Previsão de pautas: segunda-feira, 7 de julho

06/07/2025 13:04

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - A rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) ocorre de 7 de julho a 11 de agosto. Após serem canceladas em 2024 por causa da enchente, as reuniões serão retomadas com o diferencial de ter a Usina do Gasômetro (avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro Histórico) como sede das assembleias temáticas e a da região Centro. Nesta segunda-feira, 7, serão debatidas as prioridades da Temática de Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho. Os encontros ocorrem durante a semana, a partir das 19h, e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde atenderá comunidades dos bairros Lomba do Pinheiro, Lageado, Humaitá e Anchieta durante a semana. Nesta segunda-feira, 7, o ônibus estaciona na Estrada das Quirinas, das 10h às 16h. Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos, entre outros procedimentos.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) tem serviço programado para a Zona Leste nesta segunda-feira, 7. A partir das 8h, equipes atuam na manutenção de um grupo motor bomba na Estação de Bombeamento Cristiano Fischer, localizada na rua Professor Cristiano Fischer, 2120. Para executar o serviço, será necessário suspender o abastecimento para o Partenon, Jardim Carvalho, Agronomia, Cel. Aparício Borges, Intercap, Vila São José, Vila João Pessoa e Campo da Tuca. O retorno da água deve ocorrer ao longo da tarde da segunda-feira, podendo demorar um pouco mais nas áreas mais altas. 

EMPREGOS - O Sine Municipal disponibiliza 1.444 vagas de emprego a partir desta segunda-feira, 7. Destas, 56 oportunidades são para pessoas com deficiência (PcD). O atendimento presencial ocorre em cinco locais (veja aqui), de segunda a sexta-feira.

COLETA SELETIVA - Em comemoração ao aniversário de 35 anos da Coleta Seletiva celebrados nesta segunda-feira, 7, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove uma série de atividades especiais. As ações de educação ambiental incluem um tour pelas Unidades de Triagem (UT’s) e uma blitz de sensibilização no bairro Bom Fim, onde o serviço foi iniciado. A programação começa às 9h, com um passeio guiado para diretores de escolas municipais de Porto Alegre pelas UT’s Chocolatão, Campo da Tuca e Rubem Berta, estendendo-se até as 13h.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - A Secretaria Municipal de Cultura, a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas e a GAM3 Parks divulgam o prazo, valores e documentos necessários para o pagamento da taxa de inscrição dos piquetes homologados para integrar o Acampamento Farroupilha 2025, no Parque Harmonia. Na edição 2025, os inscritos devem realizar o pagamento entre os dias 7 e 11 de julho, na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 333 (Parque Harmonia – Estância Harmonia). O horário de funcionamento será das 9h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Saiba mais.

156+POAA partir desta segunda-feira, 7, para acessar o aplicativo 156+POA será exigido o login via Gov.BR. A Prefeitura de Porto Alegre unificou os cadastros na plataforma, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços digitais e fortalecer a segurança dos dados dos usuários. Com a integração, o login e a senha passam a ser centralizados exclusivamente na conta Gov.BR, já utilizada para acessar diversos serviços públicos federais e estaduais.

TRÂNSITO - A avenida Sertório terá isolamento de duas faixas, no sentido Centro-bairro, na altura do cruzamento com a rua Tito Chaves, no bairro Jardim Floresta. A intervenção, que deve durar toda a semana, acontece devido à sequência das obras do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João na Zona Norte. As equipes atuam na implantação de uma nova adutora na área da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto. Saiba mais

DEFESA CIVIL - Com a baixa gradual do nível do Guaíba, a Defesa Civil de Porto Alegre irá concentrar esforços nas regiões das ilhas nos próximos dias, apoiando o retorno seguro das famílias para suas residências. As equipes atuarão na logística e no suporte às comunidades. Para reforçar essa etapa de apoio humanitário, o depósito da Defesa Civil localizado na rua La Plata, 693, no bairro Jardim Botânico, esteve fechado neste fim de semana. As doações de pessoas físicas poderão ser feitas a partir desta segunda-feira, 7, entre 9h e 19h. Os itens solicitados são cestas básicas, ração para animais, fraldas infantis e geriátricas, material de limpeza e água potável.  

OPERAÇÃO RADAR - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza, entre esta segunda-feira, 7, e domingo, 13, a Operação Radar em diversos pontos da cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite. A iniciativa é uma das estratégias para coibir o excesso de velocidade e reduzir o número de vítimas e sinistros no trânsito de Porto Alegre. Os pontos de fiscalização, que utilizam equipamentos portáteis de medição de velocidade, são definidos com base em estudos técnicos e divulgados no site da EPTC. Veja aqui.

