EPTC flagra transporte escolar clandestino e alerta para os riscos à segurança dos alunos
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) retirou de circulação mais um veículo que realizava transporte escolar clandestino. O automóvel, um Chevrolet Corsa, transportava cinco alunos da E.E.E.M. Rafaela Remião, no bairro Lomba do Pinheiro, e vinha sendo monitorado ao longo de vários dias.
Após a confirmação da irregularidade, no final da tarde de quarta-feira, 27, agentes da EPTC aguardaram a saída dos estudantes da escola para realizar a abordagem. O condutor foi autuado por transporte não autorizado (artigo 230 do CTB), excesso de passageiros, não possuir CNH (artigo 169) e estar com o licenciamento do veículo vencido (artigo 274, inciso II). O carro foi removido ao depósito do DetranRS.
O gerente de Fiscalização de Transportes da EPTC, Adailton Maia, alerta para os riscos de contratar transporte escolar não regulamentado. “A prática do transporte irregular representa risco à segurança das famílias e dos alunos, que se expõem ao utilizar carros, vans e ônibus clandestinos. Esses veículos, que não passam por vistoria, geralmente apresentam problemas no estado de conservação e na documentação. As crianças são transportadas sem cinto de segurança, com excesso de lotação e sem os devidos cuidados — que são obrigatórios nos veículos e pelos condutores devidamente cadastrados no sistema”, destaca Maia.
Os transportadores regulamentados que atuam nas 845 instituições de ensino da Capital, bem como os prefixos em situação regular, podem ser consultados no site da EPTC, nas opções:
Para sugestões, reclamações ou denúncias relacionadas ao transporte escolar, as famílias podem entrar em contato pelo e-mail eptc@eptc.prefpoa.com.br, pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou pelo número 118.
Andrea Brasil