Previsão de pautas: terça-feira, 23 de julho

22/07/2024 14:25

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) tem serviços programados para esta terça-feira, 23, nas zonas Norte e Sul. A partir das 6h, o Departamento substitui um registro de 400 milímetros na rua Engenheiro Veríssimo de Matos. Será necessário suspender o abastecimento dos bairros Auxiliadora, Bela Vista, Mont Serrat, Petrópolis e Rio Branco. O retorno da água deve ocorrer à noite, podendo demorar um pouco mais nas áreas altas. Também a partir das 6h, será instalado um novo grupo de motor bomba na Estação Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Balneários. Será necessário suspender o abastecimento dos bairros Espírito Santo, Guarujá, Serraria e Vila dos Sargentos. O retorno da água deve ocorrer à noite, podendo demorar um pouco mais nas áreas altas desabastecidas.

ARROIOS - Uma equipe técnica do KfW Banco de Desenvolvimento estará em Porto Alegre de terça-feira, 23, a quarta-feira, 31. A missão é focada na atualização do programa – em fase de contratação - que busca financiamento de 100 milhões de Euros, com 25 milhões de contrapartida, para projetos de drenagem urbana, priorizando os arroios Moinho (Zona Leste), Guabiroba e Cavalhada (Zona Sul). Serão visitadas as regiões dos arroios para definir um cronograma e a estratégia para implementação técnica, avaliar os resultados dos estudos e estabelecer medidas de acompanhamento dos investimentos.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Rosário Central (ARG), pela Copa Sul-Americana, que ocorre nesta terça-feira, 22, às 21h30, no estádio Beira-Rio. A abertura dos portões está marcada para as 18h30. Uma linha especial de ônibus e duas de lotação começam a circular a partir das 18h30 e 19h30, respectivamente. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pelo corredor da avenida Padre Cacique. Saibamais

DONATIVOS - Itens para dormitório, colchões de solteiro, produtos de higiene, limpeza, alimentos e produtos para casa estão disponíveis para retirada em entidades parceiras da prefeitura. A iniciativa atende às medidas autorizadas pelo decreto 22.647, de 2 de maio, que declara de estado de calamidade pública na Capital. Podem retirar os donativos pessoas residentes de Porto Alegre contempladas com algum dos benefícios da calamidade (Reconstrução, Volta por cima, SOS Pix ou Estadia Solidária). 

AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO - Foi prorrogado até o dia 26 de julho o prazo limite para que as famílias atingidas pela enchente solicitem o Auxílio Reconstrução. Os cadastramentos no Registro Unificado podem ser efetivados na Capital por este link, ou presencialmente, das 9h às 17h, nos seguintes locais: Terminal Triângulo (avenida Assis Brasil, 4320), Complexo Cultural Esportivo da Bom Jesus e Centro de Referência da Juventude (rua Marta Costa Franzen, 101), Casa dos Conselhos (avenida João Pessoa, 1110, esquina com Venâncio Aires), Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5250), Estação Cidadania Restinga - (rua Arno Horn, 221), Departamento Municipal de Habitação – Demhab (avenida Princesa Isabel, 1.115).

PESSOA IDOSA - A população de Porto Alegre com idade de 60 anos ou mais, residente em áreas atingidas pela enchente, conta com apoio psicanalítico disponibilizado por meio de uma rede formada por parceiros. Quem precisar pode enviar mensagem para o telefone (11) 95699-9422, informando a situação em que a pessoa se encontra no primeiro contato. O atendimento será prestado por 50 psicanalistas e dez médicos, de forma on-line. Também será feito um primeiro mapeamento no bairro Sarandi, em parceria com a Associação de Moradores da Vila Elizabeth (Amvep), para atendimento presencial.

BANCO DE SANGUE - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) precisa de doações de sangue, que podem ser feitas novamente nas instalações da instituição. Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 3289-7658 (WhatsApp). A maior necessidade no momento é o tipo O+. O banco de sangue funciona das 8h às 12h, nas segundas, quartas e sextas-feiras, e das 13h às 17h, nas terças e quartas-feiras, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia. 

CAVALOS – Terminou o prazo para os donos retirarem, no abrigo de equinos da EPTC, localizado no bairro Lami, os cavalos resgatados na enchente em Porto Alegre. Agora, os animais estão disponíveis para adoção Para se candidatar, o interessado deve preencher o formulário de fiel depositário disponível no link da Carta de Serviços da prefeitura e posteriormente enviá-lo ao e-mail adote@eptc.prefpoa.com.br.

DÍVIDAS JUDICIALIZADAS - Contribuintes com dívidas cobradas pelo Município na Justiça e  que desejem regularizar as pendências devem procurar o Posto de Atendimento Fiscal da Procuradoria-Geral do Município (PAF/PGM). De forma presencial ou digital, o contribuinte pode realizar os procedimentos necessários para o pagamento integral ou parcelado de débitos tributários e não tributários judicializados. Veja aqui as condições. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, na rua Manoelito de Ornellas, 50, sala 704. Para agendar atendimento presencial, acesse aqui. Já o atendimento pelo WhatsApp deve ser solicitado pelo número 3289-1540, opção 3 (realização de parcelamento de dívidas em cobrança judicial). Também disponível das 9h às 17h.

HORÁRIOS DOS ÔNIBUS - O cidadão pode pesquisar os itinerários e horários de ônibus de Porto Alegre, por meio do WhatsApp do 156. Basta clicar no menu 4 “Trânsito e Transporte (EPTC)” e em seguida no submenu 2 “Ônibus: Linhas e Horas”. A consulta, que começou a funcionar na manhã desta quinta-feira, 11, é referente ao dia vigente. Para iniciar, basta que o usuário digite e envie o nome ou número da linha. Em seguida, após alguns instantes, ele receberá os trajetos dos ônibus e os horários nas direções bairro-Centro e Centro-bairro. Antes de finalizar, o cidadão será questionado se deseja consultar outra linha.  Para utilizar o serviço, salve o número (51) 3433-0156 no celular e escrever um “oi” no WhatsApp.

HPV - A oferta da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) foi ampliada para pessoas com idade entre 15 e 45 anos que fazem uso da profilaxia pré-exposição. A vacina HPV quadrivalente confere proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18, previne as principais complicações e está disponível na rede municipal de saúde de Porto Alegre em todas as unidades. A ampliação do público foi definida pelo Ministério da Saúde e vale em todo o país. O usuário da profilaxia pré-exposição poderá se vacinar contra o HPV em qualquer sala de vacina pública, desde que apresente qualquer tipo de comprovação (formulário de prescrição do imunizante, prescrição da profilaxia, cartão de seguimento, medicamento, etc.). Veja aqui os grupos com recomendação de receber a imunização

DENGUE E COVID-19 - Duas novas vacinas estão disponíveis em Porto Alegre. A Qdenga, contra a dengue, para crianças e adolescentes entre 10 anos e 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Já a vacina monovalente XBB, da fabricante Moderna, passa a ser o imunizante referência para todos os públicos aptos a receber a dose e garantir proteção contra a Covid-19. Porto Alegre registra falta de vacinas contra a Covid-19 para menores de 12 anos. O Ministério da Saúde não deu previsão para recebimento de nova remessa. A vacinação para pessoas acima de 12 anos segue ocorrendo normalmente. 

POLIOMIELITE - A vacinação de rotina para crianças menores de cinco anos contra poliomielite está disponível na rede municipal de saúde da Capital. O esquema previsto pelo calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma dose com vacina injetável aos 2, 4 e 6 meses, mais um reforço aos 15 meses; e 4 anos com a vacina oral, a gotinha. As doses são aplicadas nas unidades de saúde. Por decisão da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul - incluindo Porto Alegre - não terá a campanha de vacinação contra a poliomielite no primeiro semestre, como ocorre no restante do país. A ação foi lançada pelo Ministério da Saúde, mas, em função do estado de calamidade pública, a SES solicitou o adiamento da medida em território gaúcho.

GRIPE - A vacina contra influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A ampliação do público foi definida pelo Ministério da Saúde. A campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles. A vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus Influenza A H3N2 e H1N1 e B. 

SAQUE CALAMIDADE - Os trabalhadores residentes em mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das enchentes, deve ser feita por meio do Aplicativo FGTS ou nas agências do banco. Segundo a Caixa, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta. Para os moradores de Porto Alegre, o prazo da solicitação encerra-se em 29 de agosto.

 

Gilmar Martins