DMLU faz ação de educação ambiental na Feira do Livro
No último dia da Semana Lixo Zero, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) levou, neste sábado, 29, palestras de educadores ambientais e diálogo com os frequentadores da Feira do Livro de Porto Alegre. Desde segunda-feira, ações sobre a redução, reutilização e reciclagem foram abordadas em diferentes pontos da cidade.
Os educadores Marcelo Coimbra e Eduardo Nunes esclareceram dúvidas dos contribuintes. Desde dicas para reduzir o consumo até dúvidas do que deve ou não ser encaminhado à reciclagem, os integrantes da Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) ficaram à disposição das pessoas.
“É importante saber separar e também saber encaminhar aquilo que o caminhão do DMLU não busca na minha casa. Muitas coisas eu não sabia, como por exemplo um sofá quebrado ou eletrodomésticos”, relatou a terapeuta Vanessa Pereira. Ela aprendeu que o DMLU possui sete Unidades de Destino Certo (UDC), locais em que se pode deixar eletros, pilhas, pequenas quantidades de resíduos de uma reforma, por exemplo.
Os integrantes da Egea voltam à Feira do Livro na quarta-feira, 2, para mais uma vez conversar com a população de Porto Alegre.
Lixo Zero - A Semana Lixo Zero foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre através da Lei 12.849, de 20 de julho de 2021. A programação busca promover o debate e a sensibilização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a prefeitura, a iniciativa privada, as escolas das redes pública municipal e privada, as universidades e a população em geral. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de realizar ações educativas como palestras, fóruns, seminários e incentivar o consumo consciente. Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital é a adoção e implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.
Leia mais
Feira do Livro espera receber 1,5milhão de pessoas na Praça da Alfândega
Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro
Feira do Livro celebra 250 anos de Porto Alegre na Praça da Alfândega
Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro
Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega
Gilmar Martins