Previsão de pautas: segunda-feira, 4 de julho

04/07/2022 08:30

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos, em diferentes locais. Nesta segunda-feira, 4, será aberta a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para todas as pessoas a partir de 42 anos vacinadas com a terceira dose até 4 de março (4 meses). Confira aqui o cronograma de abertura de público para os próximos dias. Veja aqui como será o esquema de vacinação nesta segunda.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará nos bairros Cristal, Lami e Anchieta durante a semana, sempre das 9h às 15h. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe começou a vacinar adultos. Também haverá vacinação contra a gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta segunda-feira, 4, o ônibus estaciona em frente frente ao Centro Regional de Assistência Social Cristal, na Vila Ecológica. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adultos a partir de 12 anos. 

ÁGUA - A manutenção corretiva de um registro e a substituição de outro registro na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Sarandi (av. Baltazar de Oliveira Garcia, 534) causa interrupção no abastecimento, a partir das 7h30, para os bairros Costa e Silva, Jardim Itu, Jardim Leopoldina (parte), Parque Santa Fé, Passo das Pedras, Rubem Berta (p) e Sarandi (p). A previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é normalizar à noite, podendo demorar mais nas partes altas da região.

TRANSPORTE COLETIVO - A partir desta segunda-feira, 4, a Prefeitura de Porto Alegre promove a ampliação de oferta de horários nas linhas 491 Passo Dorneles e 496/496.1 Jardim Protásio Alves Passo Dorneles. Além disso, reforça o atendimento no pico da manhã na linha 343 Campus Agronomia e, na faixa das 19h e 20h, na linha 862 Rubem Berta Cairú. A oitava etapa do programa de reestruturação Mais Transporte terá um incremento de 12 viagens. As mudanças estarão disponíveis no site da EPTC e a localização, em tempo real, pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI (Cittamobi).

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (av. Sepúlveda, esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 1.826 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego nesta semana. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre os destaques desta semana estão 280 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência em diversas áreas. No setor de construção civil, o maior número de vagas são 121 para carpinteiro, 125 para montador de estruturas metálicas  e 76 para pedreiro. Também são destaque 100 vagas para motofretista. Veja aqui as vagas.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - O Sine é parceiro na realização de dois cursos durante a semana. Nesta segunda-feira, 4, será um treinamento de aperfeiçoamento com foco em marketing pessoal, plano de vida, elaboração de currículo e postura em processos de seleção. Será na Praça Pereira Parobé, 130, 5º andar, das 13h às 17h. Na quinta-feira, 7, tem início a formação prática de instalador de drywall, com preparação para a prova do Enceja. Este tem previsão de duração até o dia 29 de setembro e os interessados podem fazer a inscrição na unidade do Sine Municipal.

PREVIMPA - O Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa) realiza na próxima segunda-feira, 4, a solenidade de posse da Comissão de Saúde e Segurança no Trabalho (CSST) pra o biênio 2022-2024. Serão empossados os servidores Adailson de Lima Rodrigues (titular) e Olivia Maria Acosta da Conceição, (suplente), representando a administração pública. Alexsander Tartarelli Rodrigues (titular) e Adriana Fontes de Oliveira (suplente), representando os servidores. A cerimônia será conduzida pela diretora-geral do Previmpa, Simone da Rocha Custódio, às 9h30, na sala de reuniões, 10º andar, na rua General João Manoel, 50, Centro Histórico.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - Os piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2022 têm mais tempo para fazer a inscrição e apresentar o projeto cultural. O novo prazo vai até sexta-feira, 8. Até esta sexta-feira, 1º, foram recebidas 225 inscrições. O acampamento tem início no dia 7 e se estende até 20 de setembro. Os documentos devem ser entregues presencialmente no saguão do Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307 - Menino Deus) de segunda a sexta, das 9h às 18h. A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas vai anunciar as novas datas dos prazos para recurso de quem não for homologado e a publicação da lista final das entidades aptas a acampar. 

GUARDA MUNICIPAL - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Administração e Patrimônio, abre concurso público de Guarda Civil Municipal. A banca organizadora é a Fundação La Salle. São 32 vagas para cargo de provimento efetivo, além de cadastro reserva. Destas, seis foram reservadas para pessoas afrodescendentes e três para pessoas com deficiência. As inscrições estão abertas até as 17h do dia 27 de julho, exclusivamente neste link. Os candidatos devem ter idade máxima de 25 anos até a data da inscrição, mesmo patamar adotado para ingresso na Brigada Militar. Os requisitos mínimos exigidos são ensino médio completo e Carteira de Habilitação categoria B.

MAIS COMUNIDADE - A Prefeitura de Porto Alegre lança uma ferramenta que permite ao cidadão avaliar pela internet a administração municipal: o Mais Comunidade On-line. Trata-se de um aplicativo disponível na plataforma on-line do serviço 156 que tornará possível a implantação de um processo de análise de políticas públicas por meio da participação popular. O usuário pode optar por acessar o Mais Comunidade On-line através do 156 Web ou pelo aplicativo 156+POA, disponível na App Store e na Google Play. Para dar a sua opinião, o cidadão precisa apenas se cadastrar. Isso pode ser feito por meio de login através das plataformas do Google, do Facebook, do Twitter, da Apple ou do gov.br. Caso não deseje acessar por meio dessas plataformas, é possível ainda fazer o cadastro diretamente no acesso.poa.br.

SOCIAL ESPORTE - O Projeto Social Esporte Clube, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), está com 190 vagas abertas para o Sesc Protásio Alves. São oferecidas diversas modalidades esportivas: 
atletismo, judô, vôlei, futsal, futebol, futebol society, futebol de campo e basquete. Podem participar estudantes das redes públicas estadual e municipal, entre 6 e 17 anos, e bolsistas (100%) de colégio particular com renda familiar de até três salários mínimos. O projeto é um convênio da prefeitura com clubes parceiros e busca a inserção social de crianças e jovens por meio do esporte. As inscrições estão abertas e a matrícula deve ser renovada a cada seis meses. 
Informações sobre o Projeto Social Esporte Clube no telefone (51) 3289-4854 com Aline Borges.

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CÃES E GATOS - O Gabinete da Causa Animal promove a campanha É inverno! Eu também sinto frio. A iniciativa busca arrecadar cobertores, roupinhas, rações, guias, caminhas, casinhas e remédios para cães e gatos acolhidos pela prefeitura - resgatados de maus-tratos e abandonos - e para animais de tutores em situação de rua e vulnerabilidade social. A campanha foi idealizada e desenvolvida pelo Gabinete de Comunicação Social da prefeitura. Cartazes e caixas para a colocação das doações serão disponibilizadas às entidades apoiadoras. Veja aqui os locais de coleta. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes