Dmae substitui rede de água embaixo da linha da Trensurb
Uma nova rede de água está sendo implantada pelo Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) abaixo da linha da Trensurb, no bairro Anchieta. A tubulação de 225 milÃmetros de diâmetro em polietileno de alta densidade (Pead) substituirá uma rede de ferro da década de 1970, a cerca de 5 metros de profundidade que está vazando no local. Para a instalação da nova rede, o Dmae utiliza o método não destrutivo, ou seja, sem precisar abrir valas e bloquear o trânsito. Desta forma, um equipamento perfura o solo a aproximadamente 3 metros de profundidade entre as avenidas dos Estados e Fernando Ferrari, atravessa a linha do trem e chega à avenida Ernesto Neugebauer, próximo ao número 2.350.
Para a ação nesta sexta, foi necessário bloquear a via lateral do posto localizado na avenida dos Estados, 2.341, e manter em meia-pista a Ernesto Neugebauer, 2.350, com o apoio da EPTC. A previsão é de que a passagem da tubulação de água seja concluÃda ainda nesta sexta e que o entroncamento com a rede existente ocorra sábado, 4, de manhã. Assim, será necessário interromper o abastecimento a partir das 9h aos bairros Anchieta, Farrapos e Humaitá. A normalização está prevista para a noite de sábado. O trânsito seguirá em meia-pista nos dois locais e deverá ser liberado até o final da tarde de sábado. As atualizações podem ser acompanhadas pelo Twitter @dmaepoa e @EPTC_POA.
O vazamento de água perto da Trensurb foi localizado pelos técnicos do Dmae na segunda-feira, 30. Na terça, foram implantadas redes de água em dois pontos do bairro para possibilitar a desativação da rede antiga, o que não foi possÃvel. Outra tentativa iniciada quinta-feira, previa a passagem da nova rede por dentro da antiga, serviço de extrema complexidade pelas condições da tubulação e da profundidade da rede a mais de 5 metros, da existência de postes de energia e de canalizações de gás, da necessidade de escoramento da vala e da possibilidade de chuva. Os serviços são realizados por equipes próprias do Dmae e pela empresa Sintra.
Gilmar Martins