Previsão de pautas: terça-feira, 3 de agosto

03/08/2021 07:53

VACINAÇÃO - Nesta terça-feira, 3, a prefeitura amplia o público prioritário de vacinação da primeira dose contra Covid-19 para mulheres com 28 anos ou mais. A aplicação ocorrerá com doses remanescentes de outras entregas, já que Porto Alegre não recebe remessa de novas doses desde a semana passada e não há previsão de quantitativo a chegar. A vacinação estará disponível em 12 unidades de saúde. Não haverá drive-thru. Será mantida a vacinação para adolescentes com comorbidades a partir de 12 anos (1ª dose) e gestantes e puérperas (2ª dose). Para estes dois públicos, a vacinação ocorre exclusivamente em seis unidades de saúde: Bananeiras, Jardim Leopoldina, Macedônia, Primeiro de Maio, Santo Alfredo e Tristeza. A aplicação da primeira dose continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha. Saiba mais.

MEDALHISTAS OLÍMPICOS - O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Esporte, Lazer Juventude, Antonio Carlos de Oliveira Pereira (Kiko),  recebem nesta terça-feira, 3, os atletas olímpicos Mayra Aguiar e Daniel Cargnin, que conquistaram recentemente medalha de bronze nos Jogos Olímpicos em Tóquio. Os judocas da Sogipa devem chegar a Porto Alegre às 11h30, quando iniciam desfile em caminhão de bombeiros. A previsão é que a chegada na prefeitura ocorra por volta das 12h30. A recepção aos atletas será na escadaria do Paço Municipal. 

ANTECIPAÇÃO DA 2ª DOSE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou nota técnica referente à possibilidade de antecipação da segunda dose da vacina contra Covid-19 para residentes de Porto Alegre que comprovem necessidade por motivos profissionais ou acadêmicos no exterior. A medida começa a vigorar a partir desta segunda-feira, 2. Segundo o documento, somente poderá ser beneficiado com a medida as pessoas que estejam na faixa etária ou nos grupos de risco indicados na campanha de vacinação e que já tenham recebido a primeira dose conforme recomendação e havendo impossibilidade de receber a segunda dose no prazo estipulado pelo fabricante da vacina. Há prazos mínimos para antecipação, de acordo com a bula dos imunizantes: Butantan/Coronavac 14 dias; Pfizer: 21 dias e AstraZeneca/Fiocruz: 30 dias. Saiba mais.

ODONTOLOGIA DOMICILIAR - De forma inédita no Brasil, Porto Alegre autorizou o atendimento odontológico domiciliar em portaria municipal. Poderão ser beneficiados com o serviço pessoas que não têm condições de locomoção ou deslocamento ao consultório. Para executar o serviço odontológico móvel, o profissional de odontologia deverá utilizar equipamentos portáteis licenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Profissionais da rede privada devem ter licença sanitária emitida pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de ter alvará sanitário no consultório ou clínica à qual está vinculado profissionalmente.

EMPREGOS - A unidade do Sine Municipal (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 668 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O destaque da semana é o setor da construção civil com 300 vagas. São 100 para auxiliar de encanador, 100 para auxiliar de pedreiro e outras 100 para montador de estruturas metálicas. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas: agendasine.procempa.com.br.

POA QUE DOA - O Gabinete da Primeira-Dama, responsável pelo Movimento POA que Doa, solicita doações de cobertores, alimentos e produtos de higiene pessoal para atender à demanda da população em vulnerabilidade social. Com o reforço da Operação Inverno e o acolhimento das pessoas em situação de rua na rede organizada pela prefeitura (albergues, pousadas, paróquias e Gigantinho), há necessidade maior deste tipo de doação. Os locais de doação podem ser conferidos no site prefeitura.poa.br/poaquecuida .

TESTES COVID - A prefeitura ampliou de cinco para 18 o número de unidades de saúde que disponibilizam testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 a pacientes sintomáticos. O teste é realizado com amostras de coleta nasal e deve ser feito, de preferência, entre o 3º e 5º dia após o início dos sintomas. O paciente que tiver diagnóstico negativo no teste de antígeno e persistir com sintomas será encaminhado para a realização de um novo exame, do tipo RT-PCR, para confirmação. Saiba mais.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizarão duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19.  A ação é válida para a primeira ou segunda dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, estende-se até o dia 31 de outubro. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

GRIPE - A vacinação contra gripe está disponível para a população em geral nos 120 pontos de vacinação oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o fim do estoque de doses. O limite mínimo de idade para receber a imunização é de seis meses. O intervalo entre a administração das vacinas da gripe e da Covid-19 deve ser de, no mínimo, 14 dias entre uma e outra. A ampliação foi definida pelo Ministério da Saúde devido à baixa procura pela vacina nos grupos prioritários durante a campanha nacional, que tinha término previsto para esta sexta-feira, 9. Ao ampliar a oferta para além dos grupos prioritários, o ministério e a secretaria pretendem diminuir o risco de transmissão e as complicações causadas pelos vírus influenza, que podem levar a hospitalizações e até a óbito.

TÁXI ACESSÍVEL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que estão abertas as inscrições para a redistribuição de vagas para táxi acessível em pontos de estacionamentos fixos da Capital. A inscrição é gratuita e poderão participar do sorteio somente os 48 permissionários desta modalidade, com carros adaptados, devidamente identificados, conduzidos por motoristas aptos para auxiliar na condução de pessoas portadoras de deficiência. A ficha de inscrição e mais informações estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. Os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de agosto, através do e-mail treinamentomodais@eptc.prefpoa.com.br, quando ocorre o sorteio das vagas.

PRÊMIO EPTC - Estão abertas as inscrições para o 14º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. As regras constam no edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. O desafio busca estimular estudantes e instituições de ensino públicas e particulares de Porto Alegre, profissionais da comunicação e público em geral a adotar comportamentos e hábitos para tornar o trânsito mais seguro, civilizado e humano nas vias públicas. Os interessados podem inscrever seus trabalhos até 28 de setembro em formulário on-line.

FAMÍLIA ACOLHEDORA - A prefeitura seleciona famílias para abrigar crianças e adolescentes afastados temporariamente de seus pais. Atualmente, Porto Alegre possui quase 600 crianças em situação de acolhimento institucional. Dessas, quase 300 poderiam estar em lares temporários, mas somente cinco vivem com famílias acolhedoras. As famílias interessadas devem entrar em contato com o Abrigo João Paulo II para agendamento de entrevista por meio do telefone (51) 997252653 ou o email 4033@pobresservos.org.br. Diferente da adoção, o programa Família Acolhedora tem o objetivo de resgatar o vínculo com a família de origem. O acolhimento familiar é medida protetiva e guarda temporária.

AÇORIANOS DE LITERATURA - Está aberto o edital para a 27ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil, promovido pela Coordenação de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal da Cultura. Autores e editoras poderão se inscrever até as 17h do dia 20 de agosto de 2021. A relação de inscrições habilitadas será divulgada até 31 de agosto. As obras finalistas, em novembro. O formato e a data da cerimônia da premiação ainda serão definidos pela SMC. Os candidatos devem enviar a ficha de inscrição eletrônica, disponível neste link. Mais informações pelos telefones (51) 3289-8052 e 3289-8050, pelo e- mail cll@smc.prefpoa.com.br ou ainda pela página no Facebook da Coordenação de Literatura e Humanidades.

EXPOSIÇÃO - A exposição A Arte Pode Ser Eu? pode ser visitada no Paço dos Açorianos até 20 de agosto, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h. A mostra exibe o conjunto de obras doadas pelo advogado, executivo, gestor e colecionador Luiz Inácio de Medeiros para a Pinacoteca Aldo Locatelli. Destaca-se a variedade de estilos do conjunto que, entre 2015 e 2020, o colecionador repassou para o acervo da Prefeitura de Porto Alegre. São reúne nove gravuras, três desenhos, duas pinturas, duas esculturas e uma tapeçaria – esta última com grandes dimensões. O agendamento de grupos com até cinco pessoas é pelo e-mail no acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3289-3735. Sem agendamento, será respeitada a capacidade de cinco pessoas, por horário.

CAMPANHA DO AGASALHO - Com o tema “POA que Doa”, a Prefeitura de Porto Alegre promove a Campanha do Agasalho 2021. Neste ano, a ação quer estimular o espírito de solidariedade dos porto-alegrenses em meio à pandemia da Covid-19 e também irá arrecadar alimentos não perecíveis para a população em situação de vulnerabilidade. As doações serão recolhidas pela prefeitura em pontos fixos de coleta espalhados pela cidade, e, em razão da Covid-19, seguirão todos os protocolos de cuidados e proteção estabelecidos nos decretos vigentes no enfrentamento da pandemia. Antes de irem para a Central de Triagem, na Travessa Pesqueiros, 39, passarão por uma quarentena de 72 horas no Ginásio Tesourinha. Lá, as peças doadas ficam guardadas e depois seguem para a triagem onde são separadas, embaladas e distribuídas. Saiba mais.

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes