Previsão de pautas: quinta-feira, 18 de junho

17/06/2026 14:25

PROTEÇÃO CONTRA CHEIAS - Nesta quinta-feira, 18, prefeito Sebastião Melo estará em Brasília, onde, como presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), acompanhado pelo prefeito de Maringá, Silvio Barros, irá mediar a 1ª Reunião da Comissão de Adaptação, Mitigação e Prevenção de Desastres (Camp) da FNP, que tratará da agenda federativa para o El Niño 2026/2027. O foco será no fortalecimento da gestão de riscos e desastres e na definição de medidas concretas de apoio aos municípios. O evento receberá o deputado Leo Prates para debater uma sugestão legislativa que permita a ajuda mútua entre municípios em caso de eventos climáticos extremos. Melo volta a Porto Alegre na quinta à noite para retomar as agendas na Capital.

UNIDADES MÓVEIS - As unidades móveis da Secretaria Municipal de Saúde levam atendimento a duas comunidades nesta quinta-feira, 18. O ônibus colorido estará na rua Dona Malvina, acesso A, 195, bairro Santa Tereza, das 8h às 17h. Já a unidade móvel itinerante atenderá comunidade do bairro Anchieta. Das 8h30 às 16h, o ônibus estaciona na avenida Severo Dullius, 165, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, na Vila Dique. Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino e teste de gravidez, entre outros procedimentos. 

EMPREGOS - A Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), por intermédio do Sine Municipal promove, até a sexta-feira, 19, um feirão de empregos para cadastro reserva em 37 cargos da área de saúde. A atividade ocorre das 9h às 16h, na sede do Espaço de Oportunidades (rua Uruguai, 83). Focadas na prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e proteção à saúde dos cidadãos, as vagas exigem qualificação e graduação comprovada para atuar em Unidades Básicas de Saúde. Os candidatos precisam estar aptos ao exercício profissional. Consulte aqui mais informações.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende nesta quinta-feira, 18, a comunidade Salvador França, no bairro Partenon. A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, entre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.

MIGRANTES E REFUGIADOS - A Prefeitura de Porto Alegre promove de 18 a 25 de junho, atrações e atividades alusivas à Semana do Migrante e Refugiado. O objetivo de garantir a integração entre diferentes culturas, através do esporte, inclusão, cidadania, direitos humanos e empreendedorismo. O primeiro evento será um debate que ocorre nesta quinta-feira, 18, às 19h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 101 - 3º andar), sobre desafios e oportunidades no mercado de trabalho para migrantes, que hoje são mais de 30 mil residindo no Brasil. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH). Veja aqui a programação.

TRÂNSITO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa alterações no trânsito na área portuária de Porto Alegre, na região da avenida Mauá, entre os dias 17 e 19 de junho (quarta, quinta e sexta-feira), devido aos serviços de concretagem do trilho da Comporta 11, integrante do sistema de proteção contra cheias. Durante os trabalhos, os veículos oriundos da avenida João Moreira Maciel e da alça da Freeway para a avenida Mauá não terão acesso à avenida Voluntários da Pátria pela área portuária. Os condutores deverão utilizar os desvios pelas avenidas Ernesto Neugebauer e Voluntários da Pátria.

CALIGRAFIA - Pela primeira vez em Porto Alegre, o mestre de caligrafia japonesa Hamano Ryuho apresenta a beleza do Shodô em uma demonstração aberta ao público. Em celebração aos 70 anos de imigração japonesa no Rio Grande do Sul, Porto Alegre receberá na quinta-feira, 25, às 18h30,  na Sala Álvaro Moreyra, , localizado no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Érico Veríssimo, 307 - Menino Deus) o calígrafo japonês Hamano Ryuho. Através de uma demonstração executada ao vivo pelo artista, o público poderá presenciar a força, estética e a filosofia que envolve a arte da caligrafia japonesa, conhecida como Shodô. O evento é gratuito e aberto ao público.

PREVISÃO DO TEMPO - Na quinta-feira, 18, o dia na Capital começa com nevoeiro, que se dissipa nas primeiras horas da manhã. O sol aparece entre nuvens no restante do período, com aumento gradual da nebulosidade durante a tarde. Os ventos sopram de Leste, com intensidade média de 18 km/h e rajadas em torno de 30 km/h. As temperaturas variam entre 9°C e 18°C. A previsão é do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Porto Alegre (Cemadec), com dados da Catavento Meteorologia.

