Vídeo da semana: O caminho da água até as torneiras da população
A água que chega nas torneiras dos porto-alegrenses passa por todo um processo de tratamento, desde a sua saída do manancial Lago Guaíba, até chegar 100% potável e própria para o consumo. Esse é o assunto abordado pela líder de qualidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Isabel Pinent, no episódio desta semana da série “Faça por Você. Faça pela Cidade”.
“É importante frisar para não jogar o lixo nas ruas, não colocar o óleo de cozinha na pia, pois os dejetos vão direto para o Guaíba afetando diretamente a qualidade da água bruta captada”, afirma Isabel.
Ainda, de acordo com a técnica, todos os dias, são realizadas quase 3 mil análises para certificar de que a água entregue aos cidadãos atenda aos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
ETA Menino Deus – A Estação de Tratamento de Água José Loureiro da Silva, também conhecida por ETA Menino Deus produz o maior volume de água tratada na cidade e, consequentemente, é o sistema de abastecimento que atende o maior percentual da população da Capital. O sistema conta com a ETA, 62 subsistemas, 42 elevatórias e 55 reservatórios que somam uma capacidade de reserva de 87.795 m3. São 39 bairros da capital abastecidos pela estação.
Confira o vídeo da semana aqui
Leia mais:
Prefeitura lança web série para conscientizar a população sobre cuidados com a cidade
Uso racional da água é responsabilidade social e ambiental dos porto-alegrenses
Porto Alegre gasta R$ 8 milhões por ano com lixo que não é separado corretamente pela população
Capital tem oito Ecopontos para recebimento de resíduos volumosos
Porto Alegre tem dez pontos de entrega de eletrônicos
Óleo de fritura pode ser entregue em 77 pontos na Capital
Bota-Fora recolhe mais de 19 toneladas de resíduos na primeira semana
Elisandra Borba