Previsão de pautas: sexta-feira, 5 de agosto

04/08/2022 16:33

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá oferecer a vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira, 5, para crianças e adultos, em diferentes locais. A vacinação para crianças a partir de 3 anos irá ocorrer em 25 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza) e Lindoia Shopping (até as 16h). Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 37 locais: no Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 36 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

ALEITAMENTO MATERNO - O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, administrado pela SMS, possui o título de Amigo da Criança desde o ano 2000. Assim, a instituição se compromete a incentivar o aleitamento materno com a adoção de dez passos para o sucesso da prática. Para marcar o Agosto Dourado, o hospital promove um encontro especial entre mães doadoras do Banco de Leite Humano da instituição e mães de bebês da UTI neonatal, que recebem as doações. Será nesta sexta-feira, 5, às 14h, no 6º andar do bloco A (avenida Independência, 661).

DIA DA SAÚDE - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) promove diversas atividades gratuitas e abertas à população nesta sexta-feira, 5, Dia Nacional da Saúde. O objetivo é estimular a prática de exercícios físicos contribuindo para prevenção de doenças crônicas, controle da pressão arterial, colesterol, estresse, melhora da qualidade do sono e manutenção de peso saudável. Confira aqui as atividades e os locais.

TRI ESCOLAR - A força-tarefa para a atualização do Cartão TRI Escolar segue até 15 de setembro. Cerca de 20 mil estudantes precisam comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação (SMED) - rua dos Andradas, 686, ou ao Posto de Atendimento do Terminal Triângulo (Assis Brasil, s/n), entre 8h e 17h30, para realizar o procedimento e ter acesso ao benefício que vai de 25% a 100%. A faixa à qual o aluno tem direito dependerá da renda familiar e da escolaridade.

PROCEMPA - A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) realiza concurso público para seleção de 42 profissionais e cadastro reserva em áreas tecnológicas e administrativas. As inscrições podem ser feitas até 12 de agosto e a prova será no dia 25 de setembro. As vagas são para candidatos com ensino superior completo e o salário é de R$ 8.181,47, mais benefícios. O edital completo e mais detalhes da seleção podem ser acessados aqui. A inscrição também pode ser feita na sede da Objetiva Concursos, localizada na rua Casemiro de Abreu, 347, bairro Rio Branco, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h45 e das 13h30 às 16h, até um dia antes do prazo final das inscrições. A taxa de inscrição é de R$ 120. 

ESTÁGIO - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está com edital aberto para contratação de estagiários. São sete vagas para Ensino Médio e 11 para nível superior. Há vagas para os cursos de ensino superior de Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Jornalismo, Técnico em Administração, Técnico em Telecomunicações ou Técnico em Eletrônica. Podem se candidatar estudantes já inscritos no Cadastro de Estágios da Prefeitura de Porto Alegre, a partir de 16 anos completos, e que estejam frequentando cursos de instituições de ensino superior e médio. Saiba mais

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site POA que Cuida.

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes