Previsão de pautas: segunda-feira, 24 de junho

24/06/2024 08:33

CÂMERAS CORPORAIS - Os agentes da Guarda Municipal utilizam a partir desta segunda-feira, 24, câmeras corporais anexas às fardas. Os equipamentos, adquiridos pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) por meio do programa POA Segura, farão parte da rotina de todas as guarnições empenhadas no patrulhamento preventivo da cidade.

PROCON - O Procon Porto Alegre, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), retoma o atendimento presencial nesta segunda-feira, 24, no Mercado Público. O funcionamento será em horário reduzido, das 9h até as 13h, de segunda a sexta-feira, no segundo andar do prédio. O cidadão também pode contatar o Procon por meio do aplicativo 156, por este link, ou opção 2 do Whatsapp do 156 (51) 34330156.

FAZENDA - A partir desta segunda-feira, 24 de junho, os serviços presenciais da Secretaria Municipal da Fazenda passam a ser atendidos no Tudo Fácil Centro e Zona Norte. O prédio, localizado na Travessa Mario Cinco Paus foi atingido pela enchente e passa por reformas. A parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão vai garantir a continuidade dos serviços enquanto durarem as intervenções. No Centro (3º andar do Pop Center, na avenida Júlio de Castilhos, nº 235), os atendimentos ocorrerão das 9h às 16h. Já na Zona Norte (avenida Assis Brasil, nº 2611, 3º andar), o horário de atendimento será das 10h às 17h, em consonância com o horário de abertura e atendimento do Shopping Bourbon Wallig, onde está localizada a unidade do Tudo Fácil. 

EDUCAÇÃO INFANTIL - A prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) edital de credenciamento de instituições de ensino com fins lucrativos para atendimento de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses na etapa creche em tempo integral. As escolas privadas interessadas poderão fazer inscrição a partir desta segunda-feira, 24.

ESTADIA SOLIDÁRIA -  O primeiro depósito do Estadia Solidária - que ajudará a sustentar a moradia provisória de desabrigados/desalojados em razão da maior enchente da história da Capital foi pago a 1.423 famíliasForam habilitadas, inicialmente, 3.945 famílias a receberem 12 parcelas de R$ 1 mil. Uma nova leva de depósitos deve ser feita nesta semana. Para estar apto ao benefício, os moradores de Porto Alegre devem preencher todas as exigências (veja aqui). Quem ainda não foi contemplado e se encaixa nos requisitos do benefício, pode procurar atendimento via telefone 156 da prefeitura, selecionando a opção 9, ou pelo WhatsApp do 156: (51) 3433-0156, selecionando a opção 1, depois 3. Também há atendimento presencial nos postos descentralizados de Registro Unificado. 

DANÇA - O Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa retoma as atividades das Danças Circulares após a enchente. O evento ocorre na Casa D (rua Santa Terezinha, 711) a partir desta segunda-feira, 24, com entrada franca. A iniciativa faz parte do projeto Dança Comunidade, que tem como finalidade proporcionar e democratizar o acesso à dança para a população de Porto Alegre em espaços públicos e de forma gratuita. Os encontros serão realizados todas as segundas-feiras, das 10h às 11h.Para participar não há necessidade de inscrição prévia.

LINHAS DE CRÉDITO - A Secretaria Municipal de  Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) elaborou cartilha com as principais linhas de crédito para quem teve os negócios atingidos pela enchente. O documento reúne informações sobre as diversas modalidades de crédito disponibilizadas pelo governo estadual e demais instituições. As condições básicas de cada linha de crédito, além de planos de carência e limites de valores estão contemplados na cartilha.

CONCURSO DMAE - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abriu inscrições para dois concursos públicos para preencher 33 vagas de provimento efetivo com candidatos de níveis Fundamental Incompleto e Completo, Médio, Técnico e Superior, e ainda formar cadastro reserva (CR).  As inscrições estão abertas até 22 de julho, no site do Instituto Avalia, e as vagas estão divididas em dois editais. Saiba mais

EMPREGOS - Uma parceria estabelecida pela Secretaria Extraordinária de Trabalho e Emprego (SMTQ) e pelo Gabinete de Inovação da prefeitura com a PUCRS Carreiras e a Fundação Irmão José Otão vai ofertar vagas de empregos a cidadãos atingidos pela enchente. Sem custos para a gestão municipal, a ferramenta Empregar Tchê conecta pessoas que necessitam de trabalho com empresas dispostas a abrir oportunidades no atual cenário. Podem ser viabilizadas vagas de estágio ou efetivas. Quem quiser se candidatar deve realizar o cadastro de forma gratuita no portal do PUCRS Carreiras. É necessário preencher os dados pessoais e informações profissionais para que as empresas saibam qual vaga se encaixa com o perfil. O currículo fará parte de um banco de talentos, onde as empresas têm acesso.

LIMPEZA - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou uma série de recomendações para trabalhadores de limpeza de locais após inundações em Porto Alegre. O documento, elaborado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Diretoria de Vigilância em Saúde, traz os principais cuidados a serem utilizados na limpeza dos ambientes. As orientações servem também para o público em geral na volta para casa após as cheias. Confira a íntegra do documento.

RECONSTRUIR PORTO ALEGRE - A prefeitura lançou o plano Porto Alegre Forte, um conjunto de medidas de enfrentamento às consequências dos eventos climáticos severos e de estímulo à retomada da cidade. Uma das ações é a plataforma Reconstruir Porto Alegre, que mapeia equipamentos públicos danificados pelas enchentes e que necessitam de reformas. O objetivo é conectar empresas que possam custear as obras. Ao escolher a obra para a qual pretende contribuir, a empresa deve fazer contato por WhatsApp específico para saber mais sobre as demandas existentes. Os valores das obras são repassados diretamente pelas empresas aos fornecedores contratados, sem passar pela prefeitura. Saiba mais.

AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO – A prefeitura criou o Registro Unificado para identificar os atingidos e qualificar os dados para que sejam direcionados a programas sociais que estão em desenvolvimento pelos governos municipal, estadual e federal. Deve ser feito preferencialmente via plataforma on-line. Há, ainda, locais físicos, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). As famílias de Porto Alegre já cadastradas no Registro Unificado e que foram habilitadas para o benefício do Auxílio Reconstrução devem acessar o site do governo federal e validar suas informações. O Registro Unificado oferece opção para edição de informações pelos cadastrados no sistema. O botão, localizado na parte debaixo do site, permite corrigir dados enviados. Ao acessar o site do governo federal e constatar inconsistências, o usuário pode retificar diretamente no portal as informações.

CONSULTAS E EXAMES - Pessoas que utilizam as unidades de saúde de Porto Alegre poderão receber a confirmação do agendamento de consultas especializadas e exames pelo WhatsApp 51 3433-0156. Para isso, é necessário manter o contato de celular atualizado junto aos serviços, autorizando que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) envie mensagens automáticas dos atendimentos marcados pelo Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). Ao receber a mensagem da prefeitura, a pessoa tem até 24 horas para responder ao agendamento. Depois desse período, o sistema de aviso e confirmação das consultas deverá ser feito pela equipe da unidade de saúde, conforme rotina habitual.

DENGUE E COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza duas novas vacinas em Porto Alegre. A Qdenga, contra a dengue, está disponível para crianças e adolescentes entre 10 anos e 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Já a vacina monovalente XBB, da fabricante Moderna, passa a ser o imunizante referência para todos os públicos aptos a receber a dose e garantir proteção contra a Covid-19. Saiba mais.

POLIOMIELITE - A vacinação de rotina para crianças menores de cinco anos contra poliomielite está disponível na rede municipal de saúde da Capital. O esquema previsto pelo calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma dose com vacina injetável aos 2, 4 e 6 meses, mais um reforço aos 15 meses; e 4 anos com a vacina oral, a gotinha. As doses são aplicadas nas unidades de saúde. Por decisão da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul - incluindo Porto Alegre - não terá a campanha de vacinação contra a poliomielite no primeiro semestre, como ocorre no restante do país. A ação foi lançada pelo Ministério da Saúde, mas, em função do estado de calamidade pública, a SES solicitou o adiamento da medida em território gaúcho.

GRIPE - A vacina contra influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A ampliação do público foi definida pelo Ministério da Saúde. A campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles. A vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus Influenza A H3N2 e H1N1 e B. A ampliação do público não tem relação com a enchente que atingiu a Capital.

SAQUE CALAMIDADE - Os trabalhadores residentes em mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das enchentes, deve ser feita por meio do Aplicativo FGTS ou nas agências do banco. Segundo a Caixa, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta. Saiba mais.

PLATAFORMA - A prefeitura disponibilizou uma plataforma para acompanhamento de informações relativas à enchente. O mapa cruza dados coletados via satélite com medições topográficas oficiais. Nele, é possível ver deslocamento e nível da água na cheia do mês de maio, em cada região da cidade, além de outras informações do evento climático e dados socioeconômicos da população afetada. Também está disponível uma versão em inglês. Saiba mais aqui.

 

Andrea Brasil