Previsão de pautas: quinta-feira, 7 de agosto

06/08/2025 14:11

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - A rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) ocorre até 12 de agosto. Durante a semana, os encontros são realizados a partir das 19h; nos sábados, o início é às 15h. Nesta quinta-feira, 7, serão debatidas as prioridades da Região 3 - Leste, na Escola de Samba Copacabana (rua São Felipe, 96, bairro Bom Jesus). Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura. 

FARMÁCIA DISTRITAL - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz o inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina obrigatória definida pela controladoria municipal e necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam suspender temporariamente o atendimento em dias de menor impacto à população. Nesta quinta-feira, 7, o ajuste ocorre na Farmácia Distrital Navegantes, localizada na avenida Presidente Roosevelt, 5, que não atenderá o público nessas datas. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais unidades distritais e dispensários de saúde do município.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende as comunidades Colina do Prado (Jardim do Prado), Tio Zeca e Areia (Farrapos), Ferroviários (Humaitá) e Esperança (Farrapos) nesta quinta-feira, 7. A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

PREVISÃO DO TEMPO - Nesta quinta-feira, 7, o sol entre nuvens predomina na maior parte do dia em Porto Alegre, mas a instabilidade retorna no decorrer do período, com acumulados de chuva em torno de 10 mm. As temperaturas variam entre 12°C e 18°C e os ventos sopram de sul com intensidade média de 8 km/h. A previsão é da Catavento Meteorologia e Meio Ambiente.

DEMHAB - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) publicou edital do Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de 15 profissionais, sendo sete engenheiros civis, um arquiteto e sete assistentes administrativos, com contratos iniciais de até dois anos. Os profissionais atuarão na execução e fiscalização de projetos habitacionais financiados com recursos federais e internacionais. As inscrições estarão abertas até as 17h do dia 8 de agosto, e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, pelo site. Mais informações podem ser obtidas no edital.

VIADUTO DA CONCEIÇÃO - Foi prorrogado até o dia 25 de agosto o prazo do edital de chamamento público para adoção do Viaduto da Conceição, no Centro Histórico. O objetivo é atrair parcerias com cidadãos, empresas ou organizações da sociedade civil para garantir a qualificação, preservação e uso contínuo do local. Os interessados devem enviar proposta para o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br ou entregar presencialmente na Secretaria Municipal de Parcerias, na rua General João Manoel, 157, 13º andar. Há a possibilidade de exploração comercial para até cinco operações.

PLANO DIRETOR - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), definiu as regras para a audiência pública e as propostas preliminares dos projetos de lei do Plano Diretor Sustentável e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). A audiência pública será realizada no sábado, 9, às 10h, no Auditório Araújo Vianna, na Osvaldo Aranha, nº 685, Parque Farroupilha. Interessados em participar presencialmente devem preencher formulário eletrônico de pré-inscrição até as 13h do dia 8 de agosto, disponível aqui. O credenciamento dos inscritos no local será no dia 9, das 9h às 11h. Além da participação presencial, também será possível enviar contribuições on-line até as 12h do dia 8 de agosto, por meio do site.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza Campanha do Agasalho e do Alimento 2025, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de cama, agasalhos, calçados em bom estado, além de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para mais informações sobre pontos de coleta e formas de participação, acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre: prefeitura.poa.br/poaquecuida.

SARAMPO - Porto Alegre e outros 34 municípios gaúchos intensificam a vacinação contra o sarampo até 23 de setembro. A estratégia consiste em aplicar a chamada “dose zero” em bebês de seis meses a 11 meses, aumentar a vacinação da população não vacinada e revisar e atualizar a condição vacinal de pessoas que trabalham nas áreas da Saúde e da Educação. A dose zero será feita com a vacina dupla viral em bebês de seis a oito meses. Bebês de nove aos 11 meses de idade devem receber uma dose de tríplice viral. Para todas as outras faixas etárias, a aplicação será da vacina tríplice viral, que está disponível em todas as unidades de saúde. A oferta da dupla viral será em 32 locais de referência (veja aqui).

HPV - Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não têm registro de doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) poderão continuar se vacinando em qualquer unidade de saúde da Capital. A ampliação da faixa etária, inicialmente prevista até 31 de julho, foi prorrogada até dezembro deste ano. A vacina HPV quadrivalente (HPV4) protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, prevenindo as principais complicações causadas pelo vírus em homens e mulheres. Saiba mais

GRIPE - A vacina contra gripe (influenza) está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de Porto Alegre. A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos e mais. Em Porto Alegre, esses grupos prioritários somam 410.501 pessoas.

 

Gilmar Martins