Previsão de pautas: sábado, 28, e domingo, 29 de novembro

28/11/2020 08:22

LIMPEZA URBANA - Uma nova operação especial será feita pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para garantir a limpeza das ruas de Porto Alegre neste domingo, 29, data do segundo turno das eleições para prefeito. A operação vai contar com a participação de aproximadamente 100 operários entre garis e motoristas em equipes itinerantes que farão a limpeza e varrição em todas as seções eleitorais. Em virtude da necessidade de distanciamento social, nesta eleição as equipes atuarão apenas a partir das 16h, próximo do horário final do pleito, às 17h. A expectativa é de que os serviços se encerrem em torno de 20h de domingo. Os serviços que não puderem ser concluídos terão continuidade na segunda-feira, 30.

PASSE LIVREA prefeitura informa que, além do passe livre neste domingo, 29, o transporte coletivo da Capital terá um acréscimo de viagens para atender à demanda da população neste segundo turno das eleições municipais. A operação representa uma oferta superior de 74%, em comparação ao número de viagens ofertadas atualmente aos domingos, e um total de 5.266 viagens. A operação será praticamente a mesma realizada no primeiro turno, com exceção da linha Alameda que ganhará novas viagens com a ativação da linha 347.8 Alameda Eleições com saída do bairro até o terminal Azenha. Além disso, o atendimento aos bairros Cavalhada, Tristeza e Camaquã se dará pela nova linha 189 P. Réus Liberal e pela linha 173 Camaquã.

TRANSPORTE COLETIVO - A  Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa novas mudanças na oferta de viagens do transporte coletivo da Capital para melhor atender os usuários. A partir deste sábado, 28, as linhas 624, 632 e T12A terão ampliação em sua oferta aos sábados, com mais viagens e horários. Já a partir de segunda-feira, 30, as linhas 268, 762, 862 e T7 também terão ampliação em sua oferta de dias úteis, enquanto as linhas 2731 e 2733 terão adequação em suas tabelas horárias. As tabelas atualizadas estão disponíveis no site da EPTC. A localização em tempo real e características do veículo podem ser consultadas na função GPS do aplicativo TRI.

AÇORIANOS DE MÚSICA - A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Açorianos de Música em formato virtual pela primeira vez. A solenidade estava prevista para o mês de abril, mas precisou ser adiada em consequência da pandemia de Covid-19. Com o tema Cidade da Música, o evento ocorrerá neste sábado, 28, às 20h, no palco do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sem presença de público e com transmissão ao vivo pela TVE, pelo canal da UFRGS TV no YouTube e na página da Coordenação de Música da SMC no Facebook. No evento serão anunciados os álbuns, compositores, intérpretes e instrumentistas vencedores nas categorias Música Regional, Música Popular Brasileira, Música Erudita, Música Instrumental e Música Pop. Também serão entregues os prêmios de Homenageado do Ano, Espetáculo do Ano, DVD do Ano, Arranjador, Projeto Gráfico, Melhor Álbum Infantil, Produtor Musical e Álbum do Ano e Revelação do Ano. Os premiados participarão da solenidade por meio de videochamada.

CAPITÓLIO - Para celebrar o 50º aniversário de lançamento de Um é pouco, dois é bom, de Odilon Lopez, a Cinemateca Capitólio preparou diversas atividades especiais. A programação se estende até 5 de dezembro, quando é atração no evento Noite dos Museus. Um dos destaques é a disponibilização de uma rara entrevista concedida por Odilon Lopez à Giba Assis Brasil, em outubro de 1995. A entrevista integra a série Persona Grata, projeto de memória oral concebido pela Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS), em parceria com a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), hoje Coordenação de Cinema e Audiovisual. O vídeo está disponível no canal do YouTube do Capitólio. Saiba mais.

OPERAÇÃO PAPAI NOEL - Prossegue até 31 de dezembro a Operação Papai Noel, uma ação de fiscalização integrada entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a Guarda Municipal e a Brigada Militar. Os fiscais atuarão em conjunto em regiões de concentração da atividade ambulante informal, como Centro Histórico, avenidas Assis Brasil, Protásio Alves, Osvaldo Aranha, entre outras. A operação visa a coibir a comercialização de produtos ilegais e sem procedência, que colocam em risco a saúde dos consumidores e impactam as atividades do comércio legalizado.

