Previsão de pautas: segunda-feira, 17 de maio

17/05/2021 08:29

PESSOAS COM COMORBIDADES - A prefeitura imuniza, nesta segunda-feira, 17, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 pessoas com comorbidades com 33 anos ou mais. O atendimento ocorre em 33 unidades de saúde, das 8h às 17h, na tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, no drive-thru da PUCRS e em 20 farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 9h às 17h. A vacinação continua para pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas com Síndrome de Down, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com HIV/Aids. É necessário apresentar comprovante de residência em Porto Alegre e documento de identidade com foto. Pessoas com comorbidades devem apresentar ainda original e cópia de um dos seguintes documentos: laudo médico, atestado, prescrição de medicamento ou exame.

CORONAVAC 2ª DOSE - Nesta segunda-feira, 17, a prefeitura amplia para pessoas com 65 anos a vacinação com a segunda dose da vacina Coronavac nos pontos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para aplicação da 2ª dose, é necessário levar documento com CPF e a carteira de vacinação Covid-19. A aplicação estará disponível na tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, das 9h às 17h, no drive-thru montado no estacionamento da PUCRS (9h às 17h) e em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h: Belém Novo, Álvaro Difini, Morro Santana, Santa Marta, Modelo, Santa Cecília, IAPI, Glória, Moab Caldas, Camaquã, São Carlos e Rubem Berta.

FARMÁCIAS PARCEIRAS - A partir desta segunda-feira, 17, as lojas de farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passarão a aplicar somente primeira dose de vacina contra Covid-19, e apenas para pessoas com comorbidades a partir de 33 anos. Não haverá oferta de segunda dose nas farmácias, mesmo para quem já recebeu a primeira dose nos locais. Os integrantes dos outros grupos que vinham sendo vacinados nas farmácias terão a vacinação suspensa – profissionais de saúde, trabalhadores de apoio de serviços de saúde e estudantes de cursos da área da saúde de nível técnico ou superior. Saiba mais.

EDUCAÇÃO - Nesta segunda-feira, 17, será a vez dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental retornarem às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre. No total, as escolas do município têm 14.519 alunos matriculados nessa faixa. A estratégia de distanciamento, apresentada ainda no mês de fevereiro, estabelece um revezamento das turmas, com a possibilidade de atendimento de 100% das crianças matriculadas em até cinco dias. O calendário, anunciado pela Smed em 30 de abril, prevê uma volta escalonada, por faixa escolar, a cada semana. Já retornaram os alunos da educação infantil (25.254) e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (6.090).

SISTEMA DE MONITORAMENTO - Porto Alegre e os demais municípios que integram a R10 (Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Alvorada e Glorinha) passam a seguir o que determina o decreto estadual 55.882, para  fins de monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia de Covid-19.. As regras estarão em vigor até a publicação de decreto municipal com os protocolos próprios de funcionamento de atividades. Em Porto Alegre, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento ao Coronavírus (Secovid) estuda o novo sistema apresentado pelo Estado e trabalha na elaboração dos documentos. As normas municipais seguirão o protocolo padrão obrigatório do Sistema 3As - Aviso, Alerta e Ação - e serão definidas a partir de amplo diálogo com os gestores e técnicos que integram a R10 e os diversos setores da sociedade. Os protocolos serão construídos para atender a realidade da Capital, com segurança sanitária e maior flexibilização para que a cidade possa retomar a atividade econômica e garantir emprego e renda da população.

ÁGUA - Nesta segunda-feira, 17, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae)  trabalha na avenida Juca Batista, altura do nº 2.900, esquina da rua Antônio Garcia da Costa, sentido bairro-Centro. O serviço é complexo, pois envolve adutoras de diâmetros 400mm e 350mm e a instalação de dois registros de água, em mais uma etapa da obra de implantação do novo Reservatório Cristiano Kraemer, na Zona Sul. O abastecimento fica interrompido, a partir das 9h, para a Aberta dos Morros e parte dos bairros Campo Novo, Espírito Santo, Hípica, Ipanema e Vila Nova. A normalização deve ocorrer na noite de segunda, podendo demorar mais nas partes altas e nas pontas de rede. Na sequência, serão retomados os serviços de recuperação do asfalto no local, pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).  Ainda nesta segunda, a partir das 9h, a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ebat Santa Rita 2 (av. Altos do Santa Rita, 13) terá um grupo motor-bomba substituído, como medida preventiva. O retorno da água tem a mesma previsão do serviço nas adutoras.

TRÂNSITO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa a abertura do prolongamento da rua Luiza Rocco, no bairro Teresópolis, a partir desta segunda-feira, 17. A via será estendida da rua São Joaquim até a avenida Teresópolis, em contrapartida do Grupo Zaffari, construtora Melnick Even e Hospital Moinhos de Vento em razão do novo polo gerador de tráfego na região, o Bourbon Shopping Teresópolis, com previsão de abertura nos próximos meses. Agentes de trânsito vão monitorar a região nos primeiros dias para orientação dos motoristas. A alteração cria uma alternativa para quem deseja fazer a ligação entre as avenidas Teresópolis e Oscar Pereira. Para a melhoria na mobilidade, com o objetivo de garantir a segurança de todos, foram implantados novos conjuntos semafóricos para a conversão em direção à nova via e para novas travessias de pedestres.

JOGOS OLÍMPICOS - A delegação gaúcha com 65 atletas e membros credenciados à participação nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos  de Tóquio, no Japão, será vacinada contra Covid-19 nesta segunda-feira, 17, na Policlínica Militar de Porto Alegre. O Ministério da Saúde emitiu Nota técnica (NT 600/2021), na qual a vacinação da delegação e credenciados aos jogos está incluída. A ação de imunização da comitiva brasileira ocorre desde quarta-feira, 12, em seis cidades: Fortaleza -CE; Belo Horizonte - MG; Rio de Janeiro - RJ; São Paulo - SP; Porto Alegre - RS; e Brasília - DF. A ação será operacionalizada pela Policlínica Militar. À Secretaria Municipal de Saúde (SMS) compete a disponibilização das doses de vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer, em atendimento à NT do Ministério da Saúde.

POA QUE DOA - Em apoio à Campanha do Agasalho e do Alimento 2021 - POA que Doa, coordenada pelo Gabinete do Prefeito, a Pizza Hut lança nesta segunda-feira, 17, a ação social “Pizza Solidária”, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis que serão destinados a comunidades carentes. A ação é uma parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e incentiva a doação de 1 kg de alimento não perecível em troca de 15% de desconto nos pedidos da pizza grande. As cinco unidades da pizzaria em Porto Alegre são pontos de coleta. A promoção vale também para os pedidos por tele-entrega pelo fone 4002-6565. O Sesc Mesa Brasil, parceiro da prefeitura no POA que Doa e responsável pelos alimentos na campanha, é quem irá recolher na Pizza Hut para depois repassar às famílias mais necessitadas.

DIA CONTRA A HOMOFOBIA - Dia 17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia. Para marcar a data a Coordenadoria de Diversidade Sexual e de Gênero, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS),  criou  ações em formato híbrido. Nesta segunda-feira, 17, das 9h às 13h30, na Esquina Democrática, será realizado um ato simbólico para esclarecer os direitos e ouvir as demandas de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, transgêneros, pessoas não binárias, entre outros. Será entregue uma cartilha, produzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul em parceria com a SMDS, com os canais para denúncias  e orientações em como agir em caso de homofobia. No local, também, haverá uma caixa de sugestões para que as pessoas coloquem suas propostas para promover uma cidade livre de homofobia e transfobia.

VEÍCULOS ESCOLARES - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) retoma, a partir desta segunda-feira, 17, a vistoria dos veículos escolares. Os motoristas devem seguir a data e apresentar o escolar conforme o prefixo. O cronograma número 3 está disponível em documento publicado neste link. Os 326 veículos que realizaram vistoria entre janeiro e março, devem seguir o cronograma, sem a necessidade de repetir a inspeção. As vistorias foram suspensas em razão da paralisação do serviço sem as aulas presenciais. Durante o período, a cobrança da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO) foi dispensada e a prefeitura prepara decreto para remissão da dívida durante o período.

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) inicia a semana com 239 vagas disponíveis para retirada de cartas para entrevista. A unidade atende das 8h às17h. O setor da saúde é o destaque na oferta de postos de trabalho. Há 20 vagas para enfermeiro, 12 para fisioterapeuta e 12 para ajudante de farmácia. Também há um bom número de vagas no setor de vendas. Veja aqui

CIDADE LIMPA - A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza, entre os dias 16 e 22 de maio, atividades em alusão à 16ª Semana Cidade Limpa em Porto Alegre. Nesta segunda-feira, 17, dentro da programação, será feita a retomada dos serviços de pintura de meio-fio na Capital. A largada será na Praça Revolução Farroupilha, em frente à Travessa Mário Cinco Paus, Centro Histórico. A partir das 9h, uma equipe de garis iniciará o serviço. 

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS - Nesta segunda-feira, 17, às 10h, está prevista a realização de audiência pública, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Porto Alegre, sobre a interligação de todos os canais de atendimento do município. A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) lançou em abril uma consulta pública para modernizar e qualificar os canais de comunicação entre a prefeitura e o cidadão. Durante a semana passada, a SMTC promoveu encontros virtuais com representantes de cidades inteligentes (smart cities), como Barcelona (ESP), São José dos Campos (SP) e Curitiba (PR), para conhecer com mais detalhes as soluções tecnológicas adotadas nesses municípios.

JARDIM DO DMAE - Em razão das medidas sanitárias impostas pela pandemia, o tradicional jardim do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi fechado ao público em janeiro, com a exigência de cumprimento de protocolos de segurança. A partir desta segunda-feira, 17, ensaios fotográficos e filmagens serão liberados, mediante autorização prévia, somente em dias de semana e no horário de funcionamento do jardim, desde que as medidas sanitárias exigidas como precaução sejam cumpridas e com a limitação de quatro pessoas. A autorização deve ser solicitada pelo e-mail comunicados@dmae.prefpoa.com.br. Na entrada, é aferida a temperatura, ofertado álcool gel e indicado o uso obrigatório de máscaras. O número de usuários também permanece restrito, não podendo exceder a capacidade de 40 pessoas. Piqueniques e outros eventos que promovem aglomerações continuam não autorizados.

SEMANA DA ENFERMAGEM - A Semana de Enfermagem do Hospital de Pronto Socorro (HPS) começa nesta segunda-feira, 17, com o tema práticas inovadoras e tecnologias de enfermagem no trauma. Com início às 14h, a programação vai abordar os desafios da emergência na próxima década e o Projeto Lean como ferramenta de gestão. Na terça-feira, 18, o evento ocorre das 9h às 12h, incluindo assuntos como ecografia, terapia por pressão negativa no trauma, tecnologia digital para atendimento ao paciente queimado e tecnologias utilizadas no bloco cirúrgico ligadas ao trauma.

GRIPE - Prossegue nesta segunda-feira, 17, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). Em Porto Alegre, o atendimento foi ampliado para 72 unidades de saúde. Nesta segunda fase, até 8 de junho, serão imunizados os idosos de 60 anos para cima e os professores. Quem recebeu a vacina contra Covid-19 recentemente deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias para fazer a vacina da gripe. As unidades seguem imunizando o público da primeira etapa - crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes e puérperas (que deram à luz recentemente), indígenas e trabalhadores da área de saúde. Na terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, a vacinação será para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

EMPREENDEDORISMO - O Sine Municipal, em parceria com o projeto Gerdau Transforma, disponibiliza vagas para curso on-line sobre  empreendedorismo. Desta vez o foco são os jovens. As inscrições podem ser feitas no link www.decolajovem.com.br.  É necessário informar no campo indicação: Sine Municipal de Porto Alegre. São 30 horas de treinamento durante as quais os jovens que estão começando no mercado de trabalho podem conhecer a opção do empreendedorismo. Os alunos vão  desenvolver o conceito de produto e serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O curso, totalmente gratuito, será realizado de 24 a 28 de maio, das 19h às 22h, pela plataforma do YouTube da Agência Besouro.

CURSO SUS - Estão abertas as inscrições para o curso “Imunização em Gestantes”, oferecido pela UNA-SUS – Universidade Aberta do SUS, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. O curso foi idealizado e é resultado prático do mestrado profissional de enfermagem da UFCSPA da enfermeira Bianca Ledur Monteiro, profissional da Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições podem ser feitas  até 1º de dezembro, neste link. O curso é dirigido a todos os profissionais e estudantes da área da saúde, realizado exclusivamente de forma on-line, gratuitamente. Será concedido certificado de conclusão ao participante que concluir as atividades avaliativas com no mínimo 70% de acertos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - Com o tema “POA que Doa”, a Prefeitura de Porto Alegre lançou a Campanha do Agasalho 2021. Neste ano, a ação quer estimular o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses em meio à pandemia da Covid-19 e também irá arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade. As doações serão recolhidas pela prefeitura em 12 pontos fixos de coleta espalhados pela cidade, e, em razão da Covid-19, seguirão todos os protocolos de cuidados e proteção estabelecidos nos decretos vigentes no enfrentamento da pandemia. Antes de irem para a Central de Triagem, na Travessa Pesqueiros, 39, passarão por uma quarentena de 72 horas no Ginásio Tesourinha. Lá, as peças doadas ficam guardadas e depois seguem para a triagem onde são separadas, embaladas e distribuídas. Saiba mais.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO - A prefeitura lançou uma consulta pública que prevê a modernização e otimização da comunicação e relacionamento com a população da cidade. O projeto faz parte da meta de aprimorar o atendimento ao cidadão, a cargo da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). Os documentos da consulta pública serão disponibilizados neste link. Sugestões e contribuições das pessoas interessadas em participar deverão ser encaminhadas até 18 de maio. Dúvidas poderão ser endereçadas ao e-mail centraldeservicos@portoalegre.rs.gov.br.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficiou 3.931 pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias

CULTURA - Está aberto o período de inscrições para os interessados na proponência de projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição é de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo, isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes