Previsão de pautas: sexta-feira, 2 de abril

01/04/2021 15:28

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai manter a campanha de imunização contra Covid-19 no feriado de Sexta-feira Santa, 2 de abril, e no fim de semana. A faixa etária atendida será de 66 anos e acima. Quem ainda não foi vacinado nas faixas já contempladas anteriormente também poderá procurar os pontos onde estarão as equipes de saúde. A vacinação será feita em três unidades de saúde abertas a cada dia, no drive-thru do Estádio Beira-Rio e no ônibus da SMS que será deslocado para o bairro Restinga. Nesta sexta-feira, 2, a imunização estará disponível das 9h às 15h no drive-thru no Estádio Beira-Rio (avenida Padre Cacique, 891) e nas unidades de saúde Álvaro Difini (rua Álvaro Difini, 520 - bairro Restinga), Glória (avenida Professor Oscar Pereira, 3229 - bairro Glória) e Morro Santana (rua Marieta Menna Barreto, 210 - bairro Protásio Alves).

FEIRA DO PEIXE - A Feira do Peixe de Porto Alegre termina nesta sexta-feira, 2, nos três pontos onde está sendo realizada a 241ª edição do evento. As bancas estão abertas a partir das 8h. Os peixes tradicionalmente mais procurados são tilápia, merluza, tainha, abrótea, corvina e anchova. A feira está sendo realizada no Largo Glênio Peres, na Esplanada da Restinga e na Rua Dr. Cecílio Monza, no Belém Novo. São 13 bancas, sendo quatro de atacadistas. As bancas têm distanciamento mínimo de quatro metros e pontos com água e álcool em gel. A organização é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), em parceria com a colônia de pescadores Z-5 e a Associação dos Pescadores do Extremo Sul.

PLANTÃO DO FERIADO - Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital atuam em regime de plantão na Sexta-feira Santa, 2. Os serviços retomam o funcionamento normal na segunda-feira, 5. Saiba mais.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço em 13 comunidades nesta semana. Nesta sexta-feira, 2, a partir das 8h, a ação será realizada nas comunidades Clara Nunes (Lageado), Santa Rita (Santa Teresa), Restinga Velha (Restinga) e Dorival Castilhos (Hípica). O projeto Bota-Fora tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. O trabalho busca evitar que resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos. Também se destina a atender as comunidades em vulnerabilidade social.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS - Quem for se vacinar nos drive-thrus poderá contribuir com a campanha de arrecadação que a Prefeitura de Porto Alegre inicia com a Rede de Banco de Alimentos do RS. As doações de alimentos não perecíveis podem ser entregues nos quatro pontos: Big Sertório, Big Barra Shopping Sul, Beira-Rio e PUCRS. As doações arrecadadas serão encaminhadas ao Banco de Alimentos, que ficará responsável pela destinação.

TRÂNSITO - A região da avenida Sertório e da rótula dos Gaúchos, no bairro Sarandi, Zona Norte, tem alterações no trânsito. Nesse trecho, ocorrem obras no corredor de ônibus e de construção de novas estações do transporte coletivo, em fase final. Os serviços incluem melhorias em um trecho de sete quilômetros da Sertório, entre as avenidas Farrapos e Assis Brasil. Para quem trafegar pela avenida Sertório no sentido Centro-bairro será proibida a conversão à esquerda na rótula dos Gaúchos e, mais adiante, para a avenida Maria Joséfa da Fontoura. O acesso deverá ser feito pelo laço de quadra implantado antes da rótula. Os condutores deverão entrar à direita na rua Anselmo Valentim Zottis e à esquerda na rua Bagdá, seguir pela Praça Major Augusto Koch até a rua João Conrado Wolf e atravessar a rótula em direção à avenida dos Gaúchos. Para melhor circulação, não será permitido o estacionamento nos dois lados da via na praça. Saiba mais.

ADOÇÃO DE PRAÇAS - A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), busca adotantes para as 11 praças revitalizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) neste primeiro trimestre. Os espaços qualificados pela prefeitura estão localizados nas zonas Leste, Norte e Sul. O investimento foi de aproximadamente R$ 600 mil. Interessados em contribuir com o município adotando uma das praças devem entrar em contato com a prefeitura, mediante o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br. Os adotantes podem solicitar a adoção total dos espaços ou parcial, optando, por exemplo, por cuidar de banheiros, quadras de esporte, bancos, entre outros equipamentos existentes na praça.

TRÂNSITO -  A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alerta para alterações no trânsito na região da avenida Sertório, sentido bairro-Centro. Os veículos que trafegarem em direção ao Centro são direcionados para o corredor de ônibus a partir da avenida Mena Barreto, no bairro Santa Maria Goretti. Os coletivos utilizam o corredor do sentido oposto, até a altura da avenida Rio São Gonçalo. No sentido inverso, Centro-bairro, os ônibus vão compartilhar a circulação com os demais veículos. As mudanças devem prosseguir até o início de julho, em razão dos serviços da obra linear I1, da macrodrenagem do Arroio Areia.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficiou 3.931 pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias

CULTURA - Está aberto o período de inscrições para os interessados na proponência de projetos culturais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O chamamento é aberto para contratação de empresas da área para prestação de serviços de elaboração, formatação e acompanhamento dos projetos, através das leis de incentivo à cultura junto aos Governos Federal e Estadual, além de projetos não incentivados, conforme o calendário de eventos da SMC. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O período de inscrição é de 1º de março de 2021 a 31 de dezembro de 2022. Os documentos poderão ser entregues na sede da Coordenação de Economia Criativa (av. Independência, 453 - Bairro Independência) ou enviados para o e-mail adrianamartins@portoalegre.rs.gov.br.

PROJETOS SOCIAIS - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está com edital permanente de credenciamento aberto para organizações sociais civis (Oscs) interessadas em firmar termo de fomento ou acordo de cooperação para projetos sociais a comunidades reassentadas ou de áreas em regularização fundiária. O cadastro ocorre em fluxo contínuo, isto é, não tem prazo final para recebimento de documentação. O edital completo pode ser conferido neste link. Os documentos podem ser enviados pelo email credenciamento.OSC@demhab.com.br A cada dia 5 do mês, sempre que houver novos credenciados, o Demhab publicará os nomes das instituições com cadastro aprovado. Após a publicação, o cadastro terá validade de 12 meses.

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) segue recebendo doações de leite materno. O Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se caso tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes