Bota-Fora recolhe mais de 366 toneladas de resíduos em 2024

26/12/2024 09:23
Luciano Lanes / PMPA
Limpeza Urbana
Bota-Fora atendeu 235 comunidades em vulnerabilidade social em 2024.

O programa Bota-Fora recolheu 366,21 toneladas de materiais ao longo deste ano. Foram atendidas 235 comunidades de diferentes bairros da Capital no período. Só no mês de dezembro, o quantitativo foi de 58,65 toneladas. O trabalho é realizado pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

A iniciativa tem o objetivo de auxiliar a população a descartar corretamente os materiais que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU como, por exemplo, eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. Isso evita que o material descartado irregularmente nas ruas obstrua arroios e bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende comunidades em vulnerabilidade social. São beneficiadas mais de 200 localidades a cada ciclo.

“O Bota-Fora é uma excelente opção para os cidadãos descartarem corretamente seus resíduos, evitando a formação de focos irregulares de lixo. Materiais volumosos, que não são coletados pelas coletas regulares do DMLU, no Bota-Fora têm um destino corretoâ€, destaca o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito de modo gratuito, diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Coletas mensais do Bota-Fora em 2024:

Janeiro – 30,50 toneladas
Fevereiro – 9,02 toneladas
Março – 24,82 toneladas
Abril – 64,14 toneladas
Maio – 25,01 toneladas
Junho – (suspenso devido à força-tarefa de limpeza pós-enchente)
Julho – 8,22 toneladas
Agosto – 6,76 toneladas
Setembro – 31,81 toneladas
Outubro – 38,60 toneladas
Novembro – 68,68 toneladas
Dezembro – 58,65 toneladas

 

Adriana Machado

Cristiano Vieira