Porto Alegre atende 50 mil famílias no Cadastro Único
Cinquenta mil famílias foram atendidas por equipes do sistema de Cadastro Único na capital gaúcha desde o início de julho deste ano. A partir de medidas adotadas pela Prefeitura de Porto Alegre, foram acelerados novos cadastros, atualização de dados ou consulta no sistema do governo federal.
Neste sábado, 27, foram atendidas 300 famílias no mutirão do bairro Restinga, realizado em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Escola Municipal Professor Larry Jose Ribeiro Alves. A equipe distribuiu 250 fichas para público geral e 50 para grupos prioritários.
O vice-presidente da Fasc, Cristiano Roratto, falou sobre a importância da iniciativa para ampliar o atendimento e dos registros recordes. “As ações têm foco nas regiões onde há mais dificuldade de deslocamento. As equipes têm mantido o ritmo e cada vez mais aprimoramos os dados que são importantes para a manutenção e melhoria de políticas públicas, além de ajudar quem mais precisa.”
O jovem Sandro Ribeiro, 22 anos, pai de uma menina de um ano, é beneficiário do Auxílio Brasil desde 2019 e busca a atualização para continuar com o cadastro ativo.
As famílias com acesso à internet que gostariam apenas de conferir a situação cadastral, não precisam sair de casa. Basta fazer o douwload do aplicativo do Cadastro Único ou acessar o site, onde podem também efetuar a impressão do Registro do Número de Inscrição Social (NIS) e demais informações.
Documentos - As famílias que precisam atualizar os dados cadastrais podem comparecer aos locais de atendimento com documentos originais de todos o núcleo familiar: CPF ou título de eleitor do responsável maior de 16 anos, carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou certidão de casamento, comprovante de residência e comprovante escolar.
Locais de atendimento
Nestes pontos, as famílias podem conferir a situação cadastral, atualizar dados e efetuar novos cadastros.
Unidades de Atendimentos Descentralizados nas subprefeituras - De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30
Nas Subprefeituras, as equipes atendem famílias de qualquer bairro de Porto Alegre, para consulta no Sistema do CadÚnico, atualização de dados e novos cadastros. A previsão de atendimento diária é de 20 a 40 famílias, conforme a demanda e número da equipe.
Região Cristal
Subprefeitura - Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.
Região Extremo Sul
Subprefeitura: Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.
Região Restinga
Subprefeitura: Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova
Região Partenon
Subprefeitura: Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).
Região Leste
Subprefeitura: Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus
Região Norte
Subprefeitura: Rua Afonso Paulo Feijó, nº 220, Sarandi
Unidade de Atendimento Descentralizado, das 8h às 17h
Este serviço é ofertado às famílias residentes em qualquer bairro de Porto Alegre, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A previsão de atendimento é de 160 famílias, diariamente, por ordem de chegada e organizado por entrega de fichas.
Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): Av. João Pessoa, 1105.
Unidade das 8h às 17h – sem fechar ao meio dia
- Vida Centro Humanístico: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi. (a previsão de atendimento é de 120 famílias por dia).
- Sine Municipal: Avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico.
(a previsão de atendimento é de 100 famílias por dia)
- Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): atendem famílias já acompanhadas pelas equipes e grupos prioritários: Idosos, Gestantes, PCDs.
Mais informações na Carta de Serviços da prefeitura.
Andrea Brasil