EDUCAÇÃO INFANTIL - O período de inscrições para a educação infantil das redes municipal e comunitária de ensino vai até o dia 4 de dezembro. A novidade deste ano é que o processo será feito on-line em um site criado para este fim e que estará disponível a partir de segunda. Não haverá inscrições presenciais. A rematrícula dos alunos atuais será automática. Cada pai ou responsável pode inscrever o filho em até três escolas próximas de sua residência, sendo uma estatal e duas comunitárias. O resultado da inscrição deve ser impresso ou salvo quando o processo estiver finalizado. Não será possível editar a inscrição depois de concluída. Se houver necessidade de comprovação de documentos, o sistema exibirá as opções de agendamento. Os responsáveis que desejam transferir alunos para outras escolas também devem realizar a inscrição. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro.

CARTÃO TRI SOCIAL - A Prefeitura de Porto Alegre está distribuindo o Cartão TRI Social, que permitirá a 51.519 mil famílias em situação de vulnerabilidade social fazer 44 viagens mensais no transporte coletivo da cidade gratuitamente até o término do crédito. Cada pessoa receberá em torno de R$ 700 em viagens, com recarga automática. A medida é possível graças ao acordo firmado em setembro entre o Executivo Municipal e os consórcios de ônibus da cidade. O TRI Social vai beneficiar famílias com renda de até R$ 89 por pessoa, atualizados no CadÚnico até 10 de outubro de 2020. Os primeiros favorecidos serão as pessoas nascidas em janeiro. Para obter o auxílio, é necessário fazer parte do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais, do governo federal) e receber o Cartão Social (benefício criado pela prefeitura para famílias de baixa renda durante a pandemia e que integra o Plano Emergencial de Proteção Social – Covid-19). Saiba mais.

DRENAGEM E TRÂNSITO - A rua Dr. Freire Alemão, no bairro Mont Serrat, está bloqueada para manutenção da rede de drenagem. A ação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ocorre entre os números 366 e 372, próximo à rua Tenente Coronel Fabrício Pillar. Serão substituídos cerca de 26 metros da tubulação de um metro de diâmetro e construídos um novo poço de visitas (ponto de acesso à rede) e duas bocas de lobo. A rede danificada acarretou em um grande buraco sobre a rede existente, gerando risco de queda para veículos e pedestres. A previsão é de que os serviços prossigam até a metade de dezembro, a depender das condições técnicas e climáticas.  Em razão dos trabalhos, o trecho entre as ruas Eudoro Berlink e Ten. Cel. Fabricio Pilar terá acesso somente local para moradores, sem interferência no transporte público da região.

UNIVERSIDADE ABERTA - A Prefeitura de Porto Alegre abriu processo interno para seleção de professores da rede municipal de educação para a coordenação dos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mantidos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Os professores especialistas em educação atuarão nesses polos, localizados nas escolas municipais de Educação Básica (Emeb) Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, e de Ensino Médio (Emem) Emílio Meyer, no bairro Medianeira. Os coordenadores receberão bolsa de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os interessados devem enviar a ficha de inscrição, uma carta de apresentação e a documentação exigida para o e-mail pedagogico.poa@educar.poa.br, no período de 25 de novembro até 4 de dezembro de 2020. O resultado preliminar será publicado no Dopa até o dia 10 de dezembro e, posteriormente, ocorrerá o período de recursos com a divulgação final dos resultados em 17 de dezembro de 2020. A ficha de inscrição está disponível aqui.

FAIXA EXCLUSIVA - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) iniciou a operação de nova faixa exclusiva e ciclovia nos bairros Auxiliadora e Moinhos de Vento para a priorização do transporte coletivo e da mobilidade ativa na Capital. A medida amplia para 35,8 quilômetros de faixas azuis, de uso exclusivo do transporte público nos horários de pico, que, junto aos 56,3 quilômetros de corredores de ônibus, contribuem para a regularidade das operações e mais agilidade nas viagens na Capital. A partir da esquina da rua Carlos von Koseritz, bairro Auxiliadora, um trajeto de 2.400 metros foi sinalizado com a faixa exclusiva na avenida Plínio Brasil Milano, sentido bairro-Centro, e segue por toda a rua 24 de Outubro, no Moinhos de Vento, até a Praça Júlio de Castilhos, próximo à rua Ramiro Barcelos. No horário entre 6h e 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, o uso do trecho demarcado com a faixa azul será prioritário para o transporte coletivo, seletivo e táxis.

MERCADO PÚBLICO - Suspensas por causa da pandemia de coronavírus, as tradicionais feiras do Mercado Público estão retomando as suas atividades. As exposições temáticas, de artesanato, de gibis, de discos de vinil e de antiguidades acontecerão conforme a programação divulgada. Com o apoio da equipe de Fomento ao Artesanato da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), elas ocorrem das 9h às 17h, de segunda a sábado, no térreo do Mercado. Além de seguir os protocolos recomendados pelo decreto vigente, incluindo o espaçamento de cinco metros entre as bancas, os produtos adquiridos pelo consumidor serão previamente higienizados como forma de reforçar a segurança sanitária. Veja aqui a programação.

FEIRA DO PÊSSEGO - A Feira do Pêssego de Porto Alegre, localizada na Praça XV, no Centro Histórico, segue até o dia 3 de dezembro, de segunda a sábado, das 9h às 17h. Com seis bancas, a venda de pêssegos e outros produtos substituirá a tradicional Festa do Pêssego, que teve sua 36ª edição suspensa em função da pandemia. A previsão de retorno é para 2021. Com a adoção dos protocolos sanitários previstos para as feiras, como o distanciamento mínimo de cinco metros entre as bancas, os produtores esperam comercializar em torno de 25 toneladas de frutas. Além do pêssego, os consumidores encontrarão no local ameixa, flores secas, vagem, beterraba, butiá, tomate cereja, caqui, nectarina, acerola, melão, uvas, sorvete de pêssego e de morango, entre outros produtos.

PINTURA - A Coordenação de Artes Plásticas (CAP) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) apresenta a exposição Judith Fortes: 70 anos depois. A mostra está aberta para visitação na Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu, 10 – Paço dos Açorianos - Centro Histórico), de segundas as sextas-feiras, das 13h30 às 17h, até o dia 26 de fevereiro de 2021. A exposição também pode ser conferida pelas redes sociais da CAP: FacebookInstagram e site. A mostra reúne pinturas da artista Judith Fortes, pesquisadora de arte e feminismo, em especial no âmbito da história rio-grandense. A jornalista Rosane Vargas realizou um trabalho de prospecção de dados biográficos e levantamento de obras, documentos e depoimentos sobre esta pioneira na profissão de artista plástica.

SEGURO-DESEMPREGO - O Sine Municipal oferece serviço de agendamento eletrônico para encaminhamento do seguro-desemprego. Os interessados podem acessar aqui. O objetivo é reduzir as filas na unidade e evitar a exposição neste período de pandemia pelo coronavírus. O atendimento presencial seguirá sendo realizado normalmente. Trata-se apenas de mais uma opção para evitar a formação de filas ou a ida até a unidade, diminuindo o risco de contágio pelo coronavírus. A sede do Sine Municipal funciona entre as 8h e 17h, na avenida Sepúlveda, esquina com a avenida Mauá, no Centro Histórico.

TEATRO ESCOLAR - O festival de teatro para crianças e adolescentes, Porto Inclusão Alegre, oferece ações educacionais on-line para alunos de quatro escolas da rede pública da Capital até 26 de novembro. O projeto chega à sua quinta edição reunindo oficinas e contações de histórias, com atividades traduzidas e interpretadas também na língua brasileira de sinais (Libras). As quatro escolas participantes recebem as oficinas virtuais realizadas pelos professores Vika Schabbach, Thiago Pirajira, Janaína Pelizzon, Rita Spier e Bathista Freire. Eles ministrarão aulas diárias on-line a professores e estudantes. Essa imersão nas artes cênicas e na realidade de cada bairro onde as escolas estão inseridas é a base para as performances que os estudantes apresentarão, também virtualmente, entre 23 e 26 de novembro.