ESCOLA DE MOBILIDADE - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a programação semanal da Escola Pública de Mobilidade que acontece a partir desta segunda-feira, 7, com foco especial em ações educativas em bares. O objetivo é conscientizar sobre a prevenção de riscos e incentivar atitudes de autocuidado no trânsito, ao promover o respeito às normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre os destaques da semana está o projeto educativo Zerei na Balada, realizado à noite em bares de Porto Alegre. Saiba mais

HABITAÇÃO - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) informa que foi prorrogado até o dia 15 de julho de 2025 o prazo para atualização do cadastro habitacional voltado ao programa Minha Casa Minha Vida. A atualização deve ser realizada exclusivamente por este site. Para quem já está cadastrado, a não realização da atualização implicará a validação automática dos dados informados anteriormente. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL - A Prefeitura de Porto Alegre intensificou as medidas da Operação Inverno 2025 para garantir acolhimento e segurança à população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Os dois abrigos emergenciais da Operação Inverno - localizados no Ginásio do Demhab (rua Conde D’Eu, 66) e na rua Comendador Azevedo, 264 - funcionam em horário ampliado, das 19h às 9h. Ambos os abrigos emergenciais contam com o Transporte Solidário, serviço que realiza o deslocamento dos acolhidos até os três Centros POP da Capital durante o dia e, no fim da tarde, faz o trajeto inverso, levando-os de volta aos abrigos. O ônibus também circula nos albergues da rede. Com os abrigos emergenciais e os albergues permanentes da rede, Porto Alegre disponibiliza 520 vagas para acolhimento noturno.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza Campanha do Agasalho e do Alimento 2025, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de cama, agasalhos, calçados em bom estado, além de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para mais informações sobre pontos de coleta e formas de participação, acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre: prefeitura.poa.br/poaquecuida.

MENINGITE - O Sistema Único de Saúde oferece a bebês de 12 meses uma dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY. A ideia é ampliar a proteção contra meningites e doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Até então, a dose aos 12 meses era feita com a vacina meningo C. Bebês que deixaram de receber a dose de reforço aos 12 meses podem receber a vacina até os 4 anos, 11 meses e 29 dias (menos de 5 anos). Já aqueles que receberam a dose aos 12 meses com a vacina meningocócica C são considerados vacinados, sem necessidade de receber a dose de reforço.

COVID-19 - A vacinação contra Covid-19 para todos os públicos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários está disponível em Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nova remessa de vacinas, e a oferta acontece de forma diversificada, de acordo com a idade e condição de saúde do público-alvo. Acompanhe no link a atualização dos locais com vacinas disponíveis, de acordo com o estoque. Saiba mais

HPV - Até 31 de julho, adolescentes e jovens de 15 a 19 anos sem registro de doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) podem ser vacinados em qualquer unidade de saúde da Capital. A vacina HPV quadrivalente (HPV4) confere proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18, prevenindo as principais complicações causadas pelo vírus em homens e mulheres. Além da estratégia de oferta de vacina para quem deixou de se vacinar, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre oferece a imunização aos públicos que têm recomendação de receber a imunização. Saiba mais

GRIPE - A vacina contra gripe (influenza) está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de Porto Alegre. A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos e mais. Em Porto Alegre, esses grupos prioritários somam 410.501 pessoas.

MODERNISMO - A exposição 1º Salão de Outono  o centenário de um marco para as artes visuais no Rio Grande do Sul, segue até 11 de julho, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico). Com curadoria de Lizângela Guerra e Paula Ramos, a mostra reúne cerca de 30 obras originais que integraram a edição histórica de 1925, além de documentos, fotografias, publicações de jornais e uma série de fontes que resgatam o contexto e os impactos do evento. A visitação é gratuita e segue até 11 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Além de obras de artistas consagrados e emergentes do período, o público poderá conhecer registros históricos sobre o evento que mobilizou a imprensa local e impulsionou as primeiras tendências modernistas no Estado.

SUPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE - A Exposição da Superação e da Solidariedade segue aberta ao público até o dia 11 de julho, no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico), de segundas a sextas-feiras, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. A mostra fotográfica relembra a enchente histórica de 2024 e celebra a mobilização coletiva que ajudou a salvar vidas. A exposição reúne registros dos impactos da tragédia climática que atingiu cerca de 30% do território da Capital em maio de 2024; imagens históricas da enchente de 1941 - até então a maior da cidade; e fotografias da missão oficial da prefeitura aos Países Baixos, em fevereiro deste ano, com o objetivo de buscar soluções em gestão hídrica e adaptação às mudanças climáticas.

 

Gilmar Martins