Previsão de pautas: sábado, 15, e domingo, 16 de janeiro

14/01/2022 15:00

TESTAGEM E VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 neste sábado, 15, em nove unidades de saúde - Tristeza, Álvaro Difini, Moab Caldas, São Carlos, Lomba do Pinheiro, Morro Santana, Assis Brasil, Ramos e Navegantes - das 9h às 16h. Já a vacinação contra a Covid-19 irá ocorrer exclusivamente no Shopping João Pessoa, no mesmo horário. No domingo 16,, a testagem ocorre nas mesmas nove unidades, das 9h às 16h. Saiba mais

UVA E AMEIXA - Está confirmada a realização da 30ª edição da Festa da Uva e da Ameixa, que acontece em Belém Velho, Extremo Sul da Capital. A abertura oficial do evento está marcada para este sábado, 15, às 11h, na Praça Nossa Senhora de Belém, em frente à escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pacheco Prates. A festa integra o calendário oficial dos 250 anos de Porto Alegre e terá programação nos dias 15, 16, 22 e 23 de janeiro, das 9h às 20h. A Festa da Uva e da Ameixa tem o objetivo de fomentar a atividade econômica rural, oferecer à população alimentos nutritivos, além de incentivar o escoamento da produção local. 

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará mutirão de limpeza neste domingo, 16, nas proximidades da Vila Saco do Cabral, na rua João Moreira Maciel, 1971, no bairro Humaitá. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe de seis garis e servidores, com o auxílio de duas retroescavadeiras, oito caminhões e um coletor com um servidor do departamento, fará a limpeza do espaço.

HPS - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) restringiu as visitas devido ao aumento da circulação da variante Ômicron na cidade. A visita será permitida apenas a uma pessoa por paciente, no turno da manhã. Já os pacientes da UTI Pediátrica poderão ter um acompanhante 24 horas por dia. A medida segue por tempo indeterminado.

MEIO AMBIENTE- Entidades interessadas em participar das eleições para o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), no biênio 2022-2024, deverão indicar seus representantes e entregar a documentação solicitada até 11 de fevereiro à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). A proposta de candidatura com toda a documentação exigida no edital deve ser enviada para o endereço eletrônico eleicaocomam@gmail.com.

ECONOMIA CRIATIVA - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) prorrogou até 11 de fevereiro o prazo de inscrição para as entidades interessadas em ingressar no Comite Municipal de Economia Criativa. Os resultados provisórios estarão disponíveis no portal da prefeitura em 7 de março e, a após o período de recursos, o resultado definitivo será publicado em 21 de março. Para realizar a inscrição, os interessados devem enviar os documentos requeridos em edital para o endereço de e-mail poacriativa@portoalegre.rs.gov.br ou podem ser salvos diretamente através do drive da Procempa. 

TRÂNSITO - Por conta do avanço das obras de duplicação da avenida Tronco será necessária uma série de adequações no trânsito da região. Os condutores que trafegam na avenida Teresópolis, sentido bairro-Centro, na Medianeira, devem optar pelo trajeto pela rua Anchieta e depois pela avenida Oscar Pereira, à esquerda. O transporte público em direção à avenida Niterói e Moab Caldas será direcionado a fazer o desvio à direita pela rua Anchieta, esquerda na rua São Joaquim, esquerda na rua Nunes para voltar ao trajeto original pela travessa Viamão e av. Niterói em direção à Moab Caldas.

FAZENDA - A Secretaria Municipal da Fazenda informa a suspensão do atendimento presencial, em decorrência do aumento de casos do coronavírus em Porto Alegre e com o objetivo de evitar a sua propagação. O atendimento em todos os canais remotos segue funcionando normalmente. Saiba mais

PGM - O Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município, que funciona no Foro Central de Porto Alegre, terá atendimento exclusivamente pelos canais virtuais até o dia 31 de janeiro. No PAF, o contribuinte pode realizar os procedimentos necessários para o pagamento integral ou parcelado de débitos tributários e não tributários judicializados. O parcelamento pode ser feito em até 60 meses. Saiba mais

IPTU - Os contribuintes de Porto Alegre podem fazer o pagamento da guia do IPTU em cota única, sem desconto, até 8 de marçoTambém é possível pagar de forma parcelada, em até 10 vezes. As primeiras guias são enviadas pelos correios e também estão disponíveis no site prefeitura.poa.br/iptu. Quem aderir ao pagamento parcelado deverá emitir as próximas parcelas pelo site. No site também é possiível ver como foi calculado o imposto e tirar dúvidas no item: "Saiba mais", onde há uma lista de perguntas e respostas sobre o assunto. 