CINEMA - A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) apresenta uma de suas principais atrações previstas para 2026: a mostra A Cinemateca é Brasileira – Da Comédia ao Drama. A programação reúne 23 títulos de diferentes épocas, desde clássicos com cópias restauradas, como São Bernardo, Amei um Bicheiro, A Hora e Vez de Augusto Matraga e Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, até produções mais recentes, como Morto Não Fala, Los Silencios, Que Horas Ela Volta? e Branco Sai, Preto Fica. A mostra tem entrada franca, estende-se até julho e é realizada em parceria com a Cinemateca Brasileira. Veja aqui a programação. 

LEILÃO DE IMÓVEIS - A prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) edital de leilão eletrônico do tipo maior lance para alienação de sete imóveis urbanos compondo seis lotes, dos quais cinco terrenos e um apartamento localizados em diversos bairros da cidade. Poderão participar e oferecer lances as pessoas físicas e jurídicas inscritas nos cadastros do Ministério da Fazenda. O período para envio das propostas vai até as 8h49 do dia 8 de julho. A sessão acontecerá às 9h do dia 8 de julho e pode ser acompanhada em tempo real pelo Portal de Compras Públicas. O edital completo pode ser acessado aqui.

OPERAÇÃO INVERNO - A Operação Inverno da Saúde em Porto Alegre tem estratégias voltadas à Atenção Primária, como a abertura de unidades aos fins de semana e a ampliação do horário em dias úteis. De segunda a sexta-feira, 20 unidades de saúde distribuídas em diferentes regiões da cidade têm atendimento até as 22h para facilitar o acesso de quem não consegue comparecer às unidades durante o dia, seja por compromissos profissionais, estudos ou rotina familiar. Para garantir atendimento, é solicitado aos pacientes que cheguem aos locais até as 21h.

VACINA DA GRIPE -  Desde 1º de julho, a vacinação contra a gripe está ampliada em Porto Alegre para toda a população com mais de seis meses de idade. A medida segue orientação da Secretaria Estadual da Saúde e tem como objetivo ampliar a proteção contra a influenza, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios. Ainda assim, destaca-se a importância da imunização de pessoas do público-alvo, como idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos e gestantes, cuja meta é vacinar 90% desses grupos. As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde

ESTÁGIO - A prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o edital de abertura de processo seletivo para contratação de estagiários de nível superior e técnico, com atuação nos órgãos da Administração Indireta, além de formação de cadastro reserva. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 exclusivamente de forma on-line, pela plataforma Conjuntos. A participação é gratuita, sem cobrança de taxa de inscrição. A prova de nível superior ficará disponível da meia-noite do dia 29 de junho até as 23h59 do dia 30 de junho. A de nível técnico ficará disponível da meia-noite do dia 2 de julho até as 23h59 do dia 3 de julho, por este link.

DOAÇÃO DE SANGUE - O Banco de Sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre enfrenta um período de estoques reduzidos do grupo O (negativo e positivo) e faz um apelo à população para a doação de sangue. A necessidade é urgente para para garantir o atendimento aos pacientes internados na instituição, que registra alta demanda por transfusões diariamente. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no segundo andar do HPS, com entrada pela avenida Venâncio Aires. Para agilizar o atendimento, é recomendado realizar agendamento prévio pelo WhatsApp (51) 3289-9640.

PRECATÓRIOS - Está aberto o prazo para que credores do Município manifestem interesse na rodada de negociações de precatórios convocada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). Os interessados poderão se inscrever até o dia 22 de junho, por meio de formulário eletrônico.

CAMPANHA DO AGASALHO  – Coordenada desde 2021 pelo Gabinete da Primeira-Dama, Valéria Leopoldino, a Campanha do Agasalho busca arrecadar roupas e itens de inverno para famílias em situação de vulnerabilidade social durante os meses mais frios do ano. Nesta edição, mobilização tem como foco principal a arrecadação de cobertores, roupas infantis e peças masculinas adultas – itens que historicamente chegam em menor quantidade aos pontos de coleta da Capital. Roupas femininas também podem ser doadas. A campanha também arrecada roupas, mantas e cobertores para cães e gatos. Os pontos de coleta são atualizados diariamente no site da Prefeitura de Porto Alegre.

HPV – Foi estendida até 30 de junho a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para quem tem entre 15 e 19 anos e nunca se imunizou. A dose está disponível nas 134 unidades de saúde de Porto Alegre.  A vacina é a principal forma de prevenir complicações causadas pela infecção em homens e mulheres. Nas mulheres, o HPV é um dos causadores do câncer de colo do útero. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é quadrivalente, garante proteção contra quatro tipos de vírus: o 6, o 11, o 16 e o 1. Saiba mais

PRÊMIO INOVAÇÃO – O Prêmio Inovação Porto Alegre, iniciativa do Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, está com as inscrições abertas até 15 de julho, exclusivamente por formulário on-line, conforme o regulamento. A inscrição é gratuita. Confira as informações aqui. 

 

Gilmar Martins