Serviços de Convivência incentivam a integração entre gerações

10/12/2019 08:30
Luis Adriano Madruga/FASC PMPA
FASC
Confraternização de fim de ano reuniu pessoas atendidas pelos Serviços

Uma confraternização de fim do ano com as pessoas atendidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foi realizada na tarde dessa segunda-feira, 9, na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Sul. O serviço acolhe pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, ou que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

O evento contou com apresentação do Grupo de Idosas do Cras. Dona Anita, moradora do bairro há 20 anos e frequentadora do Cras, enfatizou que a confraternização entre gerações desperta o respeito pelas pessoas com mais idade e permite aos idosos festejar com a garotada.

O Grupo do Projovem deu sequência à festividade com apresentação e poesia pelos adolescentes da organização parceira Amurt Amurtel. Também as crianças do Centro Comunitário Educacional fizeram demonstração ilustrada com desenhos e poesia para os idosos. “Nos gratifica ver crianças, jovens e idosos cantando e dançando junto, bem como participando de oficinas e trocando experiências de criatividade”, enfatiza a coordenadora do Cras, Carla Maria Studzinsky.

Entre as oficinas, a que mais reuniu gerações foi a ministrada pela técnica Rosângela Betil de Freitas, criando bonecas com retalhos de tecidos, que ficou conhecida como arte Abayomi. Na época da escravatura, as mães eram separadas de suas filhas e confeccionavam as bonecas para as crianças sentirem o cheiro materno. As oficinas ensinam o processo de criação das bonecas no Brasil, com o objetivo de fazer da arte popular como instrumento de conscientização contra o preconceito do racismo.

  

 

Gladis Ybarra

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes