Previsão de pautas: quinta-feira, 30 de junho

30/06/2022 08:30

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos, em diferentes locais. Nesta quinta-feira, 30, será aberta a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para todas as pessoas a partir de 46 anos vacinadas com a terceira dose até 1º de março (4 meses). Confira aqui o cronograma de abertura de público para os próximos dias. Veja aqui como será o esquema de vacinação nesta quinta. 

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em quatro bairros durante a semana, sempre das 9h às 15h. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe passa a vacinar adultos. Também haverá vacinação contra a gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta quinta-feira, 30, o ônibus estaciona na Associação dos Moradores da Vila Dique (av. Dique, 855, bairro Anchieta). A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adultos a partir de 12 anos.

DIA DO ORGULHO- A Prefeitura de Porto Alegre programou ações para comemorar a data de 28 de junho, que marca a luta pelos direitos das pessoas LBGTQIA+ e a celebração da diversidade. O Dia do Orgulho, como é chamado, visa conscientizar a sociedade sobre os desafios e as conquistas da comunidade. Nesta quinta-feira, 30, Dia do Orgulho LGBTQIA+, diversos parceiros que atuam junto à proteção e defesa da comunidade estarão reunidos no Largo Glênio Peres das 10h às 16h. A Secretaria Municipal da Saúde vai promover a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe, e a unidade móvel Fique Sabendo vai realizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, entre outros serviços. O evento estava inicialmente programado para terça-feira, 28, mas foi reagendado devido ao decreto de luto oficial por três dias no município e em respeito à cerimônia fúnebre do vereador Mauro Zacher.

MIGRAÇÃO - Nesta quinta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promove o Seminário Migração – Histórias e Identidades, das 14h às 17h, na Unisinos – Campus Porto Alegre (av. Dr. Nilo Peçanha, 1600). O evento celebra o Dia do Migrante, 19 de junho, e é realizado em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Associação das Cidades Educadoras e o Conselho Municipal de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas de Porto Alegre (Comirat-POA). O seminário é gratuito, aberto ao público em geral e propõe uma reflexão sobre o contexto histórico da migração, seus impactos no mundo e no Brasil.

AUXÍLIO BRASIL - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que beneficiários do programa Auxílio Brasil, o antigo Bolsa Família, devem comparecer nas unidades de referência para realizar o acompanhamento. O prazo se encerra neste dia 30 de junho. Durante o atendimento, verifica-se o calendário vacinal (é necessário trazer a carteira de vacinação) e o estado nutricional (peso e altura) de crianças até sete anos, além da realização do pré-natal para as gestantes de qualquer idade. Mulheres entre 14 e 44 anos também devem ser acompanhadas pelas equipes. A avaliação semestral é obrigatória para a manutenção do benefício.

VIADUTO DOM PEDRO I - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está executando a extensão de redes de água e esgotos no Viaduto Dom Pedro I, no bairro Praia de Belas. Os serviços tem estimativa de finalização até sexta-feira, 1º, fazem parte das melhorias realizadas pela prefeitura para viabilizar o empreendimento que adotou o espaço público. Em razão do trabalho, será realizado bloqueio na av. Padre Cacique, sentido bairro ao Centro, próximo ao cruzamento com a rua José de Alencar. Para acesso à José de Alencar, os motoristas devem utilizar as vias Barão do Cerro Largo e Grão Para. Para se deslocar ao Centro Histórico, os motoristas devem acessar o viaduto Dom Pedro I.

EXPOSIÇÃO - Com a composição de cenários fantásticos que brincam com locais da cidade, a exposição Surreal Poa será aberta nesta quinta-feira, 30, às 19h, na Galeria de Artes do Dmae (rua 24 de Outubro, 200). Criadas pelo publicitário Lucas Pedruzzi, as artes ficam expostas até 12 de agosto e fazem parte da programação em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre e dos 60 anos do Dmae. Ao todo, serão quinze obras expostas no espaço que fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, com entrada franca. Para receber o público, o Dmae propõe a troca solidária para o ingresso, solicitando a doação de um agasalho ou alimento não perecível, que serão destinados à Campanha do Agasalho e Alimento 2022.

PROCEMPA - Até o dia 12 de julho, candidatos podem se inscrever às 18 vagas de estágio abertas na Procempa. As oportunidades são para estudantes cursando ensino superior e abrangem desde áreas técnica até administrativas. As inscrições são gratuitas. O candidato deve estar matriculado em instituição de ensino reconhecida pelo MEC e ter, no mínino, 16 anos. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais e o valor da bolsa corresponde ao semestre em que o estagiário está matriculado, variando de R$ 10,80 até R$ 13,80 por hora trabalhada. O auxílio-transporte é de duas passagens para transporte urbano de Porto Alegre, por dia trabalhado. Mais detalhes sobre as vagas e cronograma de seleção podem ser obtidos clicando aqui

SOCIAL ESPORTE - O Projeto Social Esporte Clube, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), está com 190 vagas abertas para o Sesc Protásio Alves. São oferecidas diversas modalidades esportivas: 
atletismo, judô, vôlei, futsal, futebol, futebol society, futebol de campo e basquete. Podem participar estudantes das redes públicas estadual e municipal, entre 6 e 17 anos, e bolsistas (100%) de colégio particular com renda familiar de até três salários mínimos. O projeto é um convênio da prefeitura com clubes parceiros e busca a inserção social de crianças e jovens por meio do esporte. As inscrições estão abertas e a matrícula deve ser renovada a cada seis meses. 
Informações sobre o Projeto Social Esporte Clube no telefone (51) 3289-4854 com Aline Borges.

MULHERES EMPREENDEDORAS - Estão abertas as inscrições para o programa Empreenda Como uma Mulher, iniciativa que vai capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. A capacitação será realizada pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil e tem o apoio do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo link até 30 de junho. Os conteúdos do programa irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio um alavancar um empreendimento já existente. O programa terá duração de seis meses.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - A Secretaria Municipal da Cultura recebe até o dia 1º de julho as inscrições dos piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2022. Os documentos devem ser entregues presencialmente no Saguão do Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo 307 - Menino Deus) de segunda à sexta, das 14h às 18h. A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas publicará dia 8 de julho a relação das entidades homologadas. Saiba mais

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CÃES E GATOS - O Gabinete da Causa Animal promove a campanha É inverno! Eu também sinto frio. A iniciativa busca arrecadar cobertores, roupinhas, rações, guias, caminhas, casinhas e remédios para cães e gatos acolhidos pela prefeitura - resgatados de maus-tratos e abandonos - e para animais de tutores em situação de rua e vulnerabilidade social. A campanha foi idealizada e desenvolvida pelo Gabinete de Comunicação Social da prefeitura. Cartazes e caixas para a colocação das doações serão disponibilizadas às entidades apoiadoras. Veja aqui os locais de coleta. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes