Previsão de pautas: sábado, 4, e domingo, 5 de maio
SAÚDE - Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se somam aos esforços dos demais órgãos da prefeitura no atendimento à população desabrigada junto aos abrigos provisórios neste final de semana. Unidades de saúde também abrem suas portas para servir de apoio aos prontos-atendimentos, em uma iniciativa que integra as ações da Operação Inverno de 2024 da Capital. Unidades móveis atuam em dois abrigos temporários organizados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) - no Centro Estadual de Treinamento (Cete), no Menino Deus), das 9h às 22h, e na Academia de Polícia Militar, na avenida Coronel Aparício Borges, 2001), das 9h às 18h. Saiba mais.
DOAÇÕES - Interessados em ajudar as vítimas da chuva podem levar suas doações em seis locais (confira aqui). Os itens mais necessitados são colchões e lençóis de solteiro, fronhas, produtos de higiene e limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho) água, copos plásticos e ração para cães e gatos. As doações serão encaminhadas para o depósito da Defesa Civil Municipal, localizado na rua La Plata, 693, que funciona 24 horas. A distribuição dos donativos será realizada pela Defesa Civil e Gabinete da Primeira-Dama.
LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza um mutirão de limpeza neste domingo, 5, nas proximidades do Complexo Cultural do Porto Seco, na rua Hermes de Souza esquina com a avenida Élvio Antônio Filipetto, no bairro Sarandi. Os locais costumam receber descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por oito garis e um fiscal, com o auxílio de oito caminhões e uma retroescavadeira, fará a limpeza dos focos de lixo. A programação pode ser cancelada em razão das condições climáticas.
FEIRAS - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) está monitorando os bairros em que são realizadas as feiras Modelo e Mercadão do Produtor neste fim de semana. No momento em que não houver condições de permanência ou de trafegabilidade em razão da elevação do Guaíba, as atividades serão suspensas imediatamente. Poderá haver desabastecimento em alguns segmentos da feira. Muitos produtores residem fora de Porto Alegre e, por isso, estão com dificuldades de acessar a Capital.
BRIQUE DA REDENÇÃO - Neste sábado, 4, e domingo, 5, não haverá Brique da Redenção. A decisão é da Comissão Deliberativa do Brique da Redenção e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A medida leva em consideração o decreto de estado de calamidade pública em razão das chuvas e da cheia do Guaíba que atingem a Capital.
EMPREENDEDORISMO - Em razão do estado de calamidade pública em Porto Alegre, a Secretaria Extraordinária de Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ) adiou o evento “Diálogos para o desenvolvimento econômico com impacto social - Uma oportunidade para novos conhecimentos e conexões”. Gratuita, mediante inscrição, a atividade seria realizada neste sábado, 4, no auditório da Unisenac (rua Cel. Genuíno, 130 - Centro Histórico). Uma nova data será divulgada nos próximos dias.
PLACAS - As equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recolheram placas de veículos perdidas durante a chuva que atinge Porto Alegre e, para auxiliar a população, guardaram as peças na sede da empresa, onde estão à disposição dos seus proprietários. Os interessados que perderam as suas placas podem consultar pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1), ou fone 118 a partir das 14h para saber se a sua identificação foi encontrada e retirar na rua João Neves da Fontoura, 7, Azenha, das 9h às 16h.
AÇÃO CLIMÁTICA - Está no ar até 22 de maio a Pesquisa de Opinião do Plano de Ação Climática (Plac) de Porto Alegre. Com o objetivo de colher sugestões dos cidadãos para estruturar novas medidas atenuantes aos efeitos das mudanças climáticas na cidade, a pesquisa dá continuidade ao processo de participação popular na elaboração do Plac. Para acessar, basta clicar no link e preencher o formulário. As contribuições obtidas serão expostas na reunião pública de apresentação do relatório preliminar do Plac, marcada para o dia 28 de maio. É possível inscrever-se para participar da reunião neste link.
CONTA DE ÁGUA - A prefeitura disponibilizou mais dois novos serviços no WhatsApp do 156. O cidadão agora pode realizar o autoatendimento pela plataforma e solicitar revisão e parcelamento das contas de água. Para utilizar o serviço basta salvar o número (51) 3433-0156 na agenda do celular e dar um “oi” no WhatsApp. Depois o usuário clica na opção “Água e Esgoto (Dmae)” e na sequência nos ícones Revisão ou Parcelamento.
EMPREENDEDORISMO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Extraordinária de Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ), abriu inscrições para o evento “Diálogos para o desenvolvimento econômico com impacto social - Uma oportunidade para novos conhecimentos e conexões”. A atividade é gratuita e ocorre no dia 4 de maio, das 8h30 às 16h30, no auditório da Unisenac (rua Cel. Genuíno, 130 - Centro Histórico). O espaço é limitado e o formulário para inscrições pode ser acessado aqui.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Estão abertas as inscrições para 328 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional na área de construção civil. A iniciativa ocorre por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado, dentro do projeto Qualificação RS. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as solicitações de inscrições podem ser feitas no link. O prazo final é 15 de maio, às 18h.
REMOÇÃO DE FIOS - As empresas interessadas em participar do credenciamento para o serviço de remoção de fios na Capital tem até as 18h do dia 16 de maio para encaminhar os documentos de habilitação e qualificação ao e-mail smp@portoalegre.rs.gov.br. Os documentos serão avaliados por uma comissão técnica julgadora. Após a publicação do resultado, será aberto prazo de dois dias para impugnação. A prefeitura publicou em 16 de abril, no Diário Oficial do Município de Porto Alegre (Dopa), edital de chamamento público para credenciamento de empresas interessadas na prestação de serviços de remoção e o correto descarte e destinação de fios de telecomunicações em desuso nos postes da rede de distribuição de energia de Porto Alegre.
Andrea Brasil