Bota-Fora coleta mais de 300 toneladas de resíduos no primeiro semestre

02/07/2025 14:03
Cristine Rochol/PMPA
DMLU
Mais de 230 comunidades são beneficiadas a cada seis meses com a coleta de objetos volumosos

O projeto Bota-Fora recolheu 301,52 toneladas de materiais no primeiro ciclo do serviço, que ocorreu de janeiro a junho deste ano. Foram atendidas 237 comunidades de diferentes bairros da Capital no período. Apenas em junho, o quantitativo foi de 47,34 toneladas em 37 locais. O trabalho é realizado pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). 

O serviço foi criado para auxiliar a população a descartar corretamente objetos volumosos que não são recolhidos pela coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, entre outros. A iniciativa evita o descarte irregular nas ruas, que pode obstruir arroios e boca-de-lobo, provocando alagamentos. O projeto atende regiões em situação de vulnerabilidade social. São beneficiadas mais de 230 localidades a cada ciclo.

O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, enfatiza que a colaboração da população é essencial para a efetividade do projeto. "A adesão demonstra o compromisso da população com a limpeza urbana. No entanto, ainda vemos muitos materiais sendo jogados irregularmente nas ruas, o que prejudica o meio ambiente, entope bueiros, aumenta o risco de alagamentos e a proliferação de doenças. Por isso, reforçamos o apelo para que todos utilizem os serviços disponibilizados. Contamos com a participação de todos para que possamos manter Porto Alegre cada vez mais limpa", destaca.

A recomendação aos moradores dos pontos atendidos é que os materiais sejam colocados em frente às residências na noite anterior ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação é feita por meio de cartazes afixados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairros.

Ecopontos - Além do Bota-Fora, a população pode utilizar gratuitamente as Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU para descartar esses materiais. As UDCs, popularmente conhecidas como Ecopontos, estão distribuídas estrategicamente em diversas regiões da cidade - veja aqui os endereços. Para quem tem dificuldade de deslocamento até uma das unidades, ainda há a opção de contratar o serviço de coleta especial, com o orçamento feito pelo sistema de atendimento da prefeitura, o 156. 

Confira os quantitativos recolhidos no primeiro ciclo do Bota-Fora em 2025:
- Janeiro: 70,44 toneladas recolhidas em 43 comunidades;
- Fevereiro: 34,84 toneladas recolhidas em 42 comunidades;
- Março: 39,63 toneladas recolhidas em 30 comunidades;
- Abril: 45,63 toneladas recolhidas em 46 comunidades;
- Maio: 63,64 toneladas recolhidas em 39 comunidades;
- Junho: 47,34 toneladas recolhidas em 37 comunidades.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Melissa Paz (estagiária) | Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Bianca Dilly