Concluída mais uma etapa da Trincheira da Cristóvão Colombo

16/05/2019 12:57
Cristine Rochol / PMPA
SMIM
Mobilização da prefeitura, comunidade e empresários garante avanços da obra

Com a mobilização da prefeitura, que colaborou com maquinário, equipamentos e mão de obra necessária, e de moradores e empresários da região, que fizeram uma doação legal de materiais, está sendo concluída, nesta quinta-feira, 16, mais uma etapa da obra da Trincheira da Cristóvão Colombo. A segunda fase dos serviços proporcionada pela parceria, na alça de acesso Norte/bairro, será finalizada com a aplicação de nova camada asfáltica, possibilitando a liberação do trânsito, que deve ocorrer após o tempo necessário para o esfriamento do asfalto, e ajustes na sinalização viária, previstos para os próximos dias.

No local, já foram feitas a terraplenagem das calçadas e meios-fios, e drenagem e preparação da base do pavimento. Os trabalhos são executados pela empresa terceirizada contratada pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU).

A liberação do trânsito no interior da trincheira, no trecho que permite o fluxo pela avenida Cristóvão Colombo, entre a Plínio Brasil Milano e a Benjamin Constant, já ocorreu em 19 de março, trazendo mais fluidez no entorno. Para isso, foram feitos um muro de contenção, pintura e instalação de sinalização pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

Licitação - A Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal da Fazenda publicou no Diário Oficial (Dopa) do dia 6 de maio a abertura de licitação, do tipo menor preço, para contratação de empresa/consórcio para execução da trincheira da Cristóvão Colombo. A sessão pública de abertura ocorrerá às 14h30 de 6 de junho, na rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar.

Entre os serviços necessários ainda, estão o alargamento da Cristóvão Colombo, entre Honório Silveira Dias e Luzitana, muros de contenção e o acesso bairro/Sul. Após concluído o processo licitatório e assinado o contrato, iniciam-se os serviços finais na Cristóvão, com previsão de término em oito meses a partir do início. A estimativa da prefeitura é que as obras comecem em agosto.

Histórico - O primeiro contrato para realização dos serviços foi assinado em 2012. As obras começaram em 2013, mas foram paralisadas em 2017 por problemas no consórcio. As empresas classificadas em segundo e terceiro lugares não tiveram interesse em continuar. A partir de então, foi iniciado levantamento de serviços necessários para a conclusão e encaminhada nova licitação.

  

 

Isabel Lermen

Gilmar Martins