COVID-19 - A Prefeitura de Porto Alegre alterou os critérios para testes de detecção de Covid-19. Agora, a presença de apenas um sintoma compatível com a doença provocada pelo novo coronavírus e o contato por uma hora no mesmo ambiente de trabalho (anteriormente, o mínimo era de quatro horas) com pessoa que teve resultado positivo em exame PCR – mesmo assintomática – justificam a realização do teste. Há indicação para realização de testes (o tipo varia de acordo com os critérios estabelecidos pela SMS) para todas as pessoas sintomáticas, familiares assintomáticos de casos positivos e para quem teve contato com infectados no ambiente de trabalho. Quem teve contato com casos positivos, sem sintomas, deve procurar sua unidade de saúde de referência e informar o CPF da pessoa positiva para Covid-19. No atendimento, o paciente será orientado em relação ao prazo para fazer o teste rápido. O mesmo procedimento é indicado para pessoas que tiveram contato com casos positivos em ambiente de trabalho.

CARTÃO SOCIAL - O Cartão Social do Programa Municipal Temporário de Transferência de Renda terá o prazo prorrogado até janeiro de 2021. O auxílio, criado inicialmente para três meses - agosto, setembro e outubro/20, terá mais três pagamentos (novembro, dezembro e janeiro/21). Entrará automaticamente no cartão com o mesmo valor já recebido nos meses anteriores. As parcelas serão pagas na segunda quinzena de cada mês (dia 17). As famílias podem conferir neste link prefeitura.poa.br/protecao-social se têm direito ao auxílio. Em caso positivo, o site informa o valor a receber. A data limite para retirada do cartão será 16 de novembro, na sede da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), na avenida Ipiranga, 310, andar térreo, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 156.

PINACOTECA - A Coordenação de Artes Plásticas (CAP) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) apresenta a mostra Arte + Biografia – Tibério no Plural. A exposição marca o retorno das atividades da Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu, 10 – Paço dos Açorianos, Centro Histórico) e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h, até 26 de fevereiro de 2021. Também poderá ser conferida virtualmente através do Facebook da CAP. Alguns nomes fundamentais para compreensão da história da arte moderna ainda permanecem completamente desconhecidos do grande público. É o caso de Wilson Tibério (1916-2005), pintor negro de origem humilde que desenvolveu uma trajetória com marcantes passagens pelo Rio de Janeiro, Paris e por diversos países do continente africano.

PRAÇA - A Praça Armelindo Lima, em Belém Novo, está parcialmente fechada para o público. O espaço está sendo usado como canteiro de obras do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado. Após a conclusão dos trabalhos, a praça será revitalizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A escolha técnica pela praça foi devido à proximidade com o leito do Guaíba, onde serão instaladas as tubulações de pead (polietileno de alta densidade) de 1,20 m de diâmetro, integrantes da adutora de captação subaquática de água bruta.

PROFESSORES - A Prefeitura de Porto Alegre publicou o edital para concursos públicos 629 a 636 para o cargo de professor nas áreas de Ciências Químicas, Físicas e Biológicas, Educação Física, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Artes, História e Língua Inglesa. A realização será da Fundação La Salle. As inscrições estarão abertas até 9 de dezembro. A previsão é de uma vaga para cada cargo, mais formação de cadastro reserva. Os candidatos com inscrição homologada nos concursos públicos 605 a 612 – Professor – Áreas do Conhecimento, suspensos em março e cancelados pelo edital 82/2020, não terão sua inscrição e pagamento aproveitados no novo edital. Caso tenham interesse em participar dos novos concursos, deverão realizar novo procedimento de inscrição e o pagamento da taxa.   

TARIFA DA LOTAÇÃO - A passagem do sistema de transporte seletivo por lotação da Capital baixou de R$ 6,60 para R$ 6,40. A redução está publicada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A alteração tem base na Lei Municipal 9.229/2003, que determina que a tarifa do serviço seletivo de lotação será reajustada simultaneamente à do serviço convencional e deverá ser fixada entre os limites de 1,4  e 1,5 vezes a do ônibus.