NILO PEÇANHA - Em razão do andamento das obras da galeria A1 da Macrodrenagem do Arroio Areia, a avenida Nilo Peçanha ficará bloqueada, no sentido bairro-Centro, no trecho entre a avenida Teixeira Mendes e a rua José Antônio Areia. Para continuidade dos trabalhos no local, é necessário que retorne o bloqueio, que foi liberado temporariamente para atender o comércio local em virtude de um momento importante para os comerciantes, que são as festas de final de ano. Com o objetivo de garantir a fluidez no trecho, os veículos que trafegam neste sentido serão desviados para a pista oposta, do Centro-bairro, que terá sentido duplo de circulação.

PISCINAS  PÚBLICAS -  Estão abertas duas piscinas públicas em Porto Alegre. A liberação ocorre com a permissão da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Devido à Covid, os cuidados sanitários estão redobrados. Inicialmente, estarão disponíveis para uso gratuito as piscinas dos centros comunitários Cevi e Cecopam. O horário de funcionamento é das 8h30 às 18h30. Durante o mês de janeiro, outras três unidades serão abertas à população, nos centros comunitários Ceprima, Cecores e Cecoflor. O uso das piscinas contempla também oficinas de hidroginásticas, danças, natação e banho livre. O funcionamento das atividades é definido pela coordenação de cada unidade.

WHATSAPP DO 156 - A Prefeitura de Porto Alegre lança, através da Secretaria de Transparência (SMTC), mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços públicos municipais. Além do atendimento telefônico pelo 156,  o site 156Web, o aplicativo 156+POA, e o e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br, agora o porto-alegrense pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. O Whatsapp (51) 3433-0156, nesta primeira fase, realiza o atendimento via Chatbot, um software capaz de redirecionar o cidadão para as informações requeridas via opções de menu digitáveis. Na segunda fase do projeto, a SMTC pretende implantar uma opção de atendimento humano, para registro de protocolos para pedidos de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água e fechamento de buraco de rua.

SAÚDE ANIMAL - A Prefeitura de Porto Alegre lançou edital de chamamento público para gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), do abrigo temporário para cães e gatos e do Plano de Adoção de Animais. O edital é voltado para Organizações da Sociedade Civil e tem como objetivo firmar termo de colaboração para a execução dos serviços. A Usav realiza atendimento de especialidades clínicas e cirúrgicas, exames de diagnóstico, exames de imagem, castrações, entre outros. O envio das propostas, seja presencialmente ou por email, deverá ser feito até o dia 31 de janeiro, das 9h às 12h e das 13h30 até as 17h30.

SAMU - Situações de risco à vida na capital gaúcha poderão ser informadas agora via aplicativo no celular. Com isso, a ideia é oferecer mais uma forma de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e agilizar o socorro a vítimas de acidentes ou outros chamados de emergência. O novo aplicativo Chamar 192 está disponível para celulares com sistema Android ou IOS e foi desenvolvido por empresa contratada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O aplicativo oferece a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa. 

BAILE DE DEBUTANTES - A Prefeitura Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), está selecionando candidatas para o Baile de Debutantes, que faz parte da programação do aniversário da Capital. Prevista para o dia 25 de março, no Espelho d'água do Parque da Redenção, a festa contará com 250 garotas em situação de vulnerabilidade social. O evento vai integrar o calendário dos 250 anos de Porto Alegre. Para participar, a candidata deve completar 15 anos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022 e enviar uma carta dizendo por que merece ser uma das debutantes. A carta poderá ser encaminhada para o endereço Rua Andradas, número 680, 5º andar, ou pelo e-mail: juventude@portoalegre.rs.gov.br. A SMELJ também está recebendo doações de vestidos de saia longa rodada, de todas as cores, e vestidos de debutantes e noiva. Outras informações pelo número (51) 99733949.

ORLA - A prefeitura disponibiliza mais uma alternativa de agendamento dos espaços coletivos do trecho 3 da Orla do Guaíba. Agora, além do site, é possível reservar uma quadra pelo App 156+POA. A ferramenta está liberada, por enquanto, apenas para sistema Android. São 29 quadras de esporte: uma poliesportiva, uma de basquete, uma de patinação, uma de tênis, três de beach tennis, quatro de futebol infantil, seis de futebol, sete com grama sintética e 12 de areia para vôlei de praia, beach tennis e futevôlei. Basta baixar o aplicativo nas lojas oficiais para Android, fazer login diretamente no 156+POA pelas opções dadas na tela do AcessoPoa. O agendamento também pode ser feito pelo site agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br.

WHATSAPP DA SAÚDE - As equipes das unidades de saúde de Porto Alegre passam a contar com a comunicação via WhatsApp para interagir com a população. Os 132 serviços receberam aparelhos celulares com o aplicativo e farão listas de transmissão com o contato dos pacientes, além de prestar informações. O atendimento é exclusivo para moradores da Capital com vínculo aos serviços. As dúvidas serão respondidas em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Para ter acesso a informações de sua unidade de saúde, adicione o WhatsApp correspondente e envie uma mensagem informando nome completo e endereço. Confira o contato de sua unidade de saúde aqui.

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes