Previsão de pautas: quinta-feira, 1º de agosto

01/08/2024 08:34

COLETA DOMICILIAR - A Coleta Domiciliar de orgânicos e rejeito na modalidade porta a porta terá alteração de turno em sete regiões, abrangendo parcialmente 18 bairros da cidade. Nestes locais, a coleta que acontece no turno diurno passará para o turno da noite, a partir das 18h. Esta alteração passa a valer a partir desta quinta-feira, 1º, e atinge em torno de 14 mil endereços. A mudança de turno em alguns locais elaborada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) visa a adaptar a logística dos roteiros em função do aumento do número de empreendimentos habitacionais na cidade. Saiba mais.

TRANSPORTE COLETIVO - A partir desta quinta-feira, 1º, a linha 439 - São Manoel e a linha 476 - Petrópolis/PUC terão de 16 e 12 viagens a mais, respectivamente, nos dias úteis. A linha São Manoel passa a ter oito viagens a mais por sentido. No trecho bairro/Centro, a viagem começa no Terminal Dr. Lóssio, enquanto no Centro/bairro inicia-se no Terminal Praça Pereira Parobé. A linha Petrópolis/PUC passa a ter seis viagens a mais no sentido bairro/Centro (início no Terminal avenida Ipiranga) e no sentido Centro/bairro (início no Terminal Praça Pereira Parobé).

ÁGUA - Nesta quinta-feira, 1º, a partir das 8h30, o Dmae interliga a rede de água na rua Silvio Silveira Soares. O serviço demanda a suspensão do abastecimento no bairro Cavalhada. O retorno da água deve ocorrer à noite.   

TRÂNSITO - A rua Sílvio Silveira Soares, entre a avenida Otto Niemeyer e rua Dr. Pereira Neto, na Zona Sul de Porto Alegre, estará bloqueada nesta quinta-feira, 1º, devido a obra de ligação de rede de água. Os motoristas que circularem pelo trecho serão direcionados ao desvio que acontece pela travessa Escobar. A previsão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é que o bloqueio permaneça até a noite do mesmo dia. A linha 173 - Camaquã será desviada pela travessa Escobar, avenida Otto Niemeyer até a avenida Cavalhada, depois à esquerda na rua Doutor Barcelos e segue seu itinerário.

SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza unidades móveis e postos alternativos como opções para atendimentos da população enquanto 14 unidades seguem temporariamente fechadas em razão de estragos ocasionados pela enchente de maio. São ofertadas consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, em saúde mental e vacinação contra gripe, difteria e tétano e Covid-19 (veja aqui). Os horários estão sujeitos à alteração. Estão fechadas as unidades Mapa, Clínica da Família Diretor Pestana, Clínica da Família Navegantes, Asa Branca, Farrapos, Fradique Vizeu, Ilha da Pintada, Ilha do Pavão, Ilha dos Marinheiros, Mário Quintana, Nova Brasília, Sarandi, Vila Elizabeth e Clínica da Família Santa Marta.

JUNTA MILITAR - A Junta de Serviço Militar de Porto Alegre, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), recebe até o dia 31 de agosto os jovens em idade de alistamento obrigatório. O prazo, inicialmente previsto para terminar em junho, foi prorrogado no Rio Grande do Sul em razão da enchente. Na Capital, a Junta Militar funciona das 8h30 às 16h30 na sede da Smseg, localizada na rua João Neves da Fontoura, 91, bairro Azenha. O atendimento é por ordem de chegada. A alternativa ao comparecimento presencial é o alistamento on-line, realizado pelo Exército Brasileiro no site.

BANCO DE SANGUE - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) precisa de doações de sangue, que podem ser feitas novamente nas instalações da instituição. Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 3289-7658 (WhatsApp). A maior necessidade no momento é o tipo O+. O banco de sangue funciona das 8h às 12h, nas segundas, quartas e sextas-feiras, e das 13h às 17h, nas terças e quartas-feiras, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia. 

PESSOA IDOSA - A população de Porto Alegre com idade de 60 anos ou mais, residente em áreas atingidas pela enchente, conta com apoio psicanalítico disponibilizado por meio de uma rede formada por parceiros. Quem precisar pode enviar mensagem para o telefone (11) 95699-9422, informando a situação em que a pessoa se encontra no primeiro contato. O atendimento será prestado por 50 psicanalistas e dez médicos, de forma on-line. Também será feito um primeiro mapeamento no bairro Sarandi, em parceria com a Associação de Moradores da Vila Elizabeth (Amvep), para atendimento presencial. 

HORÁRIOS DOS ÔNIBUS - O cidadão pode pesquisar os itinerários e horários de ônibus de Porto Alegre, por meio do WhatsApp do 156. Basta clicar no menu 4 “Trânsito e Transporte (EPTC)” e em seguida no submenu 2 “Ônibus: Linhas e Horas”. A consulta, que começou a funcionar na manhã desta quinta-feira, 11, é referente ao dia vigente. Para iniciar, basta que o usuário digite e envie o nome ou número da linha. Em seguida, após alguns instantes, ele receberá os trajetos dos ônibus e os horários nas direções bairro-Centro e Centro-bairro. Antes de finalizar, o cidadão será questionado se deseja consultar outra linha.  Para utilizar o serviço, salve o número (51) 3433-0156 no celular e escrever um “oi” no WhatsApp.

HPV - A oferta da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) foi ampliada para pessoas com idade entre 15 e 45 anos que fazem uso da profilaxia pré-exposição. A vacina HPV quadrivalente confere proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18, previne as principais complicações e está disponível na rede municipal de saúde de Porto Alegre em todas as unidades. A ampliação do público foi definida pelo Ministério da Saúde e vale em todo o país. O usuário da profilaxia pré-exposição poderá se vacinar contra o HPV em qualquer sala de vacina pública, desde que apresente qualquer tipo de comprovação (formulário de prescrição do imunizante, prescrição da profilaxia, cartão de seguimento, medicamento, etc.). Veja aqui os grupos com recomendação de receber a imunização

GRIPE - A vacina contra influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A ampliação do público foi definida pelo Ministério da Saúde. A campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles. A vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus Influenza A H3N2 e H1N1 e B. 

SAQUE CALAMIDADE - Os trabalhadores residentes em mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das enchentes, deve ser feita por meio do Aplicativo FGTS ou nas agências do banco. Segundo a Caixa, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta. Para os moradores de Porto Alegre, o prazo da solicitação encerra-se em 29 de agosto.

AÇORIANOS DE DANÇA - As inscrições para o Prêmio Açorianos de Dança 2024 estão abertas e seguem até 22 de novembro. São 15 categorias, incluindo artistas, técnicos, produtores, educadores, pesquisadores, grupos, companhias, coletivos, escolas e espaços culturais. O Prêmio é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e da Economia Criativa, através do Centro Municipal de Dança. Os finalistas serão revelados a partir de 8 de dezembro. A cerimônia de entrega dos prêmios também ocorrerá em dezembro. As inscrições são realizadas aqui. O edital completo e outras informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico dancasmc@gmail.com

 

Andrea Brasil