PASSAGEM DE ÔNIBUS - A passagem de ônibus em Porto Alegre foi reduzida em R$ 0,15, passando de R$ 4,70 para R$ 4,55. A redução está publicada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) aprovou por unanimidade a proposta. A medida foi possível devido à aprovação da nova lei de autoria da prefeitura que extinguiu a remuneração pelo custo do gerenciamento da Câmara de Compensação Tarifária (CCT). Votada somente em setembro, a extinção foi um dos projetos enviados à Câmara Municipal em 27 de janeiro de 2020, dentro de um pacote de propostas para reduzir o valor da passagem.

CRISTÓVÃO COLOMBO - A avenida Cristóvão Colombo, próximo ao número 1.271, está com parte da via e passeio bloqueados, no sentido Centro-bairro, para ações de manutenção da rede de drenagem da água das chuvas. Ao menos 115 metros de tubulação de 30 centímetros de diâmetro, além de quatro poços de visita (pontos de acesso à rede) e seis bocas de lobo serão reconstruídos próximo ao número 1.271, entre as ruas Hoffmann e Sete de Abril, no bairro Floresta. A ação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deverá estar concluída no final de novembro, a depender das condições técnicas e climáticas.

ARRECADAÇÃO FISCAL - A Procuradoria-Geral do Município (PGM) informa que o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF), que funciona junto ao Foro Central de Porto Alegre, retoma parcialmente o atendimento presencial. O posto estará aberto das 13h às 19h, e os contribuintes que desejarem ser atendidos presencialmente deverão realizar o agendamento prévio por e-mail, telefone ou WhatsApp. Para o atendimento presencial, será exigida a utilização de máscara e álcool gel. O atendimento pelos meios virtuais serão mantidos.  O atendimento presencial no PAF foi suspenso em março deste ano, em virtude da pandemia de Covid-19. No posto, são realizados procedimentos de quitação ou parcelamento de dívidas tributárias e não tributárias judicializadas.

ALVARÁS - Casas de eventos privadas e similares (com alvará específico) interessadas em credenciar seus espaços para atividades voltadas a públicos superiores a 250 pessoas poderão fazer o requerimento pelo e-mail salaempreendedor@portoalegre.rs.gov.br. Os pedidos de adequação de alvará serão analisados pela equipe técnica da prefeitura, e os espaços poderão ser liberados mediante atendimento dos protocolos, a partir de 16 de novembro. A permissão foi publicada no Decreto 20.763. O dispositivo prevê que as atividades em teatros, auditórios, casas de espetáculos e casas de shows com capacidade superior a 250 pessoas ficam autorizadas mediante protocolos específicos, previamente aprovados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

ESTACIONAMENTO DA ORLA - O novo estacionamento do trecho 3 da Orla está aberto para a população. Ao todo, são 150 vagas de um estacionamento público que poderá ser utilizado sem cobranças e com reserva de 14 vagas para pessoas com deficiência, gestantes e idosos. O Monumento Mãos Amarradas foi preservado no mesmo espaço. Com 55% das obras já prontas, o trecho 3 da Orla vai contar com a maior pista de skate da América Latina, já 75% concluída. Já foram realizados também serviços de fundações, sinalização provisória, terraplanagem, enrocamento (pedras para proteção contra erosão junto à água) e contenções de gabião (caixas em malha de aço preenchidas por pedras).

ESPORTES - Quatro unidades esportivas vinculadas à Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) voltaram a oferecer aulas presenciais. Com prioridade para atividades ao ar livre, nesta primeira etapa o Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima), o Centro Comunitário Vila Ingá (Cevi) e o Ginário Tesourinha atendem apenas os alunos que já estavam inscritos e frequentavam as aulas. No Parque Tenístico José Montaury (avenida 24 de Outubro, 211), as quadras de tênis e beach tenis podem ser usadas, por ordem de chegada, das 7h às 19h. Todos os protocolos de segurança para a prevenção ao coronavírus são seguidos. As outras unidades estão em processo de adaptação para a retomada, de acordo com as regras necessárias.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Porto Alegre inicia uma nova fase para a substituição da iluminação pública da cidade, com a concessionária IP Sul assumindo o comando das operações. Para agilizar o atendimento à população, a empresa  lançará novos canais de comunicação, como um número gratuito de telefone 0800. O número 0800 000 1740 ficará ativo para se somar aos canais já existentes da prefeitura. Será possível encaminhar solicitações de manutenção e reparos, instalações, informações, reclamações ou receber retorno sobre pedidos pendentes.  Além do novo 0800, os porto-alegrenses poderão continuar solicitando assistência pelo número 156, em atendimento que poderá ser tarifado conforme cada operadora. A ligação do 156 será redirecionada para o atendimento da IP Sul quando o usuário escolher a opção de número 8.

AVENIDA JOÃO PESSOA - Em razão do andamento dos serviços de pavimentação no corredor de ônibus da avenida João Pessoa, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa bloqueio no cruzamento da avenida Venâncio Aires com avenida João Pessoa, na Cidade Baixa, no sentido Cidade Baixa-Hospital de Pronto Socorro (HPS). Os motoristas que trafegam pela avenida Venâncio Aires e desejam cruzar a João Pessoa em direção à avenida Osvaldo Aranha, a partir do Menino Deus, devem fazer o desvio pela rua José do Patrocínio e seguir pela rua Dr. Sebastião Leão para se dirigir até a João Pessoa, e, a seguir, entrar à esquerda para em seguida retornar à Venâncio Aires, à direita, e prosseguir em direção ao HPS. Quem continuar pela Venâncio, até a João Pessoa, será obrigado converter à direita em direção à Azenha. Saiba mais.

TRINCHEIRA DA CRISTÓVÃO - Com a liberação do fluxo de veículos na trincheira da avenida Cristóvão Colombo e a desmobilização do desvio de trânsito, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa as alterações na região. As principais mudanças serão no sentido de circulação das ruas que cruzam a Perimetral e retirada de semáforos. O aplicativo Waze será atualizado com as informações oficiais da EPTC. Veja aqui as mudanças.

AVENIDA DO FORTE - Em razão do avanço dos serviços da obra linear D5 da Macrodrenagem do Arroio Areia, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa bloqueio na avenida do Forte e alterações no trânsito na região do bairro Vila Ipiranga.. Os veículos que circulam pela av. do Forte, no sentido Norte-Sul, a partir da av. Assis Brasil, devem fazer o desvio pela rua Sapé até a av. Francisco Trein e, a seguir, entrar à esquerda na av. Dr. João Simplício Alves de Carvalho para retornar à av. do Forte e seguir em direção à av. Saturnino de Brito. O sentido oposto da av. do Forte, Sul-Norte, manterá seu trajeto normal, sem alteração. Toda a operação está sinalizada com indicações sobre os desvios e ajustes podem ser feitos conforme o avanço dos trabalhos.

SALA DO EMPREENDEDOR - A Sala do Empreendedor retomou os atendimentos presenciais mediante agendamento prévio pelo site. Os serviços para esclarecimentos de dúvidas e processos relacionados à abertura de empresas serão prestados presencialmente nas terças e quintas-feiras, com horários disponíveis das 10h às 15h30. O órgão, integrado com a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JuciRS), está funcionando na avenida Julio de Castilhos, nº 120. No local, os empreendedores podem acessar, em um só lugar, todos os serviços necessários para abrir um negócio, tais como obter CNPJ, alvarás e análises de viabilidade econômica. O novo espaço, inaugurado em agosto, foi projetado pelo Sebrae RS, que também é responsável pela capacitação técnica dos profissionais que atendem os empreendedores.

LOJA DA FAZENDA - A Loja de Atendimento da Fazenda retornou ao atendimento presencial, em sua sede na Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, Centro Histórico. Os atendimentos serão realizados das 9h às 16h de segunda à sexta-feira, sem fechar ao meio-dia. Devido às medidas de contenção de fluxo de pessoas para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus, apenas parte da equipe estará disponível para a realização dos atendimentos, pois haverá revezamento entre os atendentes para as requisições presenciais e aquelas recebidas pelos canais de atendimento remoto.

SONEGAÇÃO FISCAL - As pessoas que quiserem denunciar sonegação fiscal, não emissão de nota e fraude em impostos municipais (IPTU, ITBI e ISSQN) agora podem fazer isso pela internet, com anonimato garantido. A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) oferece um novo canal exclusivo para receber essas informações, no portal servicos.procempa.com.br, escolhendo a opção SMF/Geral/ Denúncias. Não é preciso fornecer dados pessoais, mas apenas alguns dados sobre o denunciado e a infração cometida.

CAMPANHA DO BRINQUEDO - A Campanha do Brinquedo 2020 de Porto Alegre vai até o dia 25 de dezembro, com a meta de arrecadar 30 mil doações. Bonecas, carrinhos, jogos, brinquedos pedagógicos, entre outros, serão entregues para as crianças em situação de vulnerabilidade social no dia 12 de outubro e depois nas ações de Natal da prefeitura. A campanha tem o apoio do Sindilojas POA e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Porto Alegre. Até o momento, conta com nove parceiros e 15 pontos de coleta. Serão beneficiadas as crianças e adolescentes acolhidos pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e as atendidas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos das instituições parceiras. Brinquedotecas de creches e escolas infantis municipais também receberão brinquedos. Veja aqui os pontos de coleta.

MAPA COVID-19 - Para apresentar com maior transparência os números da infecção pelo novo coronavírus e apoiar ações de combate ao avanço da pandemia na cidade de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde, pelo Observatório da Vigilância, lançou novos mapas com a localização dos casos de Covid-19 no município. Além de um mapa geral do território, são oferecidos outros 94 mapas, por bairros, com o intuito de apresentar uma análise espacial dos casos positivos na cidade. Na coleção de mapas dos bairros, são apresentadas informações como população, total de casos acumulado, histórico de casos nas últimas três semanas, semana de referência, taxa por 1.000 habitantes e localizador do bairro no município. O mapa geral de Porto Alegre também traz dados da semana de referência, total de casos geolocalizados, população do município e dos bairros (com o total de casos em cada bairro) e taxa de incidência por 100.000 habitantes. A atualização dos mapas será semanal.

EPTC ON-LINE - Em razão da pandemia pelo coronavírus, o atendimento presencial da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) seguirá suspenso até o dia 15 de dezembro, conforme Decreto número 20.726. Para evitar a exposição ao vírus e também manter o suporte à população, a EPTC mantém os serviços on-line disponibilizados através do site da empresa. Serão prorrogados por mais 90 dias - contados a partir de16 de setembro -, os prazos de validade da vistoria periódica, do alvará de tráfego dos veículos de todos os modais do transporte remunerado de passageiros e da Identidade de Condutor do Transporte Público (ICTP).  Sobre o Cartão TRI, ficam prorrogados até 15 de dezembro os prazos de validade da credencial de isenção no transporte coletivo para pessoas com deficiência e do recadastramento dos idosos com idade entre 60 e 65 anos que já possuíam o benefício da isenção da tarifa até a data da publicação da Lei nº 12 503, de 18 de janeiro de 2019.

PRONTUÁRIO CIDADÃO - A prefeitura lançou o Prontuário do Cidadão, funcionalidade que possibilita agendar consultas médicas pelo aplicativo #EuFaçoPOA. A ferramenta, criada pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), irá aos dar acesso aos principais serviços de saúde prestados pelo Município. Pela ferramenta será possível, por exemplo, agendar consultas para unidades de saúde, ver resultados de exames de imagem e laboratoriais, acompanhar a validade de medicamentos recebidos e ter acesso a boletins médicos de internações hospitalares. Já está disponível o agendamento de consultas para o turno estendido (para toda população) e para o turno diurno de seis unidades: 1º de Maio, Ernesto Araújo, Lomba do Pinheiro, Nossa Senhora de Belém, Osmar Freitas e São Carlos. A implantação completa deve ser realizada até o final do ano.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs)  interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo,  isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br  A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

FAZENDA - Os contribuintes da Capital já têm a opção pagar de forma on-line  todos os tributos e débitos não tributários inscritos em dívida ativa. Pela nova ferramenta disponibilizada pela prefeitura, o próprio devedor poderá parcelar seus débitos em até 36 vezes no site parcelamento.procempa.com.br, respeitadas as regras de parcela mínima dispostas na legislação. Antes esse tipo de negociação só era possivel presencialmente. O novo serviço faz parte da migração para o atendimento digital que a Secretaria Municipal da Fazenda vem realizando. As dívidas em execução fiscal não podem ser parceladas por essa nova ferramenta, e nesses casos deve ser acionado o Posto de Atendimento Fiscal da Procuradoria-Geral do Município neste link. selecionando o serviço "parcelamento de débitos em cobrança judicial".

LEITOS HOSPITALARES - A Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza um painel específico na internet sobre ocupação de leitos hospitalares das redes pública e privada do município. Diante do cenário de iminência de lotação de Unidades de Terapia Intensiva SUS e privadas, a Secretaria Municipal de Saúde apresenta o dashboard com atualização diária de dados de 17 hospitais que prestam atendimento a adultos e sete que atendem pediatria.

CONECTA CIDADÃO - A Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza novo canal de atendimento aos usuários dos serviços públicos. É o Conecta Cidadão 156Web, que permite registrar demandas e acompanhar seu andamento por meio do site da Central do Cidadão, sem a necessidade de fazer uma ligação telefônica ou deslocar-se até os órgãos municipais. No mesmo ambiente é oferecido um espaço de bate-papo on-line (LiveChat), possibilitando ao cidadão conversar com um operador, solucionar dúvidas ou consultar informações a respeito do serviço buscado. Desenvolvido pela Secretaria de Transparência e Controladoria (SMTC) e a Procempa, o Conecta Cidadão 156Web tem atendimento gratuito, com funcionamento 24 horas nos sete dias da semana. Para utilizar o novo canal basta acessar a página do Conecta Cidadão 156Web, onde, após fazer um cadastro de identificação, o usuário é imediatamente redirecionado ao formulário de solicitação do serviço municipal e ao LiveChat.

TRANSPARÊNCIA - Acompanhar a situação da pandemia de Covid-19 ficou mais fácil com o ingresso de novas informações na plataforma de transparência dos dados sobre o novo coronavírus da Prefeitura de Porto Alegre. Os cidadãos podem consultar os números e gráficos referentes à evolução detalhada dos casos da doença. A ferramenta foi desenvolvida em parceria entre as secretarias municipais de Transparência e Controladoria e da Saúde. Os Painéis Transparência Covid-19 revelam o percentual de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da rede pública e privada - pacientes adultos, pediátricos e de serviços especializados.

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS - Em razão do aumento da renegociação de dívidas em contato direto com os contribuintes pelo WhatsApp, a prefeitura ampliou esse tipo de serviço on-line. Agora, o suporte é feito pela Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), pela Divisão de Arrecadação da SMF e pelo Posto de Arrecadação Fiscal da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que oferecem inclusive o parcelamento de créditos em cobrança judicial. O fornecimento de guias também ganha mais agilidade, sem a necessidade de aguardar o envio pelos Correios, o que evita deslocamentos durante o período de distanciamento social devido à pandemia de coronavírus. Para usar a ferramenta, o contribuinte deve cadastrar o número (51) 99348-9424 ou acessar o link na internet, escolhendo o serviço desejado.

CHATBOT - Diante da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza o chatbot “CoviBot POA” para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19. A ferramenta de experiência interativa virtual, com perguntas e respostas previamente programadas, foi criada em parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Procempa e a empresa 4ALL - com a qual foi firmado um termo de cooperação técnica. O chatbot está disponível no site da prefeitura e usa como base dados do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde do Estado e do Município para tratar temas como transmissão, sintomas causados pelo vírus, entre outros tópicos. Para a consulta, basta acessar o ícone do médico no canto inferior direito da página. A plataforma também está sendo utilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul para orientar a população.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

BOLETIM COVID-19 - A Prefeitura de Porto Alegre faz a divulgação diária do Boletim Covid-19, em função da declaração de transmissão comunitária da doença na cidade, atualizando o número de casos na cidade. Os boletins serão lançados diariamente, no turno da noite, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O informativo apresenta orientações para profissionais de saúde, incluindo critérios para a coleta de exames e emissão de atestados médicos, resumo das medidas adotadas pela prefeitura e na cidade, além de um anexo com informações sobre os casos positivos de Covid-19, com sexo e idade dos pacientes e data e fonte da notificação à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Acesse a íntegra do boletim

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes