Previsão de pautas: segunda-feira, 23 de maio

23/05/2022 08:29

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais, nesta segunda-feira, 23. Também haverá aplicação de doses contra gripe e sarampo. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos irá ocorrer em 26 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 23 locais: no Shopping João Pessoa e em 22 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

TRANSPORTE COLETIVO 1 - A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa a ampliação de oferta na linha 343 Campus Ipiranga para 59 viagens no sentido bairro ao Centro e 61 viagens no Centro ao bairro, a partir desta segunda-feira,  23. A mudança é feita com base na análise da demanda de passageiros, que teve aumento nas últimas semanas,  e na retomada das aulas presenciais dos cursos regulares de graduação da UFRGS, prevista para o começo de junho. As tabelas horárias podem ser consultadas no site da EPTC, e a localização, em tempo real, pode ser acompanhada pela função GPS do aplicativo TRI (Cittamobi). Também será ampliada a tabela das linhas 353, 1493, 2601, 2602, 272, 281, R10, 659, B55 e B02.

TRANSPORTE COLETIVO 2 - Mais 15 linhas de ônibus foram autorizadas pela prefeitura a operar sem cobrador, a partir desta segunda-feira, 23. São elas: 173 – Camaquã, 244 -  Santa Teresa, 244.1 – Santa Teresa/Mariano de Mattos, 256 – Intendente Azevedo, 256.1 , Nazareth, 256.2 – Nazareth/Intendente, 433 – Vila Jardim, 349 – São Caetano/Sarmento Leite, 361 – Cefer, 432.1 – Carlos Gomes/Petropolis, B09 – Aeroporto/Indústrias/Iguatemi, 624 – São Borja, 637.2 – Chácara das Pedras via IAPI, 665 – Planalto/Sabará, B56 – Passo das Pedras/Aeroporto. A retirada da obrigatoriedade de cobradores é uma das medidas previstas no programa de reestruturação do  transporte coletivo na Capital.

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (av. Sepúlveda, esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 1.184 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego nesta semana. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O maior número de vagas é destinado ao setor de construção civil, como 103 oportunidades para montador de estruturas metálicas, 132 para eletricista e 100 para auxiliar de encanador. Há ainda 200 vagas exclusivas para pessoas com deficiência na área de atendente de telemarketing. No setor de serviços, são 32 vagas para cozinheiro. Saiba mais

GRIPE -  Crianças entre cinco e nove anos e pessoas com 55 anos ou mais já podem ser vacinadas contra a gripe em Porto Alegre, pelo Sistema Único de Saúde. Crianças entre cinco e nove anos devem ter intervalo mínimo de 15 dias entre a dose da vacina contra gripe e a vacina contra Covid-19. Adultos não precisam respeitar este intervalo. A campanha de vacinação contra influenza prossegue até 3 de junho. Em Porto Alegre, 124 unidades de saúde oferecem a imunização. Os grupos em atendimento passam a ser os seguintes: crianças de seis meses a 9 anos, adultos a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, trabalhadores portuários e do transporte, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, pessoas com comorbidades, povos indígenas e integrantes das Forças Armadas e da segurança e salvamento. Nas mesmas 124 unidades de saúde também é realizada a vacinação contra o sarampo.

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

PREÇO DE VENDA - A Prefeitura de Porto Alegre, através do Cidade Empreendedora, programa em parceria com o Sebrae, oferece o Workshop Preço de Venda - Pratique Gestão na Prática nos dias 23 e 24 de maio, das 12h às 16h. As aulas são gratuitas, com 25 vagas limitadas e ocorrem na Sala do Empreendedor, na av. Júlio de Castilhos, 120, no Centro Histórico. O objetivo do curso é demonstrar a importância do registro e análise das informações financeiras, para uma melhor gestão empresarial. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o site.

EMPREENDEDORISMO - Estão abertas as inscrições gratuitas em curso prático de Empreendedorismo, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda,  em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social  e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismos e Lazer (SMDET). As inscrições podem ser feitas no site do projeto ou de forma presencial na unidade municipal do Sine (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico). Os alunos vão desenvolver o conceito de produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. Totalmente gratuito, o curso será realizado de 23 a 27 de maio, das 19h30 às 22h30, de forma presencial na sede da Escola de Samba Estado Maior da Restinga (av. João Antonio Silveira, Restinga). 

DMAE - Os consumidores inadimplentes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) têm uma oportunidade única para parcelamento de débitos com desconto de até 99% sobre a correção monetária, juros e multas. O Programa Refis 2022 oferece a possibilidade de regularizar a situação em até 120 vezes e evitar a suspensão do abastecimento. O atendimento para negociação está disponível por meio de agendamento no link, pelo telefone 156, opção 2, WhatsApp (51) 9332-8170 ou nos postos de atendimento presencial.

SOCIAL CLUBE - O Projeto Social Esporte Clube, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), está com vagas abertas para prática de esporte em diversas modalidades. Podem participar estudantes das redes públicas estadual e municipal, entre seis e 17 anos, e bolsista (100%) de colégio particular com renda familiar de até três salários mínimos. São oferecidas às modalidades de atletismo, judô, ginástica rítmica, ginástica artística, hipismo, voleibol, futsal, futebol, futebol society, futebol de campo, basquetebol, natação, esgrima, equitação, remo, entre outras. Mais informações pelos fones (51) 3289-4854 e (51) 3289-4852.

FUMPROARTE - A Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), recebe inscrições para o Concurso de Valorização do Empreendimento da Artesã Negra. Serão selecionados 30 projetos que contemplem a qualificação do empreendimento da artesã pertencente à etnia negra. O concurso destina-se a mulheres negras e artesãs, pessoas físicas, com comprovada atuação no segmento do artesanato. Cada projeto aprovado receberá financiamento de R$ 5 mil. As propostas deverão ser encaminhadas, com seus anexos obrigatórios, através do formulário eletrônico, até as 23h59 do dia 10 de junho. O link para inscrição, edital e a legislação estão disponíveis para download aqui.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes