Previsão de pautas: terça-feira, 27 de julho

27/07/2021 07:34

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde mantém a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para a população com 31 anos ou mais nesta terça-feira, 27. O baixo volume de doses fez com que a SMS necessitasse reduzir o número de pontos de vacinação da Capital. A primeira dose será concentrada em seis unidades de saúde (São Carlos, Assis Brasil, Modelo, Glória, Álvaro Difini e IAPI), das 8h às 17h. Não haverá drive-thru. A prefeitura aguarda a chegada de nova remessa de vacinas para poder ampliar o público e faixas etárias. Adolescentes com comorbidades - com idade entre 12 e 17 anos -, gestantes e puérperas seguem sendo vacinados em seis unidades específicas: Bananeiras, Macedônia, Primeiro de Maio, Rubem Berta, Santo Alfredo e Tristeza.  A imunização continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha. Saiba mais.

OPERAÇÃO INVERNO - Diante da previsão de avanço da frente fria em Porto Alegre, a prefeitura montou um plano emergencial para atender as pessoas em situação de rua na Capital. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a força-tarefa entre as secretarias está ampliando a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário de 100 novas vagas no Gigantinho a partir desta terça-feira, 27. A mobilização tem a parceria do Exército, do Sport Club Internacional, Instituto Floresta e de uma rede de apoiadores da sociedade civil que irá viabilizar refeições. O Gigantinho está sendo estruturado com camas cedidas pelo Exército, kits de higiene doados pelo Instituto Floresta e uma grade de fornecimento de refeições por grupos de voluntários que atuam junto à população de rua na Capital. Além do espaço na sede do estádio Beira-Rio, há 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada. Saiba mais.

EVENTOS - O prefeito Sebastião Melo e o vice Ricardo Gomes anunciam, nesta terça-feira, 27, um conjunto de medidas para incentivo do setor de eventos. O ato ocorre às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Comércio da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Largo Visconde do Cairú, 17, 7º andar, no Centro Histórico. Entre as medidas está a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para o setor.

ÁGUA -Nesta terça-feira, 27, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) faz interligações de novas redes de água nas redes existentes no lado ímpar da avenida Juca Batista, 1961, esquina da rua Cirino Prunes. O abastecimento será interrompido nos bairros Campo Novo, Espírito Santo e Ipanema a partir das 9h, e a previsão é normalizar durante a noite de terça.

BOTA-FORA - O segundo ciclo do projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), começa nesta semana. Os serviços serão executados a partir desta terça-feira, 27, até a sexta-feira, 30, atendendo 14 locais.  A ação ocorre a partir das 8h. Nesta terça, serão atendidas as comunidades Vila Ecológica (Santa Tereza), Nossa Senhora das Graças (Cristal), Hípica (Cristal), Cristal (Cristal) e Francisco do Prado (Cavalhada). O primeiro ciclo do Bota-Fora de 2021 coletou 613,09 toneladas de resíduos em 170 comunidades de diferentes bairros. O projeto tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos.

FRIO - A Defesa Civil de Porto Alegre alerta que, após a passagem de uma frente fria que está provocando chuvas no Estado, há a entrada de uma intensa massa de ar frio sobre o Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, 27, as temperaturas diminuem ao longo do dia. A manhã da quarta-feira, 28, inicia-se com mínimas em torno de 3°C, e a sensação de frio se estende durante todo o dia. A quinta-feira, 29, continuará com temperaturas baixas, chegando a 2°C. Na sexta-feira, 30, a massa de ar frio começa a perder força e se afastar do RS. A Defesa Civil e a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada pelos órgãos municipais, estão em alerta acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população. 

TESTES COVID - A prefeitura ampliou de cinco para 18 o número de unidades de saúde que disponibilizam testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 a pacientes sintomáticos. O teste é realizado com amostras de coleta nasal e deve ser feito, de preferência, entre o 3º e 5º dia após o início dos sintomas. O paciente que tiver diagnóstico negativo no teste de antígeno e persistir com sintomas será encaminhado para a realização de um novo exame, do tipo RT-PCR, para confirmação. Saiba mais.

PRÊMIO EPTC - Estão abertas as inscrições para o 14º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. As regras constam no edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O desafio busca estimular estudantes e instituições de ensino públicas e particulares de Porto Alegre, profissionais da comunicação e público em geral a adotar comportamentos e hábitos para tornar o trânsito mais seguro, civilizado e humano nas vias públicas. Os interessados podem inscrever seus trabalhos até 28 de setembro em formulário on-line.

AGENDAMENTO - A prefeitura disponibiliza a aplicação da segunda dose de Coronavac/Butantan,mediante agendamento prévio pelo aplicativo 156+POA. Quatro unidades de saúde irão oferecer o serviço: Bananeiras, Cristal, Chácara da Fumaça e São Cristóvão. As agendas já estão disponíveis para aplicação das 10h às 19h (exceto a Unidade Bananeiras, que funcionará das 9h às 17h), para todos os vacinados com a primeira dose há 28 dias ou mais. O número de unidades que oferecem aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca por agendamento pelo app também será ampliado. A vacinação estará disponível para todas as pessoas vacinadas com o imunizante há 12 semanas, em seis unidades de saúde: Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 411  vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O destaque da semana é para 87 vagas para pessoas com deficiência (PCD), das quais 50 como porteiro e 25 para auxiliar de operação. Nas vagas gerais há 20 vagas para encanador Industrial  e 20 para instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações. Saiba mais. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas: agendasine.procempa.com.br

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizarão duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19.  A ação é válida para a primeira ou segunda dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, estende-se até o dia 31 de outubro. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

CARTÃO SUS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza um canal de contato para pessoas imunizadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19 (ou com a dose única da Janssen) que ainda não tiveram os registros dos imunizantes inseridos no sistema do Ministério da Saúde. A comunicação deverá ser feita exclusivamente por mensagens de texto no WhatsApp, no número (51) 3289-2715. Na mensagem, deverá ser informado o número do cartão SUS, além de ser enviada uma foto da carteirinha de vacinação no qual constam os dados, como data de aplicação, lote e marca do imunizante. Com os dados em mãos, as equipes trabalharão para atualizar os registros na plataforma. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

AEROPORTO - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, lançou um novo protocolo para o controle da chegada de passageiros no Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre. O objetivo é manter a vigilância na entrada de novas variantes de Covid-19 na cidade. A nova ação prevê a testagem para Covid-19, do tipo RT-PCR, de viajantes residentes ou com estadia mínima de 4 dias no município e que desembarcarem no aeroporto. O teste deverá ser realizado dentro de até 7 dias após o desembarque. Para realizar o exame, o viajante deverá preencher o Formulário de Retorno do Viajante, que será entregue pelas companhias aéreas durante o voo. O formulário também pode ser acessado através deste link.

MICROCRÉDITO - A Prefeitura de Porto Alegre lançou edital que credencia instituições financeiras para operar microcrédito na Capital. O objetivo do município é começar a movimentar o mercado que atende o microempreendedor que, estatisticamente, tem dificuldade de retirar empréstimos por não preencher requisitos comuns. O edital consiste em um projeto de cooperação e desenvolvimento do microcrédito local, entre as instituições e a prefeitura. Os interessados devem acessar este link e enviar documentação necessária para avaliação. O edital tem duração de um ano, podendo ser prorrogado nos mesmos termos. Serão analisados os documentos dos interessados que forem recebidos até as 18 horas do dia 10 de agosto de 2021.

IMÓVEIS À VENDA - A Prefeitura de Porto Alegre abriu processo licitatório para venda de oito bens municipais com propostas iniciais que somam R$ 3,5 milhões. A licitação, da modalidade concorrência, do tipo maior oferta, será conduzida pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, por meio da Diretoria de Licitações e Contratos. O edital está publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União e no Diário Oficial de Porto Alegre. A sessão pública será no dia 19 de agosto, às 14h, na avenida Siqueira campos, 1300, 3° andar, sala 301. Veja aqui os bens disponíveis na licitação.

GRIPE - A vacinação contra gripe está disponível para a população em geral nos 120 pontos de vacinação oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o fim do estoque de doses. O limite mínimo de idade para receber a imunização é de seis meses. O intervalo entre a administração das vacinas da gripe e da Covid-19 deve ser de, no mínimo, 14 dias entre uma e outra. A ampliação foi definida pelo Ministério da Saúde devido à baixa procura pela vacina nos grupos prioritários durante a campanha nacional, que tinha término previsto para esta sexta-feira, 9. Ao ampliar a oferta para além dos grupos prioritários, o ministério e a secretaria pretendem diminuir o risco de transmissão e as complicações causadas pelos vírus influenza, que podem levar a hospitalizações e até a óbito.

FAMÍLIA ACOLHEDORA - A prefeitura seleciona famílias para abrigar crianças e adolescentes afastados temporariamente de seus pais. Atualmente, Porto Alegre possui quase 600 crianças em situação de acolhimento institucional. Dessas, quase 300 poderiam estar em lares temporários, mas somente cinco vivem com famílias acolhedoras. As famílias interessadas devem entrar em contato com o Abrigo João Paulo II para agendamento de entrevista por meio do telefone (51) 997252653 ou o email 4033@pobresservos.org.br. Diferente da adoção, o programa Família Acolhedora tem o objetivo de resgatar o vínculo com a família de origem. O acolhimento familiar é medida protetiva e guarda temporária.

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger abriu inscrições até agosto para vários cursos on-line com início das aulas na primeira quinzena de agosto. Serão nove cursos nas modalidades pintura, desenho, papietagem, teoria e experimentações artísticas ministrados por docentes da instituição, para dar sequência a exercícios de exploração de técnicas e linguagem dos cursos regulares. As inscrições dos cursos regulares on-line estão abertas por meio do formulário no blog atelierlivre.wordpress.com. Os cursos serão ministrados na plataforma Zoom. Alunos que estão matriculados em cursos temporariamente suspensos têm preferência e podem migrar com o valor referente aos cursos disponíveis. Servidores da prefeitura têm 50% de desconto em um curso por semestre mediante apresentação de comprovação de vínculo.

CARTÃO SOCIAL - Os beneficiários que receberam o Cartão Social em 2020, e ainda possuem saldo, devem usar os créditos até 31 de julho de 2021. Após esta data, os cartões serão bloqueados. A ação da prefeitura, executada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), beneficia pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social e situação de pobreza. Os créditos podem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza em mercados, supermercados e padarias.

AÇORIANOS DE TEATRO - Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para os prêmios Açorianos de Circo, Açorianos de Teatro Adulto e Tibicuera de Teatro Infantil. A premiação têm a finalidade de reconhecer os artistas e espetáculos voltados ao público adulto e infanto juvenil, valorizando os profissionais que desenvolvem seus trabalhos de artes cênicas na cidade. A grande novidade do Prêmio Açorianos 2021 é a inclusão da premiação para o Circo, uma reivindicação antiga da classe circense, um dos segmentos que  mais cresceu nos últimos anos, não somente em termos quantitativos, mas se destacando como uma das mais envolventes movidas circenses do país. Os inscritos aos prêmios nas diversas categorias devem ter sido veiculadas publicamente no período abrangido pelo edital, 2 de abril de 2020 até 15 de outubro de 2021.

EXPOSIÇÃO - A exposição A Arte Pode Ser Eu? pode ser visitada no Paço dos Açorianos até 20 de agosto, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h. A mostra exibe o conjunto de obras doadas pelo advogado, executivo, gestor e colecionador Luiz Inácio de Medeiros para a Pinacoteca Aldo Locatelli. Destaca-se a variedade de estilos do conjunto que, entre 2015 e 2020, o colecionador repassou para o acervo da Prefeitura de Porto Alegre. São reúne nove gravuras, três desenhos, duas pinturas, duas esculturas e uma tapeçaria – esta última com grandes dimensões. O agendamento de grupos com até cinco pessoas é pelo e-mail no acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3289-3735. Sem agendamento, será respeitada a capacidade de cinco pessoas, por horário.

CAMPANHA DO AGASALHO - Com o tema “POA que Doa”, a Prefeitura de Porto Alegre promove a Campanha do Agasalho 2021. Neste ano, a ação quer estimular o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses em meio à pandemia da Covid-19 e também irá arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade. As doações serão recolhidas pela prefeitura em pontos fixos de coleta espalhados pela cidade, e, em razão da Covid-19, seguirão todos os protocolos de cuidados e proteção estabelecidos nos decretos vigentes no enfrentamento da pandemia. Antes de irem para a Central de Triagem, na Travessa Pesqueiros, 39, passarão por uma quarentena de 72 horas no Ginásio Tesourinha. Lá, as peças doadas ficam guardadas e depois seguem para a triagem onde são separadas, embaladas e distribuídas. Saiba mais.

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes