Previsão de pautas: quinta-feira, 12 de fevereiro

11/02/2026 15:25

MATERIAL ESCOLAR - A partir desta quinta-feira, 12, estará disponível para os estudantes matriculados na rede municipal o Cartão Auxílio Material Escolar, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed) que permite a pais e responsáveis a aquisição dos materiais escolares para o ano letivo. Os cartões magnéticos de débito, emitidos pelo Banrisul, possuem valores definidos de acordo com a etapa escolar de cada estudante. Em 2026, todas as categorias tiveram reajuste em relação ao ano anterior. O maior aumento foi registrado nos anos finais (6° ao 9°) do Ensino Fundamental, que passaram de R$ 156,64 em 2025 para R$ 211,00 em 2026, representando um acréscimo de 34,7%.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou para esta quinta-feira, 12, a interligação de uma nova rede de abastecimento de água na esquina entre as ruas Dr. Salvador França e Dr. José Carvalho Bernardes, no bairro Petrópolis. A tubulação possui 600 milímetros de diâmetro e reforçará o sistema da região. Para a execução do serviço, que terá início às 8h, está prevista a suspensão temporária do abastecimento nos bairros Bom Jesus, Jardim Botânico, Jardim do Salso e Petrópolis. A previsão é de os trabalhos sejam concluídos à noite, possibilitando a retomada gradual do fornecimento no decorrer da madrugada da sexta-feira, 13.

UNIDADES MÓVEIS - As unidades móveis da Secretaria Municipal de Saúde levarão atendimento a duas comunidades nesta quinta-feira, 12. O ônibus ficará com estacionamento fixo na rua Dona Malvina, acesso A, 195, bairro Santa Tereza, das 8h às 17h. Já a unidade móvel itinerante vai à Vila Dique (avenida Severo Dullius, 165, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, bairro Anchieta), das 10h às 16h. Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos, entre outros procedimentos. 

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende nesta quinta-feira, 12, as comunidades Planetário (Centro), Atêmis (Mário Quintana) e Mimo de Vênus (Mário Quintana). A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.

TRÂNSITO - O cruzamento da avenida Gen. Raphael Zippin, no sentido bairro-Centro, com a avenida Sertório, no bairro Sarandi, terá bloqueio em uma das faixas nesta quinta-feira, 12, em razão do avanço de obra do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), iniciada na segunda-feira, 9, na região. Com isso, permanece liberada apenas uma faixa de circulação no trecho entre a rua Waldemar Pinheiro Cantergiani e a avenida Sertório. Os trabalhos têm previsão de duração de uma semana.

JORNADA PEDAGÓGICA - A programação da Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) segue até sexta-feira, 13. Serão realizadas palestras on-line para todos os professores da rede municipal, acompanhadas diretamente nas unidades escolares. Paralelamente, ocorrem visitas técnicas à nova Escola de Formação Continuada da Educação, permitindo que gestores e professores conheçam de perto o espaço, as propostas pedagógicas e as possibilidades de qualificação permanente. As palestras são abertas ao público e podem ser acompanhadas pelo canal da Diretoria Pedagógica da Smed no YouTube.

PREVISÃO DO TEMPO - Nesta quinta-feira, 12, as instabilidades retornam à região. O dia terá sol entre nuvens na Capital e condições para pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de descargas elétricas. Os acumulados previstos são de cerca de 15 mm. Os ventos sopram predominantemente de sul, com intensidade média de 15 km/h e rajadas de até 45 km/h entre a tarde e a noite. As temperaturas variam entre 22°C e 36°C. A previsão é do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), com dados da Catavento Meteorologia.

IPTU 1 - Os contribuintes de Porto Alegre podem acessar as guias digitais e efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU 2026. O documento está disponível no site do programa, por e-mail e também no WhatsApp do 156, de forma simples e segura. Até 9 de março é o vencimento do IPTU ou da primeira parcela para quem optar por pagar em até dez vezes sem juros. 

IPTU 2 - A prefeitura liberou as guias do IPTU dos imóveis localizados na mancha de inundação da enchente de 2024 que estavam temporariamente bloqueadas. Além da liberação das guias, os contribuintes dessas áreas podem consultar, no site do IPTU, o detalhamento do cálculo do imposto. Ao acessar a aba de cálculo e informar os dados do imóvel, é possível comparar o valor venal que constava no cadastro antes da reavaliação com o valor de mercado inferido pelo estudo realizado em 2025, além de verificar se houve abatimento no imposto. O sistema também apresenta um resumo explicativo com a conclusão da análise.

IPTU 3 - Os beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução, na modalidade Compra Assistida, já podem solicitar os benefícios relacionados ao IPTU. Para o IPTU de 2025, a prefeitura vai suspender até 9 de março de 2026 a cobrança do imposto do imóvel adquirido pelo programa. Para ter acesso aos benefícios, o proprietário deve fazer a solicitação, preferencialmente pelo Portal de Serviços da Secretaria Municipal da Fazenda, no item "Benefício Fiscal IPTU - Programa Minha Casa Minha Vida (Reconstrução, na modalidade Compra Assistida).

CONCURSO DMAE - Os interessados nas 35 vagas temporárias do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), abertas por meio de processo seletivo simplificado, têm até a próxima sexta-feira, 13, para apresentar a documentação exigida para a efetivação da inscrição. A documentação deve ser entregue em um único envelope na sede administrativa do Dmae, localizada na rua 24 de Outubro, 200, bairro Moinhos de Vento. O comparecimento deve ser feito pelo próprio candidato para confirmação da inscrição. Os formulários de inscrição também seguem abertos para preenchimento até a próxima sexta. Basta acessar os links disponíveis no site do Departamento. Os processos seletivos simplificados contemplam a contratação de engenheiros, arquitetos, economistas e técnicos em saneamento, além da formação de cadastro reserva.

CONTA D'ÁGUA - O programa Em Dia com o Dmae está em seu último mês. As famílias que têm pendências em contas de água e esgoto podem buscar o Departamento até 1º de março. O atendimento presencial é realizado no posto do Dmae no Centro Histórico (rua José Montaury, 159). Também é possível aproveitar as condições do programa sem sair de casa, por meio do WhatsApp. Basta enviar uma mensagem para o número (51) 3289-9156. Clientes beneficiários da tarifa social têm 100% de isenção em multas, juros e atualização monetária, desde que estejam com as três últimas faturas em dia. Caso contrário, é necessário o pagamento de uma entrada equivalente ao valor das cinco faturas mais recentes. Saiba mais.

CAMAROTE ACESSÍVEL - O Carnaval de Porto Alegre, mais uma vez, terá um camarote acessível no Complexo Cultural do Porto Seco para pessoas com deficiência (PCDs) e seus acompanhantes. O espaço, com 50 metros quadrados, é de uso gratuito e estará disponível durante os desfiles dos Grupos Ouro e Prata, na sexta-feira, 27, e no sábado, 28, a partir das 17h. Serão até 30 pessoas por noite - 15 PCDs + 15 acompanhantes, com entrada pelo Portão 6. As vagas são limitadas e exigem cadastramento antecipado neste link para a noite de 27 de fevereiro, e neste link, para a noite de 28 de fevereiro. Caso os formulários sejam encerrados, é possível entrar em lista de espera pelo telefone (51) 3289-2334, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

CREDENCIAMENTO DO CARNAVAL - Profissionais de Comunicação interessados em cobrir os desfiles do Carnaval 2026 no Complexo Cultural Porto Seco, dias 27 e 28 de fevereiro, podem solicitar credenciamento até as 12h de 20 de fevereiro. O processo é coordenado pela Prefeitura de Porto Alegre em conjunto com as ligas carnavalescas UESPA e UECGAPA. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela internet, no endereço prefeitura.poa.br/carnaval. No mesmo site está disponível o regulamento completo, com regras de acesso e de cobertura.

FUTEBOL FEMININO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), publicou aviso de prorrogação do edital de chamamento público para a implantação de dois núcleos de futebol de base feminino no município. O prazo inicial para o envio das propostas, que se estendia do dia 5 a 23 de janeiro, passou a ter como encerramento o dia 27 de fevereiro, às 17h. A medida foi adotada com o objetivo de ampliar a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em integrar o processo de seleção. Informações como regras, critérios de seleção e documentação exigida podem ser encontradas de forma detalhada no edital, publicado neste link

MINHA CASA MINHA VIDA - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) abre, até 18 de fevereiro, o período de atualização cadastral para pessoas já inscritas no programa Minha Casa Minha Vida em Porto Alegre. A medida é destinada exclusivamente aos cadastros realizados até dezembro de 2023 e é obrigatória apenas para quem precisa corrigir ou complementar informações. O procedimento deve ser feito somente de forma online, pelo próprio interessado, utilizando CPF e senha neste site. Quem não lembrar a senha pode recuperá-la no sistema. Não serão aceitos novos cadastros neste período.

CATADORES E CARRINHEIROS - A Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) abre inscrições para 60 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, destinados a catadores e carrinheiros de Porto Alegre. Os cursos ofertados são nas áreas de zeladoria/portaria, limpeza e higienização e garçom, setores com demanda constante no mercado de trabalho. As inscrições ocorrem até o dia 27 de fevereiro, ou até o preenchimento total das vagas, no Espaço de Oportunidades, localizado na rua Uruguai, 83, no Centro Histórico.

DEBUT SOLIDÁRIO - Estão abertas, até 27 de fevereiro, as inscrições para a quarta edição do Debut Solidário, iniciativa que promove inclusão social e realiza o sonho do baile de debutantes para meninas da rede pública de ensino. A ação é promovida pela Associação Leopoldina Juvenil, com apoio do Gabinete da Primeira-Dama (GPD) e do Movimento de Mulheres Marlene Martini Carneiro. O baile ocorrerá no dia 5 de outubro de 2026, a partir das 19h, na sede da Associação Leopoldina Juvenil, no bairro Moinhos de Vento. Nesta edição, serão selecionadas 30 jovens que completam 15 anos em 2026 e que estudam na rede pública estadual ou municipal. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário on-line

TRANSFIGURAÇÕES - A exposição Transfigurações, do artista Edu Devens, com curadoria de André Venzon, está na Sala da Fonte do Museu de Arte do Paço (Mapa), na Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico. As obras resultam da prática de transferência fotográfica manual de retratos e nus artísticos para suportes de pedra, metal e isopor, criando uma interlocução entre pele, memória e matéria. Visitação até 6 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

 

Gilmar Martins