Previsão de pautas: sexta-feira, 30 de setembro

30/09/2022 08:32

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira, 30, para crianças e adultos, em diferentes locais. A vacinação para crianças a partir de 5 anos poderá ser feita em 19 unidades de saúde. A vacinação de crianças de 3 e 4 anos com a primeira dose contra a Covid-19 está suspensa temporariamente por falta de novas doses de Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado. Aquelas crianças que já receberam a primeira vacina e estão aptas a fazer a segunda aplicação têm as doses garantidas em oito unidades de saúde. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais. A quarta dose está disponível para todas as pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Saiba mais. 

POLIOMIELITE - O Rio Grande do Sul decidiu prorrogar a campanha de vacinação de crianças de um a cinco anos incompletos contra poliomielite até 22 de outubro. A decisão considera a baixa adesão à imunização no Estado. No País, a campanha será finalizada nesta sexta-feira, 30. Em Porto Alegre, as vacinas contra a pólio (ou paralisia infantil) estão disponíveis em todas as unidades de saúde. O tipo de vacina depende da faixa etária da criança. A campanha de atualização de cadernetas para crianças acima de 5 anos e adolescentes com menos de 15 anos será encerrada nesta sexta-feira. Acesse neste link os locais de vacinação.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade João Pessoa (São José) nesta sexta-feira, 30, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

DANÇA - A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre retorna ao palco do Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307) nesta sexta-feira, 30, às 20h, apresentando duas obras consagradas do seu repertório. A entrada é franca e a distribuição de senhas será na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculos. Em cena serão apresentados os espetáculos Brazil Beijo (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal, e Scanner (2015), criação coletiva da companhia, com direção de Airton Tomazzoni.

CINEMA - Nesta sexta-feira, 30, às 19h30, o Projeto Raros apresenta Daddy, fantasia de vingança criada pela artista francesa Niki de Saint Phalle, em parceria com o cineasta britânico Peter Whitehead. A sessão na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) será apresentada pela pesquisadora Thainá Maria. A entrada é franca.

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

 

Andrea Brasil