Agora, este é o portal oficial da Prefeitura. Se não encontrar o que precisa, utilize o menu, acesse uma secretaria específica e localize o respectivo link de acesso ao site antigo.
Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Operação integrada fiscaliza ônibus metropolitanos

31/03/2020 08:17
EPTC / PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Medidas de higiene estão sendo fiscalizadas também para combater à Covid-19

A Prefeitura de Porto Alegre realiza operação para fiscalizar as linhas do transporte coletivo da Região Metropolitana que circulam na Capital e garantir o cumprimento do decreto que prevê medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. A ação integrada ocorre com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Guarda Municipal.

Os agentes de fiscalização fazem abordagens nas linhas que circulam nas avenidas Assis Brasil, Bento Gonçalves e Baltazar de Oliveira Garcia, e também nos terminais do Centro, onde são verificados a circulação com janelas abertas, o limite de passageiros sentados, a oferta de álcool em gel 70% nos pontos finais, a orientação dos usuários (mediante a divulgação de informativos na parte interna dos veículos, abordando a etiqueta respiratória), e a correta higienização, de acordo com o decreto nº 20.519, Este decreto estabelece as medidas a serem adotadas pelo transporte coletivo urbano e metropolitano, transporte privado de passageiros, transporte individual público e privado, para o enfrentamento da emergência de saúde pública.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior lembra que o poder público toma decisões com base em evidências técnicas e científicas. “Quanto mais isolamento e melhor seguirmos orientações, menos pessoas correm risco de contaminação pela Covid-19. No entanto, precisamos garantir que o acesso aos serviços essenciais continue garantido e funcionando com cuidados de higiene e ventilação”, ressalta.

O diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, reforça a importância das ações de fiscalização e da participação de todas as empresas de ônibus da Região Metropolitana. “Respeitar o isolamento é fundamental, mas temos que garantir a oferta de um transporte seguro para aqueles trabalhadores dos serviços essenciais. São medidas para conter a propagação do coronavírus e proteger a população”, destaca.

Diariamente, a EPTC já desenvolve a Operação Garagem para fiscalizar as empresas de ônibus da Capital e exigir que seja cumprido o decreto, além de verificar as condições dos veículos e a pontualidade das linhas nos terminais de ônibus.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Gustavo Roth e Camila Ferro

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes