Previsão de pautas: terça-feira, 12 de março

11/03/2024 17:40

DENGUE - A prefeitura faz nova operação de bloqueio químico - com aplicação de inseticida - nesta terça-feira, 12. Seis ruas do bairro Partenon serão pulverizadas no todo ou em parte: Primeiro de Maio, Artur Azevedo, Raul Pompéia, Barão do Amazonas, Cosme e Damião e Gabriel Ramos Porto. A ação está prevista para começar às 9h, tendo como ponto de saída rua Barão do Amazonas, 2953. 

UNIDADE MÓVEL -  A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá moradores dos bairros Lomba do Pinheiro, Vila João Pessoa, Humaitá e Anchieta durante a semana. Nesta terça-feira, 12, o ônibus estaciona  na rua Saibreira s/nº, Emef Marcírio Goulart Loureiro, bairro Vila João Pessoa, das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados.

CONCURSO PÚBLICO - O concurso público da Prefeitura de Porto Alegre para profissionais de educação física aceita inscrições até sexta-feira, 15, por meio do site Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). O edital 014/2024 foi publicado em 9 de fevereiro no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Os profissionais selecionados irão atuar em unidades das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da Saúde (SMS).

CURSO PARA TAXISTAS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que estão abertas as inscrições para a capacitação de taxistas para grandes eventos de Porto Alegre. O curso ocorre dia 14 de março, das 9h às 12h, no Cais do Porto (avenida Mauá, 1050 - Armazém B3), no barco Cisne Branco, e está com cem vagas disponíveis para os permissionários e condutores de táxi da Capital. As inscrições  podem ser feitas no link até o dia 13. 

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

ROLÊ DA VACINA - A Prefeitura de Porto Alegre iniciou o roteiro de vacinação nas escolas públicas da Capital. A ênfase será na proteção de adolescentes contra o vírus HPV. A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) previne o câncer de colo de útero e é indicada para meninas e meninos. A primeira dose deve ser feita dos 9 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde, basta procurar qualquer local e garantir a imunização. Confira a lista de postos de saúde de Porto Alegre.

VACINAÇÃO 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

VACINAÇÃO 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

 

 

Fabiana Kloeckner