empresa contratada pelo Dmae. Essa peça está na garantia, tem estimativa de durabilidade de 30 anos e é considerada de excelente qualidade. Será avaliada a causa. A partir dessa avaliação, com diagnóstico, faremos o encaminhamento à empresa responsável pela obra”, explicou. Também acompanharam a vistoria engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).

Nesta semana, o gerador da Casa de Bombas recebeu manutenção e permaneceu operando regularmente. A manutenção do gerador também será realizada duas vezes por semana. Outra ação adotada foi destacar um operador para monitorar o funcionamento 24 horas. “Além disso, o Departamento estabeleceu um Plano de Monitoramento técnico: do gerador, que será inspecionado semanalmente, e do sistema de bombeamento, que receberá inspeção e manutenção preventiva a cada 5 mil horas e a cada 10 mil horas de funcionamento. Adotamos todas as medidas necessárias para evitar que a população que circula pela trincheira e arredores tenha novamente problemas”, destacou. Ainda estão em andamento tratativas do Dmae com o Centro Integrado de Comando (Ceic) da Capital para melhorar a utilização e a captação de imagens de duas câmeras do interior da trincheira.

Histórico – No dia 30 de abril, foi registrado acúmulo d’água no interior da Trincheira da Ceará, quando houve um colapso do sistema de automação, gerando uma sobrecarga de energia elétrica, e a manutenção foi realizada emergencialmente pelo Dmae. Novamente no dia 7, houve pane elétrica e queima de uma peça da caixa de entrada de energia na Casa de Bombas. Os técnicos do Departamento agiram e na mesma manhã o problema foi reparado e as bombas voltaram a funcionar.  

Casa de Bombas - A Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) da Trincheira da Ceará foi construída para evitar acúmulos de água ou até mesmo alagamentos, inclusive em dias sem precipitação de chuva. O túnel está localizado abaixo do nível do Lago Guaíba e há infiltrações decorrentes de água no subsolo, várzea do Rio Gravataí, tal como toda a região do Aeroporto. Assim, a casa de bombas possui duas bombas com vazão de 91 litros por segundo e outra reserva de 43 l/s. Todos os dias, pelo menos uma das bombas trabalha constantemente para manter o local seco.

Trincheira da Ceará - A obra teve ordem de início em outubro de 2012, iniciando efetivamente em janeiro de 2013. Até a sua conclusão, em março de 2020, a intervenção atrasou devido a problemas em projetos, pagamentos e revisão de itens para incluir sistema de bombas para evitar alagamentos. Com isso, o valor inicial da obra passou de R$ 29,5 milhões para mais de R$ 39 milhões. A obra foi realizada pelo Consórcio Farrapos Conpasul, TBSA e Sogel.
 

Isabel Lermen

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes