Obras para melhorar o abastecimento de água na Zona Sul têm 70% dos serviços executados

30/07/2021 14:27

Desde março deste ano, os bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova estão passando por melhorias nas redes de água. Trata-se da setorização da área que é abastecida pela Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cascatinha e pelo Reservatório Catumbi (subsistema Cascatinha-Catumbi). Além medir o quanto de água é distribuído para a região, as intervenções pretendem diminuir as áreas desabastecidas durante os serviços e regular a pressão da água que é fornecida aos moradores, resolvendo problemas de baixa pressão ou intermitência no abastecimento. Do total de serviços previstos para ocorrer até outubro, 70% já estão executados.

As ações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abrangem 194 quilômetros de redes de água e alcançam mais de 32 mil economias onde vivem cerca de 91 mil pessoas. O investimento é de R$ 7,27 milhões em recursos próprios e os serviços são executados pela empresa Enops.

“Os transtornos são temporários, mas os benefícios são de longo prazo e a população vai sentir a diferença assim que as obras terminarem. O cronograma prevê o máximo de intervenções no menor tempo possível. Isto para que no verão, quando o consumo é maior, não seja preciso interromper o abastecimento aos moradores com tanta frequência”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Com as obras, a área Cascatinha-Catumbi será dividida em 23 distritos de medição e controle. Para isso, estão previstas 489 intervenções, entre elas, a instalação de 22 válvulas redutoras de pressão, 45 macromedidores, 3,2 quilômetros de redes novas e 116 interligações, cortes e capeamento de redes. Do total projetado, 336 serviços já estão finalizados e a previsão é de que os 153 restantes sigam até outubro. Depois deste período, serão feitos os testes de estanqueidade. 

Diágnóstico - Em 2012, o Dmae iniciou um diagnóstico das redes de água de toda a cidade. O diagnóstico apontou que, dos 4,1 mil quilômetros de redes existentes em Porto Alegre, 1,5 mil quilômetros apresentam elevada perda de água. O subsistema Cascatinha-Catumbi possui uma perda de água de aproximadamente 47%. O objetivo é diminuir as perdas em até 10% e assim deixar de perder cerca de 136 mil m³ de água (1 m³ = 1 mil litros). Como não é possível fazer obras em todas as regiões de uma só vez, o jeito é fazer por subsistemas de abastecimento, que na Capital são 18.

Na programação dos dias 2 a 12 de agosto, haverá a interrupção do abastecimento aos bairros Belém Velho, Cavalhada, Nonoai, Partenon, Glória, Aparício Borges, Teresópolis e Vila Nova, como mostra o calendário abaixo. É importante frisar que mesmo que o bairro apareça no cronograma em mais de um dia, o objetivo é que apenas parte dele seja afetado, gerando falta de água mais próximo às vias onde ocorrerão as intervenções. Os fechos iniciam-se entre 9h e 11h da manhã e o retorno de água está previsto para a madrugada. Devido à longa duração dos serviços, o Dmae aconselha que os moradores reservem água para os usos básicos do dia a dia. As ações contemplam interligações de redes e instalações de registros e de macromedidores. Caso chova, os serviços poderão ser transferidos para outras datas.
 

Confira a programação de serviços de 2 a 12 de agosto:

Divulgação Dmae
Serviços de setorização do Dmae de 02 a 12 de agosto
Rafaela Redin

Gilmar Martins