Dmae realiza oficinas ambientais para comunidade do Extremo Sul

21/12/2021 14:57

Na segunda-feira, 20, cerca de 20 moradores da comunidade Belém Novo participaram de mais uma oficina ambiental promovida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na Associação Clube de Mães Estrela de Belém, na rua Florêncio Faria. A atividade faz parte do trabalho técnico-social (TTS) desenvolvido pelo Dmae dentro do projeto do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado.

A oficina teve cerca de três horas de duração e envolveu crianças e adultos na ação que pretende conscientizar e ainda formar multiplicadores de informação sobre educação ambiental. Após uma palestra teórica sobre a importância que pequenas ações cotidianas têm no bem estar de toda população, seguiu-se uma parte prática, quando ludicamente os participantes aprendem a reduzir consumo e reciclar e reutilizar materiais.

Com a proximidade das festas natalinas e de final de ano, os participantes foram convidados e encorajados a criar objetos decorativos para uso próprio ou para presentear, a partir de materiais caseiros que seriam descartados. No início do mês a atividade também foi realizada no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e Piquete Feijó do Campeador, na avenida Lami.

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Oficinas Ambientais fazem parte do Trabalho Técnico-Social do Dmae

O TTS realiza ações voltadas às comunidades dos 16 bairros da área que será abastecida pelo novo SAA Ponta do Arado, no Extremo Sul e na Zona Leste de Porto Alegre. Desde junho até o momento, foram realizados cerca de quinhentos atendimentos à população, entre 27 atividades envolvendo reuniões comunitárias, palestras técnicas, oficinas de participação e preservação ambiental, cinema socioambiental e curso de preparação para o trabalho, sem contar as interações pontuais para diagnóstico e os plantões sociais, que irão acontecer até esta quarta-feira, 22, como divulgado aqui.

Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado - O atual SAA Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite de sua capacidade. Com o aumento da demanda, causado pelo aumento populacional dos últimos anos, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação, até chegar ao projeto do novo SAA Ponta do Arado, que deverá ser a solução para essas regiões após a execução das sete obras previstas. O financiamento para o SAA Ponta do Arado foi contratado pela prefeitura e o Dmae em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões. A previsão é que todo o sistema esteja em funcionamento em 2024.

A primeira das sete obras, a adutora subaquática de captação de água bruta, que ficará na av. Lami, em trecho popularmente chamado de praia de Copabana no bairro Belém Novo, está em andamento, e em breve deverá ter início a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Os recursos são do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio de financiamento com a CEF.

Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes