Previsão de pautas: segunda-feira, 11 de agosto

10/08/2025 13:12

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - A rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) ocorre até 12 de agosto. Durante a semana, os encontros são realizados a partir das 19h; nos sábados, o início é às 15h. Nesta segunda-feira, 11, serão debatidas as prioridades da Região 8 - Restinga, na Escola de Samba Estado Maior da Restinga (avenida João Antônio Silveira, esquina com avenida Vereador Milton Pozzolo de Oliveira, bairro Restinga). Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.  

PROCON NA COMUNIDADE - A primeira edição do Procon na Comunidade será nesta segunda-feira, 11, no Jardim Marabá, região Glória. O atendimento com a unidade móvel ocorre das 16h às 20h, na Associação dos Moradores (rua Canaã, 268). Haverá atendimento sobre a legislação dos direitos do consumidor, orientações, encaminhamentos, reclamações, denúncias e consulta a protocolos já abertos. Representantes da CEEE Equatorial estarão presentes. 

MANEJO DE ÁRVORES - As secretarias municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e de Serviços Urbanos (Smsurb) iniciam nesta segunda-feira, 11, uma ação de manejo em árvores na Praça Alfândega, no Centro Histórico. No local, serão plantadas 12 mudas de árvores nativas a fim de compensação dos manejos. Os trabalhos têm início pela manhã e são executados pelas equipes da SMSUrb, com acompanhamento de técnicos da Smamus. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o final de sexta-feira, dependendo das condições climáticas.

EMPREGOS - A partir desta segunda-feira, 11, o Sine Municipal disponibiliza 1.560 oportunidades de emprego. Destas, 46 são para pessoas com deficiência (PcD). O atendimento presencial ocorre em cinco locais, de segunda a sexta-feira.

PORTO DA EDUCAÇÃO - A programação do Diálogos do Porto da Educação terá continuidade com a professora de Educação Infantil e chefe do Serviço de Organização e Inovação Educacional da região galega da Espanha, Ángeles Abelleira Bardanca. A especialista estará em Porto Alegre no dia 13 de agosto, a partir das 18h30, no Teatro da Unisinos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita por este link. Voltado aos professores, gestores e demais profissionais da rede municipal de educação da Capital, o programa Diálogos do Porto da Educação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed). 

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza Campanha do Agasalho e do Alimento 2025, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de cama, agasalhos, calçados em bom estado, além de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para mais informações sobre pontos de coleta e formas de participação, acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre: prefeitura.poa.br/poaquecuida.

BANCO DE SANGUE - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) precisa de doações de sangue de todos os tipos. Para doar, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone (51) 3289-7658 (WhatsApp). O banco de sangue funciona das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, no segundo andar do HPS. O acesso é pela avenida Venâncio Aires, 1116, bairro Bom Fim. O local tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia. O material coletado é rigorosamente testado, e o processamento do sangue é feito no Hemocentro do Estado.

SARAMPO - Porto Alegre e outros 34 municípios gaúchos intensificam a vacinação contra o sarampo até 23 de setembro. A estratégia consiste em aplicar a chamada “dose zero” em bebês de seis meses a 11 meses, aumentar a vacinação da população não vacinada e revisar e atualizar a condição vacinal de pessoas que trabalham nas áreas da Saúde e da Educação. A dose zero será feita com a vacina dupla viral em bebês de seis a oito meses. Bebês de nove aos 11 meses de idade devem receber uma dose de tríplice viral. Para todas as outras faixas etárias, a aplicação será da vacina tríplice viral, que está disponível em todas as unidades de saúde. A oferta da dupla viral será em 32 locais de referência (veja aqui).

HPV - Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não têm registro de doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) poderão continuar se vacinando em qualquer unidade de saúde da Capital. A ampliação da faixa etária, inicialmente prevista até 31 de julho, foi prorrogada até dezembro deste ano. A vacina HPV quadrivalente (HPV4) protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, prevenindo as principais complicações causadas pelo vírus em homens e mulheres. Saiba mais

GRIPE - A vacina contra gripe (influenza) está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de Porto Alegre. A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos e mais. Em Porto Alegre, esses grupos prioritários somam 410.501 pessoas.

 

Gilmar Martins